quinta-feira, 17 de maio de 2018

Falta Entusiasmo

Alguém já observou como está fraco o entusiasmo dos brasileiros para a próxima Copa do Mundo, na Rússia? Faltando menos de um mês para inicio da competição e não se vê o movimento que lembre outrora. Mesmo considerando o fato de que o último certame ocorreu aqui no Brasil e, quem sabe, estejamos comparando, continuo achado tudo muito morno. Não fosse a crônica esportiva mencionando a proximidade do evento, pouco se fala e pouco se opina. Os costumeiros palpites e as discussões acirradas sobre a equipe selecionada nem de longe se comparam com o que víamos no passado. Nas reuniões sociais que tenho participado e nas dinâmicas redes sociais o assunto passa quase despercebido. Está tudo muito distante. Tanto quanto a própria sede dos jogos.
Onde tremulam as bandeirinhas verde/amarelas? Cadê as ruas enfeitadas e pintadas com motivos alusivos? Bom, talvez ainda seja cedo, mas, a verdade é que não se vê muito entusiasmo da nossa torcida.
Tenho pra mim que dois motivos concretos estão gerando esse baixo entusiasmo. O primeiro é ainda o trauma gerado pelo acachapante  Mineiraço de 7 x 1 que tomamos da seleção alemã, dentro de casa, em 2014, justo quando os brasileiros queriam espantar o fantasma do Maracanazo de 1950. Apanhar dos uruguaios de 1 x 0 foi fichinha. Mas, aquele episódio da última Copa dificilmente será esquecido. A decepção ainda dói na alma esportiva do Brasil. A nova geração que engrossava a torcida brazuca da última Copa – meninada de 10 a 14 anos – anda com “um pé atrás” e sem firmeza para torcer desbragadamente. Para quem já foi campeão ou derrotado noutras oportunidades, mesmo não perdoando o Mineiraço, leva na esportiva. Vamos ver o que vem por aí. Levantar a Copa em Moscou pode ser revigorante.
A derrota de 1950 ainda é lembrada. Aquele Maracanazo doeu demais.

E o recente Mineiraço é ferida aberta.
Ah! O outro motivo é essa crise político-econômica que abate o país. Torcer com alma e vibração custa algum esforço e pode ser caro. Com 13 milhões de desempregados registrados, fora os que procuram emprego pela primeira vez e os nem-nem (nem estuda e nem trabalha) vai ser difícil se entusiasmar. Fora isto, é de se considerar que poucos, muito poucos, se aventurem ir às praças e locais onde telões exibirão as partidas do campeonato, em vista da insegurança reinante, sobremodo nas grandes cidades.
Mas, tem uma coisa a registrar: certamente que o Governo já faz figa e torce fortemente pelo sucesso da Canarinha, para embalar a alma do eleitorado. Num ano de eleições! Já pensou? Afinal, historicamente,  nada como um Carnaval e uma Copa do Mundo para "anestesiar" o brasileiro bom de bola e com samba no pé, no meio de uma crise política. Aliás, sendo ao contrário não seria Brasil.     
Vê se você, caro leitor ou cara leitora, se anima! Compre sua bandeirinha. Coloque uma camiseta verde e amarela e arranque da garganta o “é Hexacampeão!”.  Afinal de contas, isto também é cultura. Não é mesmo?

NOTA: Fotos obtidas no Google Imagens 

11 comentários:

Adierson Azevedo disse...

Não mesmo!! Gosto do Tite; mas acho que não vai ser boa experiência pra ele!! 👆

Susana Gonzalez disse...

Yo estaré “torciendo” por Brasil
Susana Gonzalez

Graça Fernandes disse...

Sempre leio e adoro cunhado ! Mas animação p copa ? Nada !

António Carlos Neves disse...

Estou na turma dos nem-nem para não dizer que estar se dando importância a Copa o único movimento que vejo e a troca de figurinhas da criançada e nada mais nem a volta do único ídolo repercutiu tá tudo anestesiado com a crise com o desemprego com a insegurança e principalmente voltando a seu blog anterior onde não se tem um político digno do nosso voto é vendo o molusco cachaceiro petralha inelegível preso e respondendo a mais de 8 processos mantendo uma candidatura que sequer pode ser registrada só para permanecer na mídia e agora com a suspensão de suas prerrogativas absurdas de ex-presidente e com a companhia do José Dirceu tudo isso faz com que a Copa passe despercebida até a presente data aguardando com entusiasmo o próximo blog.

Ana Miranda disse...

Não muito animada cunhado , depois dos vexames da última copa aqui no Brasil ...

José Paulo Cavalcanti disse...

Talvez mais que isso, amigo. Pergunte quem está animado com as eleições. E junte as duas respostas.

Geraldo Magela Pessoa disse...

O brasileiro está abrindo os olhos . O Brasil, tem coisas mais importantes para Se preocupar.

Regina da Fonte disse...

Eu,de minha parte,nem me lembro que a copa está aí.... isso nunca me aconteceu, porque sempre gostei desse movimento,mas agora, é como se não fosse acontecer... acabou o entusiasmo, porque acabou a esperança aqui no Brasil!

Wirson Santana disse...

Honestamente amigo nem estou pensando em copa do mundo.

António Jose de Melo disse...

Caríssimo Girley Brasileiro!
Muito oportuno seu comentário sobre esse momento em que a Copa do Mundo deveria estar fervilhando em todas as mídias e a alegria do povo nas ruas. O brasileiro está ressabiado e incrédulo com os desmandos e absurdos pelo qual vivemos nos últimos tempos. Tudo isso aliado a falta de perspectiva e ao desemprego. Os valores estão sendo mudados e redimensionados, a bola da vez é prioritária para as necessidades mais prementes. Não há alegria sem dinheiro no bolso e desempregado. Ás consequências estão aí para todo mundo ver. É como você diz, nunca antes convivemos com um panorama de Copa do Mundo como atualmente.

Thereza Leal disse...

Verdade Girleiy não existe entusiasmo para esta copa talvez a falta de esperança com a lembrança da copa passada que foi um horror existe a falta de esperança no nosso querido Brasil

Lição para não Esquecer

Durante a semana passada acompanhei com interesse de quem viveu a historia, as manifestações que relembraram o golpe militar de 1964. Com um...