sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Sinal de Alerta no Continente


Acompanhamos, por bom tempo, a lenta decadência da política bolivariana, na Venezuela, e seus desdobramentos maléficos sobre a nação vizinha e, agora, estamos assistindo inesperados movimentos populares em vários países da América Latina gerando apreensão e insegurança no Continente.
Na Colômbia, as Farc ameaçam voltar à luta armada; no Equador população vai às ruas por conta de aumento dos preços da gasolina; no Peru o povo exigiu e o Governo aplicou um revés ao Congresso e destituiu os Ministros do Supremo Tribunal Nacional, envolvidos em grandes corrupções, inclusive sob os auspícios da Construtora Odebrecht, do Brasil. E nestes últimos dias, Chile e Bolívia andam às voltas com movimentos políticos populares, com repercussões de grande monta negativa.   
Manifestação incendiária em Santiago do Chile
O caso do Chile é, certamente, o mais surpreendente: manifestantes foram às ruas, adotando formas violentas e ameaçadoras da segurança social, incendiando patrimônios privados e públicos. O motivo original foi detonado após a majoração das tarifas do Transantiago, metrô local da capital chilena. Na esteira desta revolta, outros pleitos terminaram sendo expostos. O governo reagiu e a situação esquentou. É surpreendente o que ocorre neste caso. Lembro que o Chile vem se destacando, nas últimas décadas, como sendo o país mais tranquilo e economicamente equilibrado da América Latina. Oferece, aparentemente, as melhores condições de vida à sua população, com saúde, educação e segurança eficientes. Estive recentemente em Santiago e observei, in loco, sinais de pujança e desenvolvimento socioeconômico. Tem um custo de vida alto, é verdade, mas também adota um salário mínimo que, atualmente, corresponde ao dobro do que se paga no Brasil. Energia elétrica e abastecimento de água potável são fornecidos por tarifas civilizadas. A carga fiscal é, também, das mais civilizadas no Continente. Conversei com profissionais da área (meus ex-colegas de trabalho) e sai bastante impressionado. Tenho dificuldades para entender o que vem ocorrendo. Desejando saber mais, acesse: http://observatorio.ministeriodesarollosocial.gob.cl/ipc_pob_informe3.php?ano=2019    
Evo Morales não aceita o provável resultado. Deseja continuar no Poder.
Na Bolívia, o problema é de outra ordem: parece que o boliviano cansou do governo "socialista" do Evo Morales. Nas eleições de domingo passado (20.10.19), um primeiro resultado dava contas de que haveria um segundo turno, com Morales tendo de disputá-lo. Uma suspeita manipulação espúria, a favor do atual mandatário, terminou por, repentinamente, proclamá-lo vitorioso, no primeiro turno. Segundo analistas  políticos, o processo de apurações sofreu uma abrupta interrupção, por conta de uma suposta “falha” nos computadores. Pouco depois, equipamentos consertados e vitória anunciada. Inconformado, o opositor, Carlos Mesa, e seus eleitores foram às ruas, denunciando a suspeição. Observadores representantes da OEA, que acompanharam o pleito e a apuração requereram uma recontagem dos votos. Nem precisa dizer que a situação esquentou. Resta esperar o desenrolar do embróglio.
Já na Argentina, onde manifestações ocorrem também com frequência, outro sinal de alerta disparou com o resultado das prévias eleitorais prometendo o retorno do peronismo e, particularmente, da Senhora Kirchner, como vice-presidente. A rodada final será no próximo domingo (27.10.19). Parece ironia, mas, vão consagrar corruptos no poder. Quem diria que os argentinos errariam outra vez, depois de tantos insucessos no passado. A culpa é do Macri que não soube domar as manhas da economia dos hermanos. Bom, é de se considerar que na Argentina crise socioeconômica é coisa endêmica. Acompanho o pais vizinho desde a década de setenta - à distancia e in loco - e não lembro de bom tempo de verdade.      
Finalmente, e pelo visto, as coisas tendem a regredir no Continente. A onda neoliberal que acenava com bons ventos sofre seus percalços. Resta acompanhar os acontecimentos e, particularmente, no caso brasileiro, torcer para que as reformas que estão sendo levadas a efeito surtam bons resultados e a onda reformista se espalhe na vizinhança.        
      
NOTA: Fotos que ilustram foram colhidas no Google Imagens.

4 comentários:

Francisco Brito disse...

Analise imparcial, honesta, simples de fatos em nosso continente.

Não era de se esperar q a esquerda (foro de sao paulo) aceitasse calados as derrotas sofridas e o risco de que apos uma decada, nao conseguiria mais parar a onda de crescimento e com isso, seus discursos cairiam por chao, local ao qual pertencem.

Rosanilda Lucena disse...

Precisamos rezar muito e pedir a Deus pela paz mundial . 🙏🙌

Geraldo Pessoa disse...

Maravilhoso se o Brasil aprovasse as reformas necessárias, que tramitam no Congresso. Poderia servir de modelo, para a América Latina, como o Chile já foi por décadas. Da para sonhar?

José Artur Paes disse...


"Excelente análise das conjunturas política e econômica que assolam o nosso país." Parabéns.

Lição para não Esquecer

Durante a semana passada acompanhei com interesse de quem viveu a historia, as manifestações que relembraram o golpe militar de 1964. Com um...