sábado, 2 de novembro de 2019

Parem, por favor!

A semana que hoje termina (02.11.19) foi, mais uma vez, recheada de abalos evitáveis no campo da política nacional, mesmo enquanto o Capitão andava pelo Oriente vendendo, com sucesso, o produto Brasil. Só não vê quem não quer mesmo e quando a Globo não mostra! Nestas horas, acho sempre que é muito fácil fazer oposição. 
Na China ele conseguiu desfazer a primeira impressão ruim que deu, ao assumir a presidência, de que estaria mais propenso a torcer pelos Estados Unidos na briga comercial que vem sendo travada entre Donald Trump e o Xi Jinping, presidente chinês. Parcerias comerciais foram projetadas com os chineses e é bom lembrar que eles são dos maiores consumidores dos nossos produtos.
Já no Oriente Médio as negociações foram bem mais surpreendentes, com destaque para a decisão da Arábia Saudita de aplicar US$ 10,0 Bilhões em investimentos produtivos no Brasil. Trata-se de uma soma volumosa, que corresponde, hoje, a R$ 40 Bilhões. Não sei em quanto tempo e nem quando. Só espero que aconteça. Bolsonaro já disse que vai aplicar em infraestrutura. Tomara porque nisto estamos muito a dever. 
Bolsonaro e o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman
Aqui dentro de casa, embora a mídia opositora não dê realce, alguns números merecem ser comemorados: inflação bem abaixo do limite estimado, taxa de juros em 5%, Dólar em baixa e Bolsa na casa dos 108 Mil pontos. Até a taxa de desemprego reduziu, ainda que muito pouco diante da elevada situação. A Reforma da Previdência teve martelo batido, enquanto novas e importantes reformas – Administrativa, Fiscal e Pacto Federativo – estão sendo aprontadas. E por fim, outra boa noticia da semana foi a redução do Risco Brasil. 
Mas, não é sobre isto que desejo focar meu post semanal. Me preocupa porque tudo isto seria melhor festejado, obviamente, não fossem as futricas políticas que destoaram no ambiente doméstico. Lançar suspeitas de envolvimento do Presidente no caso dos assassinatos da Marielle Franco e Anderson Gomes estourou de modo bombástico e assanhou a oposição esquerdista no jogo polarizado que vem sendo praticado de modo ilimitado no país. Se trata naturalmente de um caso que merece apuração e o que se espera é que a verdade seja exposta de modo definitivo. Contudo e cá pra nós, é um azar danado morar no mesmo condomínio onde vive o principal mandante do crime.
Paralelamente, a novela da disputa do poder no PSL continuou durante a semana e a liderança de Luciano Bivar se encontra na corda bamba. Acho que o presidente além de pegar carona no partido, arrastou um contingente de vencedores nas urnas, tomou gosto e agora quer mandar na legenda. Briguinha interna. Somente. 
Depois, num momento impensado e tipo asneira, com todo respeito, o presidente Capitão publicou, em rede social, um vídeo se comparando a um leão sendo atacado por hienas raivosas, etiquetando estas com siglas opositoras, entre as quais o STF. Foi um “deus nos acuda”. O Supremo se manifestou de modo rigoroso e o Bolsonaro se retratou pedindo desculpas. Pergunto: por que tanta energia perdida nesse exercício equivocado de fazer política?
Como se tudo isto fosse pouco, os meninos da família continuam dando trabalho ao Capitão. Assustado com os acontecimentos do Chile e a exacerbação das criticas ácidas dos opositores, o Número 03, Dudu Bolsonaro (ex-candidato a Embaixador do Brasil em Washington!), caiu na besteira de pregar uma reedição do Ato Institucional Cinco (AI-5), da época da ditadura militar, provocando um terremoto com epicentro em Brasília e tremores no restante do país. Papai Bolsonaro reagiu dizendo que “quem quer que fale em A-I5 está sonhando”. Sabe de nada, esse rapaz. Teve que se desculpar diante da nação e restar com cara de ... sei lá! Do que o leitor quiser classificar.
Parem, por favor! Essas polêmicas idiotas estão prejudicando o bom andamento das coisas que realmente interessam à nação. Há um monte de sinais positivas nos campos econômico e social sendo trabalhado e com sucesso indiscutível. Concentrem-se no que importa. Fuxicos são coisas pras comadres na beira do rio, enquanto lavam roupas ou, ainda, para adolescentes na hora do recreio...
Vamos trabalhar! Parem, por favor! O Brasil agradece.

NOTA: Foto obtida no Google Imagens 

7 comentários:

José Paulo Cavalcanti disse...

Só penso que você deveria ter dito ser falsa, a notícia da Globo. Porque foi. No mais, bom como sempre. Abraços fraternos.

zmvg disse...

Girley, realmente o investimento direto da Arábia Saudita está por um fio.
Soube por fontes fidedignas das praias do Toco, Tiquinho e Serambi, que o nobre mandatário saudita comprou milhares de toneladas de pão francês saídos na hora do forno , toneladas de manteiga Aviação e carretas e mais carretas de Coca-Cola de litro e deixou o padeiro a ver navios sendo deles o que derramou petróleo do litoral nordeste chegando ao litoral sudeste brasileiro, coitado do padeiro.
Deu um tremendo toco no coitado do padeiro que pediu o bloqueio das entradas em dólares sauditas no país, até que seu crédito seja satisfeito.
No mais concordo com o Dr Zé Paulinho, seu blog da semanal continua sendo TOPER! Parabéns primo. Abraços.

Natália Carneiro disse...

Excelente resumo semanal!

Dulce Nadruz disse...

Como sempre um ótimo texto . Abraços amigo .

Unknown disse...

Muito bom Girley, abraço!👍👏

Francy disse...

Faltou apenas falar das medidas anti crime do Ministro Sérgio Moro, que o Nhonho faz questão de dizer que vai levando com a 'barriga'.
abraços

helio moreira disse...

Amigo, você publica discordância? Realmente o capetão está com muito azar! a casa caiu!

Lição para não Esquecer

Durante a semana passada acompanhei com interesse de quem viveu a historia, as manifestações que relembraram o golpe militar de 1964. Com um...