sexta-feira, 18 de março de 2016

Nação Perplexa



Esta postagem foi reformulada por três vezes. Cada vez que o fiz estive influenciado por novos episódios do turbulento cenário político-econômico nacional. Quase desisti porque a cada hora um novo escândalo é noticiado. De todo modo, resolvi dar minha opinião neste humilde espaço.
Os últimos fatos, sobretudo as ocorrências registradas da última quarta feira para cá (16.03.16), são de estarrecer qualquer cidadão de são juízo. Essas gravações de conversas liberadas pelo Juiz Moro são arrepiantes.  Definitivamente a situação do quadro político brasileiro chegou a um ponto de total insustentabilidade. O Estado afundou no mar de lamas da corrupção e a Nação está em deplorável orfandade. Os políticos de plantão não enxergam mais que um palmo além dos respectivos umbigos. Apenas o suficiente para proteger suas peles e se sustentar nesse “balança mas não cai” no que se transformou a república petista.
Nunca na historia deste país ouviu-se falar de tanta bandalheira, roubos e cinismo político. A repercussão dentro e fora das nossas fronteiras é das mais desastrosas e vai se projetar ao longo das próximas décadas, dado ao fato de que sair desse buraco vai custar um alto preço para os brasileiros de todas as classes e matizes políticas. Caro, particularmente, para quem governará.
No domingo passado (13.03.16), o povo foi às ruas, em volume nunca antes registrado, e clamou pela ordem e o progresso, como manda o pavilhão nacional. Já na quarta feira, após a nomeação/habeas corpus de Lula, alçado a Ministro de Estado por D. Dilma, o povo voltou de modo espontâneo para protestar e exigir a renúncia da presidente e a prisão do Lula, investigado por inúmeras improbidades. Estão nas ruas até a publicação deste post! 
Percebe-se que dificilmente Dona Dilma sairá incólume desse imbróglio no qual se meteu. E se meteu, pelo visto, conscientemente. As chances de concluir este seu segundo mandato são mínimas. As propostas de solução política que são esboçadas – Parlamentarismo, entre outras – são puros delírios de um Estado carcomido e em desespero. O processo de impeachment foi retomado com mais força e o “salvador da pátria” o ex-presidente Lula, um falso-mito mentor de toda essa barafunda, perdeu completamente a compostura e hoje está transformado num estorvo para, até mesmo, muitos dos seus antigos correligionários. É um prejuízo sem tamanho preciso. Resumindo a ópera é fácil concluir que esta aventura PTista jogou o País num tremendo desmantelo político-econômico, justo numa oportunidade em que mais se aproximou do estágio em que o elevava ao patamar das nações mais desenvolvidos. O esforço que se fez nas décadas anteriores foi por terra nesses últimos 12 anos.
Sempre ando cascavilhando notícias nacionais e internacionais.  Na semana que passou, por exemplo, deparei-me com um importante e abalizado pronunciamento que me deixa em estado de tristeza: o Brasil deverá registrar nova década perdida, avaliou Albert Fishlow, professor de relações internacionais da Universidade de Columbia (USA). “Falando do futuro, temos que lembrar que o PIB per capita do Brasil será, em 2020, igual à de 2010. Então, independentemente do que acontecer, será uma década perdida”. Isto é uma das infinitas repercussões da atual crise brasileira, no cenário internacional.
A situação se mostra mais preocupante ao enfrentarmos uma questão que não cala: Quem vai suceder este governo e dar jeito nessa bagunça? Acredito que, seja quem vier porque terá que haver alguém, vai enfrentar um colossal desafio. Para “arrumar a casa” terá que forçosamente enveredar por um caminho pouco agradável e provavelmente impopular que poderá deixá-lo, em pouco tempo, em péssimas condições políticas. Este será o alto preço que os brasileiros pagarão por não saberem escolher criteriosamente seus governantes. Haja perplexidade.

NOTA: Foto obtida no Google Imagens

14 comentários:

Danyelle Monteiro disse...

