segunda-feira, 25 de maio de 2020

E como será amanhã?

O X da questão agora é projetar o que vem depois. Como será o amanhã? Que o mundo será outro todos nós sabemos. A reviravolta que a pandemia causou na humanidade é coisa sem precedentes. Não foi a peste negra (1346-1353), nem a gripe espanhola (1918-20) que abalaram no bastante as estruturas da sociedade da época. Esta de agora, sim. Pudera, o mundo é outro completamente diferente de um século atrás. Ou vários séculos atrás. Hoje é tudo muito diferente, graças aos avanços tecnológicos e a dinâmica de relações internacionais que se instalaram ao longo dos últimos cem anos. As especulações, além de muitas, são todas muito discutíveis. E somente a experiência é que vai nos permitir conferir.
Fala-se muito e é verdade que o mundo vai girar, com mais intensidade, em torno das atividades virtuais. As pessoas estão em proporções significativas aderindo às ações via internet e a pandemia, com as quarentenas impostas, serviu de um grande exercício em massa. Não que seja uma novidade, mas, antes disso, era algo parcial. Nem todo mundo estava disposto a adotar.
Ocorre que conviver com esse mundo virtual é preciso habilidade, confiança e, sobretudo condições econômicas diferenciadas. Além de instrução educacional básica. Nem todo mundo dispõe de um equipamento que o coloque na vanguarda dessa modernidade. Estima-se que somente um quarto dos brasileiros dispõe de um aparato de comunicação pela internet. Assim sendo, portanto, essa coisa exigirá de muitas medidas politico-institucionais, embora seja uma condição difícil e incapaz de atingir de pronto a parcela mais pobre da sociedade. Nesse contexto se destacam duas vertentes bem evidentes: O Ensino a Distância - EAD e o HomeOffice.  
O EAD é sem dúvidas uma das estratégias mais inteligentes para a formação profissional. Discute-se, contudo, qual o alvo a ser atingido por esse formato de ensino. Há categorias de profissão em que o ensino presencial é fundamental. Ninguém se forma, por exemplo,em Medicina num curso de EAD. Salvo quando numa especialização, mas, para formação básica? Duvido. O mesmo se aplica ao Odontólogo, e assim por diante. Muitas são outras profissões que podemos incluir neste contexto. Vamos torcer que a sistemática se desenvolva em categorias de profissão, como as da área de humanas. 
Ouço falar de casos em que, durante a atual quarentena, jovens e até crianças de escola primária estão recebendo lições, orientações e tarefas, pela Internet, com ajuda de um tablet ou smartcelulares. Não duvido. Mas, além de entender se tratar de uma emergência extrema, duas preocupações brotam à minha mente: a primeira é que essa alternativa seja coisa passageira, entendendo que a escola presencial sempre exerceu e exercerá um fundamental papel de formação social dos jovens e crianças, dados os intercâmbios com seus companheiros em sala de aula e no ambiente escolar como um todo. Sem esquecer, ainda, que o(a) Professor(a) foi  capacitado para atentamente reagir às emoções e atenções do alunado. O mestre escola é o agente estimulador e avaliador do progresso de cada indivíduo. A segunda preocupação é que os jovens e crianças incluídos nas classes D, E, F e outras que existam, essas que vivem nas favelas, beiras dos canais e alagados das metrópoles brasileiras – sombrios intestinos urbanos – não terão essa alternativa e ficarão, inexoravelmente, condenados a compor os futuros contingente de desqualificados profissionalmente a perambular nos semáforos das ruas e avenidas a mendigar o pão de cada dia. É assustador... Eis aí um formidável desafio, no pós-pandemia, para nossos governantes geralmente desarticulados e despreparados para exercer o papel que lhes foi conferido.

Home Office, uma tendência cada vez mais usada.

Já o homeoffice é outra coisa que se ouve muito nesses dias de quarentena. Ouve-se dizer que algumas companhias vão adotar praticamente tudo que seja possível a ser exercido à distância. Acredito que em muitos países isto será viável e, pensando bem, já é praticado com concreta normalidade. Aliás, as grandes corporações, mundo afora, fazem uso da chamada Intranet o que amplia consideravelmente a produtividade, que é coisa sempre perseguida. Pequenas empresas já descobriram as vantagens disso. Contudo, em se tratando de trabalho em casa é impossível não discutir essa estratégia em sendo aplicada no Brasil. Tenho dúvidas a respeito do comprometimento pessoal de cada indivíduo em face da cultura brazuca. Infelizmente. Creio que será preciso um longo aprendizado para cumprir horários, formatar um completo ambiente de trabalho doméstico, saber distinguir as obrigações profissionais das particulares, administrar com inteligência os efeitos das eventuais e naturais instabilidades emocionais e, enfim, comprovar a dedicação e competência para encarar o homeoffice. Rigorosos sistemas de avaliação terão que ser adotados. Destaco, entretanto, que nada é impossível. Até porque existe brasileiros sérios. Tomara que tenhamos sucesso.
Enfim, são muitos os novos jeitos de viver que se desenham. Acredito que os costumes amáveis de cumprimentos sociais, por exemplo, vão ter que mudar. Beijinhos e abraços emotivos serão revistos. Costumes de assepsias e limpeza urbana, idem. Frequentar ambientes de alta concorrência e alta-rotatividade de público, como os centros de compras, estádios de futebol, universidades, entre muitos outros, terão que ser revistos. Impossível explorar esse terreno num exíguo espaço de um post. Fica aí minha provocação. O amanhã que nos espera é que é o X da questão. Quem viver, verá.      

4 comentários:

Claudio Targino disse...

Caro Girley
Não creio nessa mudança.
Quero acordar, colocar meu terno e gravata, me dirigir até meu escritório, dar duas voltas na chave, abrir minha sala .........
Ah que delícia!!!!!

José Paulo Cavalcanti disse...

Amanhã, amigo, estaremos todos mortos. Essa a verdade mais incontestável. Abraços fraternos. Belo texto. Parabéns.

Adierson Azevedo disse...

Querido professor e amigo, parabéns pelo exuberante post que deveria ser emoldurado e pendurado em todas as paredes do Brasil.
Como sempre, concordo com cada letra nele. Porém, o assustador para mim, é que mais da metade da população mundial não tem condições de entrar nesse admirável mundo novo!! O homeoffice, o EAD, a Internet in general são atributos de uma geração pós-milênio que não chegará a outros jovens e condições sub-humanas.
O que vejo acontecer é a descartabilidade do gênero humano em larga escala.
Que esse novo mundo vem por aí, não tenho dúvida! Mas que ainda não vimos todas as consequências dele, também não tenho dúvidas!!

Mauro Falcão disse...

Muito bom Girley, mas confesso que estou preocupado com o nosso amanhã. Grande abraço!
Mauro Falcão.

Lição para não Esquecer

Durante a semana passada acompanhei com interesse de quem viveu a historia, as manifestações que relembraram o golpe militar de 1964. Com um...