sábado, 18 de agosto de 2018

Êxodo Lamentável

A difícil situação político-econômica que abate o brasileiro de modo geral, fruto da irresponsabilidade governamental do passado recente, se desdobra de maneiras perversas e de perspectivas irreversíveis. O povo brasileiro experimenta da mais dura crise econômica provocando, de imediato, desesperanças quanto ao futuro e claras desconfianças nos seus representantes políticos, enquanto estes, na ganância de se manter no poder, fazem ouvidos de mercador ou tapam o sol com uma peneira. Os preparativos para a próxima eleição geral vêm expondo de modo escancarado esta situação. São candidatos com fichas sujas, esposas e filhos de políticos condenados e presos e até o incrível candidato a presidente condenado e preso como candidato! O risco de cairmos no mesmo ambiente deteriorado é iminente. O Brasil não suporta mais esta situação e não é à toa, pois, que vem ocorrendo um êxodo lamentável dos cidadãos desencantados e com possibilidades de optar por viver longe dessa tragédia nacional.
Eu, aliás, já abordei este tema da imigração, sobretudo das inteligências jovens, noutras postagens. Recordo bem da minha surpresa de encontrar, ano passado na Austrália, um sem número de jovens profissionais brasileiros – engenheiros, advogados, economistas, entre outras especialistas – que se sujeitam a começar do zero, trabalhando em restaurantes (lavando pratos e servindo clientes) ou na construção civil (trabalho duríssimo) em troca de salários melhores, segurança e perspectivas para o futuro. São os que cansaram de vagar por aqui sem oportunidade de emprego. Na maioria, são os que conseguiram fazer um pé-de-meia ou ser custeado pela família, para fugir da crise e da pátria que lhe expulsa. Triste e dolorosa situação para uma Nação que busca o progresso e a paz. Bom, pior são os que ficam por aqui sem “eira nem beira” como se diz na linguagem popular.

Outra forma de fugir da crise e das perspectivas negativas tem sido a saída para Portugal, que parece virou moda. Na recente visita à Santa Terrinha tomei-me de nova surpresa ao observar a presença maciça de brasileiros. É incrível a facilidade que aquele país proporciona para receber brasileiros. Não raro somos abordados por promotores oferecendo oportunidades vantajosas para encarar nova vida ali do outro lado do Atlântico. Recebi esse tipo de abordagem pessoalmente e com frequência recebo via redes sociais. Durante a Copa do Mundo vi multidões de brazucas, em praça pública, acompanhando as partidas da canarinha. Sensação pura de estar numa praça brasileira. Conheço pessoas e famílias inteiras que abandonaram tudo e se mudaram para lá, com malas, cuias, meninos, cara e coragem. Se você, caro(a) leitor(a) tiver curiosidade ou até mesmo vontade de viver na Terra de Camões, confira clicando por exemplo em:  https://www.jafezasmalas.com/morar-em-portugal/   Ah! Não sei se o caro leitor(a) já observou, que tem gente graúda e de prestigio nacional se mudando para a beira do Tejo ou do Douro. Entre esses tem também gente do showbiz que já decidiram e se fixaram por lá.

Bom lembrar que tem o outro lado da medalha: os portugueses já começam a visualizar o lado negativo dessa invasão brazuca. Estão inclusive criando critérios mais seletivos para conceder vistos de permanência e residente. Temem a chegada de pessoas com antecedentes negativos e com reais objetivos espúrios. Casos desse tipo já foram registrados e vêm formando uma estatística preocupante para o Governo local.
Resumo da ópera: o tecido social brasileiro se esgarça continuadamente, o progresso econômico virou quimera, enquanto estamos perdendo inteligências profissionais jovens, investimentos produtivos estão vasando para outros países e o futuro que pinta no horizonte não inspira confiança.
De todo modo, outubro vem aí e precisamos escolher com muita consciência as lideranças que devem enfrentar o desafio da retomada do crescimento socioeconômico. Pense bem nisto! Viu?   

NOTA: Fotos ilustrativas obtidas no Google Imagens 

8 comentários:

Dulce Nadruz disse...

Preocupação e tristeza, amigo

Jose Paulo Cavalcanti disse...

Pior é ser tudo que disse verdade, amigo. Infelizmente. Ruim, para nós. Abraços.

António Carlos Neves disse...

Verdade primo ontem mesmo fui jantar na casa de minha sobrinha e que o filho dela com apenas 18 anos resolveu se mudar para Canadá aqui além da falta de emprego a crise é a insegurança em todos os sentidos impedido que os empresários invistam no país espero que após as eleições presidenciais esse país volte a crescer.

Ricardo Rego Barros disse...

infelizmente com a atual político econômica somado a insegurança jurídica é a realidade dos que querer produzir e receber os frutos de seu empenho.

Susana Gonzalez disse...

Como siempre me gusta leerlos, aunque no esté de acuerdo con algunas de tus afirmaciones. El éxodo se da ahorita, en el gobierno golpista, hay q recalcarlo. Y, por otro lado, Lula es un prisionero político, dicho por las grandes organizaciones mundiales, por medios muy reconocidos y grandes personajes, pero lo más importante por la mitad del pueblo brasileño, conformado por grandes juristas, intelectuales, estudiantes, gente pensante y finalmente lo q más importa, el pueblo q el beneficio y ahora le han quitado todo eso q había ganado.

Unknown disse...

Lamentável mesmo amigo Girley!
Excelente observação a sua !

Vania Paz disse...


Li o artigo Girley, muito bom! Uma pena realmente. Tenho sobrinhos e amigos próximos que foram embora recentemente de "mala e cuia" que fazem parte dessa estatística. Se eu pudesse também iria, confesso. Mas não acredito que isso seja um problema de agora. Por diversas razões (que todos conhecemos) piorou e muito o nosso Brasil, claro. Na verdade não é um êxodo dos menos favorecidos, que são os que mais sofrem, até porque esses, no máximo podem ir à SP com uma passagem de ônibus doada por um parente ou amigo. A "fuga" dos brasileiros, se é que podemos chamar assim, percebo que tem a ver com outros temas tambem, principalmente segurança pública e custo de vida. Por esta razão, muitos brasileiros se sujeitam ao sub empregos lá fora, que lhes dão uma condição de vida mais digna, do que se ganhassem um salário de 5mil reias aqui no Brasil, por

Wagner disse...

Muito bom texto, o que comentou de fato reflete o meu sentimento da mesma forma. Chegamos na encruzilhada final, vejo estas eleições como sendo o divisor de águas. Seguiremos com o populimos que nos trouxe ao déficit de 140 Bi ao ano ou vamos seguir um novo caminho? Digo isto pq tenho convicção que não sobreviveremos a mais 4 anos se as mudanças não ocorrerem.

Lição para não Esquecer

Durante a semana passada acompanhei com interesse de quem viveu a historia, as manifestações que relembraram o golpe militar de 1964. Com um...