sexta-feira, 11 de maio de 2018

Quem será o eleito?


Vejam vocês, caros amigos e amigas que me acompanham semanalmente, a que situação inusitada chegamos. Refiro-me às eleições presidências de outubro próximo. Em quem votar? Eis a questão. A perplexidade que reinou após a eleição de 2014, com aquela vitória apertada de D. Dilma e a sensação de que o país estava dividido, começa a dar sinais de que, dessa vez, a perplexidade já se antecipa e de modo bem mais expressivo. Hoje, diante do que acontece, não há divisão meio-a-meio e sim um elástico fracionamento. As perspectivas são tão sombrias que dá até medo do futuro. 
Ninguém de são juízo tem ideia precisa de quem seria um bom candidato. Salvo naturalmente os petistas mais exacerbados que ainda acreditam na possibilidade de Lula Presidente. Este, além da Ficha Suja, não levaria esta próxima de jeito nenhum. O ciclo lulopetista acabou e seus seguidores não perceberam. Só no Brasil acontecem coisas assim. Que ironia...
Então, na verdade,  estamos diante de um dos maiores desafios eleitorais de todos os tempos. Quem merece o voto que cada eleitor tem para sufragar na urna? Poucos. Muito poucos. Ou, quase nenhum. A situação é tão adversa que aventureiros se aproveitam do vácuo deixado pelos manjados ladrões e corruptos e lançam mão da estratégia de aliciar o descrente eleitorado, fazendo o discurso da necessidade de um novo nome na cena política. Sangue novo é o mote! O exemplo recente ocorreu em São Paulo, quando foi eleito o novato João Dória. Será que foi uma boa escolha? Ele chegou fazendo uma barulheira diferente e “tomando gás” se empolgou, empurrou para escanteio seu padrinho, o governador Geraldo Alckmin, proclamou-se a “bola da vez” e posou de presidenciável, embolando o meio político nacional. Em bom tempo, todavia, arquivou a ideia, mas abriu uma brecha de última hora, abdicando do cargo de Prefeito e virando candidato a governador do estado. Bicho bom de bico é assim. E o Alckmin vai em frente aos trancos e barrancos. Lá em baixo nas intenções de votos.
Outro aventureiro que deu as caras foi o tal do Luciano Huck. Esse quase não merece comentários. Acho que comparou o Brasil a um programinha inexpressivo de auditório, que anima numa rede de TV. Por pouco, muito pouco, cedi à tentação de me postar diante da TV para “conferir” as qualidades desse aventureiro. Fui salvo quando, aliviado, vi a noticia da desistência dessa candidatura, visivelmente, ridícula. Depois disso, vi a hora de lançarem Tiririca a presidente da Republica.
Huck e seu Caldeirão
Achei muita graça, e ainda acho, do jogo Temer x Meireles. Vai tu? Não, vou Eu! Vai e não vai... Esses caras não têm noção do tamanho do desprestigio que gozam. Aliás, essa fração aí não tem pareia. E Joaquim Barbosa? Temer disse logo que “vai perder porque é negro”. Coisa feia Presidente! Já o velho Delfim Neto alfinetou dizendo “pela primeira vez não vão votar em branco”. Só rindo.Sinceramente, esse negócio tem momentos que vira pagode. Bom, finalmente e para alivio geral Barbosa “bateu o martelo” e avisou, esta semana, que não entra nessa onda.” Tenho mais o que fazer, em casa”, disse ele.
Ah! Tem o jovem Rodrigo Maia, também. Coitado. Está tão enganado com a "cor da chita". Sem chances. PT Saudações. Cuidado não se trata do PT partido politico. Falo daquele PT telegráfico! 
Agora, assustador mesmo é esse candidato Jair Bolsonaro. Já pensaram direitinho? De repente faz-me lembrar o caçador de marajás, das Alagoas. Pior é que corremos o sério risco desse candidato levar a melhor. Valha-me Deus!
Escolha, se tiver coragem.
E o Gomes cearense anda “espalhando brasas” querendo convencer os petistas baratinados à uma coligação para, por fim, colocar as garras que vem afiando por algum tempo. Corro dele.
Na paralela tem, também, a sonhadora Marina Silva. Meu Deus! De quatro em quatro anos ela dá as caras fazendo seu discurso utópico e, sobretudo romântico. Coitada...
Dos outros aspirantes à presidência nem perco tempo comentando. Boulos, Manuela , Mané, Zé, sei lá. Dá até pena perceber que estão aí só pra confundir mais ainda os eleitores. São frações mínimas.
Resumindo, acho que estamos num “mato sem cachorro”. Alguém duvida?
Haja coração... Não tenho em quem votar. Você tem? Me avise quando souber.

NOTA: Fotos colhidas no Google Imagens

10 comentários:

Anônimo disse...

Qual a obs sobre Álvaro Dias ?

Edna Claudino disse...

Caro amigo Girley, esse artigo se comunica muito bem com o da semana passada, quando tratou do perigo da postura a política da população.
A carência de líderes competentes e inspiradores somada a ojeriza à política da população colocará nosso país em risco e o nosso futuro tenebroso! Cabe a cada um de nós, que ainda temos um pouco de sanidade, fazer o que vc faz com bastante maestria, provocar a reflexão e a discussão sobre a importância da política em nossas vida.
Como diz os velhos ditados populares:andorinha só não faz verão,mas de grão em grão a galinha enche o papo!

Ana Maria Miranda disse...

Cunhado ... sem palavras 😶 o caso é muito sério...Chegamos a uma triste e difícil situação .

José Paulo Cavalcanti disse...

Quando decidir em quem vai votar, amigo, por favor avise.

Dina Jorge Correa disse...

Querido esqueceste Manuela do PCdoB. Ótima, por sinal.

Thereza Leal disse...

Adorei Girley você retratou a verdade do nosso Brasil. Nao sabemos em quem votar temos que pensar muito para não mandar nenhum ladrão o que será difícil porque todos sem exceção são ladrões como dizem que Deus é Brasileiro tenho fé que ele nos ilumine

António Carlos Neves. disse...

Primo a Manoela foi comentada nos que não deveriam ser comentados kkkjkkk agora comentando a Manoela se presta para outros fins menos a ser Presidente ou será como afirma a Dilmanta presidenta o que faltou mesmo foi o Álvaro Dias estou pesquisando e verifiquei que no executivo fez um bom trabalho mais trabalho mesmo e como afirma o Primo é encontra um candidato que pelo menos preencha nossas expectativas tá difícil kkkkkk

Elda Diniz disse...

Não se salva um... se resolver votar vou ficar entre dois candidatos (Álvaro Dias ou Bolsonaro) quem tiver na frente entre os dois) nas pesquisas

Carlos Eduardo Brasileiro disse...

VIVEMOS TEMPO DE ANARQUIA INSTITUCIONAL E DEGRADAÇÃO OFICIAL DOS BONS COSTUMES.

PRECISAMOS, ANTES DE QQR COISA, DE ORDEM E DISCIPLINA NO BRASIL. PARA PENSARMOS EM AVANÇAR.

NÃO HÁ OUTRO CAMINHO:

BOLSONARO PRES 2018 !

Roberto Marinho disse...

Espero que nenhum deles. Ou o menos ruim.

Lição para não Esquecer

Durante a semana passada acompanhei com interesse de quem viveu a historia, as manifestações que relembraram o golpe militar de 1964. Com um...