A corrupção brasileira existe desde os tempos do Brasil colônia e torço para que a lava jato continue e daqui pra frente imparcial, que pegue os corruptos de todos os partidos, aliás, o que o Cunha ainda está fazendo na presidência da Câmara? Achei foi pouco Aécio e Alckimin serem vaiados e expulsos das manifestações tratados como oportunistas.
Danyelle Monteiro

Antonio Carlos Neves disse...

Resumo de tudo claro e objetivo como sempre primo muito bom.
Antonio Carlos Neves

Jorge Troper disse...

Muito lúcido. O dado de Fishlow já é mesmo uma triste realidade. Lutemos para não perder todo o futuro, já que uma década se foi. Grande abraço.
Jorge Troper

Alice Souza Leao disse...

Muito sensato e inteligente seu comentário! É de entristecer mesmo. O que pensar do futuro de nossos filhos e netos???
Alice Souza Leão

Sônia Canavarro disse...

Excelente seu comentário !!!
Sônia Canavarro

José Artur Paes Vieira disse...

Deus vai ter um trabalhão !!!!
José Artur Paes Vieira

Newton de Mello disse...

Parabéns, Girley!
Concordo inteiramente! Coitado do nosso país!
Newton de Mello

Almir Reis disse...

Girley: Li com a atenção de sempre a sua preocupação em relação aos últimos acontecimentos políticos. Acompanha esta molecagem desde o gov. de Getúlio Vargas, só mudam as personagens, sendo destaque o financiamento publico para os manifestantes, que sao feitas através das industrias paulistas, por via da sua poderosa Federação das Industrias, ponto de encontro dos manifestantes em Sao Paulo capital. Por que os manifestante não se manifestam, também, sobre a roubalheira de São Paulo, que vem do Governo Mario Covas, passando por Serra etc (metro, Merenda escolar)? E o Aécio sobre o uso do avião do Estado para se encontrar no Rio, com a sua namorada da época? E aqui mesmo no Recife sobre o Governo de Eduardo Campos, cuja origem do avião da campanha,Presidencial existe um silencio total? Por último para n]ao me alongar tanto, qual é a moral que tem um Eduardo Presidente da Câmara dos Deputados, para Presidir um pedido da deposição a Dilma? O país que eu penso para mim, não é este que está aí, em todo caso, parabens. Abraços ALMIR REIS ,

Maria Zuleida disse...

Comentário excelente ! E mais uma vez a ópera caminha para um final trágico ....
Maria Zuleida

Vera Lúcia Lucena disse...

Valeu! Que DEUS ilumine os governantes desse país. Estou chocada com as tristes ocorrências..
Vera Lúcia Lucena

Ranulfo Cunha Filho disse...

Parabéns!!!, excelente.
Ranulfo Cunha Filho

Alfredo Lima disse...

Girley,

Suas palavras têm a clareza das águas do Pacífico na Costa Rica, aonde estou. Parabéns. Alfredo Lima

Alberto Bittencourt disse...

Caro amigo Girley
Nova década perdida significa aumento do desemprego, já na casa dos 10%.
Significa aumento da violência, de crimes, de assaltos, de assassinatos por armas de fogo. Significa aumento de doenças evitáveis, causadas por falta de água potável, de saneamento, de saúde pública. Significa mortes causadas por falta de investimentos em infraestrutura.
Os primeiros a pagar esse preço sempre são os pobres, com as crianças na frente, seguidos da classe média, vítima da violência urbana.
Realmente, não temos um líder a quem possamos confiar a tarefa de conduzir as reformas que o país precisa para voltar a crescer - tributária, fiscal, INPS, trabalhista e política. Que Deus proteja o Brasil do futuro, de filhos e netos.

Adolfo Ledebour Filho disse...

Dr Girley,Parabéns pelo artigo ,estamos aguardando a delação do Marcelo Odebrecht,e mais do excelente trabalho feito pelo Juiz Moro e demais da PF e MP.

Tiro pela Culatra

Venho acompanhando, como cidadão comum e com certa apreensão, as informações sobre o surto de dengue que ocorre este ano no Brasil. Impressi...