sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Prazeres da Mesa


Eu não pretendia falar mais de viagem até que uma leitora amiga, amante da gastronomia, me pediu  para comentar das experiências de comer naquela viagem. E comer, bem, claro. Gostei da proposta de pauta e embarquei na ideia. Não tenho dúvidas de que um dos momentos mais empolgantes, numa dessas ocasiões, está no prazer que se sente à mesa para uma refeição. Resolvi  selecionar lembranças de alguns desses momentos, em Portugal e Espanha. Igual a ela, minha amiga, sou amante de uma boa mesa e de um prato bem elaborada. Portanto, juntamos a fome com a vontade de comer, como diz o popular ditado.
Pra inicio de conversa é bom lembrar que, comer na Península Ibérica é coisa pra nunca mais esquecer. Tanto que, se estiver de dieta, desista... E deixe o regime pra depois.  
Chegamos a Lisboa quase na hora do almoço. Apesar de uma noite voando a disposição estava lá em cima. A sensação de chegar é sempre muito gratificante. A cidade estava ensolarada e o clima era ameno e muito agradável. Escolhemos um restaurante próximo às margens do Tejo, no bairro de Belém. De propósito, aliás, porque depois do almoço já estaríamos a um passo dos famosos pastéis de natas de Belém. E, digamos que, é uma devoção passar por lá.
Abanquei-me, com meus familiares, numa mesa da calçada e ao abrir o cardápio já dei de cara com a oferta do dia, uma Açorda de Camarão. Trata-se de uma iguaria portuguesa que lembra – um pouco – um vatapá baiano. É feito com miolo de pão dormido e especiarias locais. Pode ser com camarão, bacalhau, peixe ou frango. A diferença entre ela e o vatapá é que não leva côco, nem dendê. Pedi, comi, mas, dessa vez não estava das melhores. Mas, passou... os camarões eram bonitos. Quer saber melhor? Clique em: https://www.youtube.com/watch?v=QNtq6Ff0ilY  Experimente fazer uma e bom apetite!
Depois disso, fomos aos Pastéis de Belém. Este é bem conhecido por aqui. Mas, aqueles de Lisboa, têm sabor e charme especial. É coisa de mais de um seculo. muito mais... fundado em 1837.
Pastel de Natas de Belém, tradição desde 1837. Com um chocolate quente, não tem igual.

Comer bacalhau em Portugal é programa obrigatório. Ninguém sabe lidar, como os portugueses, com esse tipo de pescado. As maneiras de preparar são as mais diversas. Desde o bolinho, muito comum  no Brasil, e que eles chamam de pastel de bacalhau até as formas mais sofisticadas. Já provamos de todas as formas, mas destaco dessa vez o que comemos no Restaurante Inácio, em Braga. A chef Paula Peliteiro se esmera para oferecer do melhor. Escolhe o melhor produto e o recebe primorosamente embalado, vindo da Noruega. Foi uma experiência inesquecível e que recomendamos. Local elegante e aconchegante no centro da cidade. Clique em: https://www.tripadvisor.com.br/Restaurant_Review-g189171-d2170219-Reviews-Restaurante_Ignacio-Braga_Braga_District_Northern_Portugal.html
O bacalhau do Inácio e a Chef Paula exibindo uma peça de bacalhau norueguês.




Em Portugal todo dia é dia de passar bem... outra pedida imperdível no Norte de Portugal, na Bairrada, região de Coimbra, é o leitão à bairrada. Lembra muito o pururuca mineiro. Dá gosto ver a maneira como preparam, apresentam e servem. Delicia calórica, é verdade, mas uma vez por outra não mata. Desafio a quem comer um leitão mais tenro do que esse.
É servido. leitão à Bairrada, em Coimbra.

Outra delicia portuguesa é uma Cataplana de frutos do mar (pode ser de frango, bacalhau, peixes etc.). Na verdade, a cataplana é uma panela típica de Portugal, na qual eles preparam deliciosos pratos. Pode-se encontrar em qualquer parte do país. Comemos uma muito boa no Gabrinus, em Lisboa, e outra em Cascais. Indo praquelas paragens, aproveite para provar. Veja na foto a seguir como é apetitosa.
Deliciosa cataplana. Hum! Que delícia! 
Por fim, para não dizer que não falei das delícias de Espanha, vou destacar duas coisas que se come na Galícia. Lá é o paraíso dos frutos do mar. Em Santiago de Compostela o que mais se come o Polvo (Pulpo para eles). Pense numa coisa saborosa. Preparam de varias formas. Mas, gosto mesmo é de saboreá-lo como simples taco (petisco). Bem cozido, super macio, regado com azeite de oliva e temperado com páprica picante. Não tem dinheiro que pague.
Outra delicia do mar é uma raridade, mesmo por lá, e se chama Pecébes. O bicho é feio, mas delicioso de forma inigualável. Pense numa coisa feia, mas saborosa. Caro, também! Uma porção de 250 gramos, sai por Euros 42,00. Isto no El Mosquito, que é uma restaurante 5 estrelas. No mercado público pode sair mais barato. Mas, como tem coisa que não tem preço... fomos lá.
Olha ai! Acima o pulpo temperado com páprica picante e abaixo o estranho e delicioso pecébes. 
De tanto comentar essas delicias estou ficando com indigestão. Paro por aqui. Até a próxima!

Nota: Fotos da autoria do Blogueiro, exceto a da cataplana.


12 comentários:

Ricardo Rego Barris disse...

Espero que não engorde. Rsrs
Ricardo Rego Barros

Cleide Farias disse...

Amei😍😍😍 parece que voltei agorinha mesmo pra lá😃😃😃

Moises Wolfenson disse...

✅Delicioso mesmo , parabéns !!!

José Mario Galvão disse...

Rapaz, me deu fome e por aqui só tem katchup, com pão e uma salchicha no meio. Por sua culpa entrei em depressão. Vou dormir pensando no Grambinus, Casa da Comida, O Faroleiro, O Fausto etc..

José Paulo Cavalcanti disse...

Já passei sua coluna para dona Lecticia, amigo.
P.S. Faltou só, no quesito cataplanas, a da Gina.

Mauro Ribeiro disse...

Muito gostoso seu texto, estou com água na na boca.
Por falar em gastronomia, se não conheces, indico a Casa Iberíca, no Rosarinho.

António Jose de Melo disse...

Bom dia Girley.
Sua amiga acertou em cheio quando lhe sugeriu essa pauta de gastronomia. Sua descrição feita sobre a culinária portuguesa é perfeita. Aguça o apetite e até o olfato. Fiquei curioso quando você falou do (Percébes) feio, delicioso e caro. Muito exótica essa associação de sentidos no momento de degustar essa raridade. Abraço.

Edson Junqueira disse...

Muito bom dia Girley li toda coluna, muito bem escrito . Parabéns .

António Carlos Neves disse...

Muito bom quero a receita original do pastel de Belém primo kkkjkkk se conseguir me avisa kkjkk

Zelia Moraes disse...

Vc é realmente um expert em gastronomia . Vou guardar o nome dos pratos
citados para pedir na próxima viagem . O blog é uma excelente aula .

J.Artur disse...

Parabéns, amigo Girley. Você viajou física e gastronomicamente muitíssimo bem. Ir à Europa e não desfrutar dessas iguarias, é não ir à Europa. Parabéns. Abraço.

Rosa Perez disse...

Adorei seu blog,uma verdadeira delícia!!!!!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🌹

Lição para não Esquecer

Durante a semana passada acompanhei com interesse de quem viveu a historia, as manifestações que relembraram o golpe militar de 1964. Com um...