sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Cidadania e Responsabilidade

Com a proximidade das eleições crescem as expectativas do brasileiro quanto ao futuro do país. O clima é de visível perplexidade em face das incertezas que se afiguram no cenário geral e nas opções de candidaturas registradas. O quadro instalado marca de modo indelével este momento da Nação. O eleitor, no geral, se revela incrédulo e, sobretudo, indeciso neste panorama, quase que inédito. Será uma eleição que ficará fortemente marcada na História da República. Naturalmente, é bom lembrar, que por trás de tudo tem uma profunda crise econômica que vem detonando empresas, famílias e indivíduos, sem distinção de classe, como pano de fundo da perplexidade. "Ah! Mas, já atravessamos momentos piores e muito mais difíceis!", muitos afirmam... Sim, claro que já atravessamos momentos muito difíceis. Sem dúvidas... Contudo, cada crise é uma crise e não lembro de nada semelhante a esta.
Estes dias, observando as pesquisas do Datafolha, divulgadas no inicio da semana (20/08/18), uma coisa chamou-me a atenção e que corroboram com o acima descrito. Observei que no plano nacional, para presidente da Republica, os que optaram por responder que votariam em Branco/Nulo/Nenhum, somados aos que não sabem em quem votar resultou num percentual de 28%, que, neste caso, foi superior ao percentual obtido por Jair Bolsonaro que lidera o rank e alcançou apenas os 22%. Ressalvo, de antemão, que estou falando do cenário mais provável, isto é, do levantamento em que o Haddad vem substituindo o Lula. Pois bem, para qualquer primário analista é uma marca de chamar atenção. Afinal, tem muita gente nesse percentual de 28%.
Em Pernambuco, que me desperta interessa particularmente, esses que dizem votar em Branco/Nulo mais os que não sabem em quem votar perfazem um total de 35%! Ufa! É coisa muito grande. Já o candidato que vem liderando nesta sondagem é o atual governador do estado, Paulo Câmara, que tenta a reeleição e alcançou a marca de, apenas, 22%. Ora, vamos e venhamos, estes 35% é um indicador significativo da descrença geral na classe política e que pode, ou não, mudar quando do inicio da campanha eleitoral no rádio e TV a partir do próximo dia 31 de agosto, além do que pode rolar nas redes sociais. É em cima dessa suposta parcela de mais de 1/3 dos eleitores que serão endereçadas as mensagens mais apelativas dos candidatos no guia eleitoral. Vamos ver o que vai acontecer. 
Examinando resultados das pesquisas noutros estados da Federação constatei que esse comportamento vem se repetindo em vários deles. Procure ver as publicações e confira. 
Nisso tudo, vejo algo que ainda é pouco sublinhado e que sinaliza para um certo progresso na conscientização do eleitor. Parece que a crise vem fazendo a ficha cair. Acredito que essa conscientização vai falar mais alto nas mentes mais esclarecidas de eleitores. Tanto melhor. O Brasil precisa amadurecer politicamente e este pode ser um caminho adequado ao momento que atravessamos.
Nesse emaranhado de incertezas, lembro que já encontrei muitos que se mostram desiludidos ou sem estímulo para acompanhar o processo eleitoral e outros que, além de descrentes com os políticos em geral, mostram-se, agora, decepcionados com as coligações partidárias formadas que reúnem ferrenhos inimigos do passado subindo, agora, num mesmo palanque, na busca frenética de se manter no poder. Promiscuidade política, pura! Por fim, há também, aqueles que garantem não pisar numa sessão eleitoral, no dia 7 de outubro, preferindo justificar o voto.
Este é o Brasil que construímos no passado recente. O eleitor tem a responsabilidade maior de todas num processo eleitoral democrático. O velho rifão popular de que “cada povo tem o governo que merece” pode ser, mais que nunca, revisitado e "martelado" nas cabeças do eleitorado brasileiro. Votar de modo responsável deve ser lema de um corpo a corpo sem fim. O país  tem que mudar e essa mudança começa por mim, por você cidadão ou cidadã responsável. Cumpra seu papel cívico. Não desanime! O Brasil tem solução. E a solução está na sua mão caro ou cara Leitor(a). Vamo que vamo! Vote com consciência.

NOTA: Ilustração colhida no Google Imagens

8 comentários:

Fabiano Toquetão disse...

Muito bom Girley, gostei muito do seu texto, é exatamente isso , temos que nos posicionar, por bem ou por mal temos que enfrentar às urnas de cabeça erguida pela vontade de querer alguma coisa ... a desesperança é o fim de tudo.

Fabiano Toquetão disse...

Muito bom Girley, gostei muito do seu texto, é exatamente isso , temos que nos posicionar, por bem ou por mal temos que enfrentar às urnas de cabeça erguida pela vontade de querer alguma coisa ... a desesperança é o fim de tudo.

Mauro Gomes disse...

A maioria dos que estão indecisos são eleitores de Bolsonaro que não declaram seu o voto para evitar a chateação dos esquerdistas alucinados.

António José de Melo disse...

Caríssimo Girley, você conseguiu fazer uma exposição perfeita do panorama político atual. Esse realmente é um momento único, nunca visto antes. Tudo é de difícil entendimento. Mas, da realidade não se foge, se encara. O novo e o desconhecido são fatores que às vezes amedrontam, mas neles, estão todas as possibilidades de mudanças e renovação. Cabe a nós cidadãos eleitores, sair da caixa e lidar com esse novo quadro político presente. Não adianta fugir, não é solução. Nós somos responsáveis direta ou indiretamente por tudo isso que está aí. Esse é um momento histórico que precisa ser encarado com um novo olhar. Aprendamos com ele. Ninguém é tão burro que não tenha o que ensinar, nem tão sabido que não tenha o que aprender.

ogib.filho@gmail.com disse...

Caro Girley, temos lutado contra a desilusão do brasileiro com os políticos. Lançamos a campanha do Voto Consciente em todo o Brasil. Quando formos a Recife vamos avisá-lo. Abraços
.

Alberto Brainer disse...

Girley amigo, a minha opinião eh q em pernambuco não temos mais liderança eh um só lamaçal junções impróprias e até incompreensíveis. Reduzir o tamanho do estado ministérios senadores deputados federais e estaduais vereadores seus coluios mordomias penduricalhos ganhando o q não ganhariam na empresa privada. A redução do estado proporcionaria trilhões de reais economizados e podem ser aplicados em educação saúde segurança etc. Nenhum dos q aí estão propõe racionalização desburocratização ao contrário o estado cobrador de mais impostos taxas juros e eh tudo uma falta de bom senso e ineficiência juntando os cargos comissionados. Uma vergonha total. O gov de Pernambuco eh uma grande decepção os de esquerda sem legitimidade abusam em discursos falsos mentirosos para dar continuidade a esculhambacao endêmica deste puxa sacos e bagageiros ainda piores. Brayner

Jaime da Mata disse...

Girley, excelente texto, que merece uma boa reflexão: “ Que país queremos ?”
Chega de tanta incompetência e corrupção!
Mas, em quem votar ?
Vamos pensar !

Geraldo Magela Pessoa disse...

Texto induz a profunda reflexão, façamos bom uso.

Lição para não Esquecer

Durante a semana passada acompanhei com interesse de quem viveu a historia, as manifestações que relembraram o golpe militar de 1964. Com um...