quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Em Nome de Deus

A revista Veja trouxe, na edição passada (30.09.09 – página Radar), uma interessante informação, fruto de uma pesquisa do Instituto Análise, a respeito das coletas de dinheiro, realizadas em diferentes igrejas no Brasil. São números surpreendentes, embora já se saiba que rola uma nota preta, nos bastidores das religiões, tudo sempre em nome de Deus.
Fiquei surpreso ao notar que, embora sejam os católicos os mais numerosos, quase o triplo dos evangélicos, contribuem com uma média de R$ 680,0 Milhões por mês. Já os evangélicos doam muito mais e, na hora da sacolinha, despejam a bolada de R$ 1,032 Bilhão, por mês! Se isto é muito ou pouco, para cada uma, difícil de avaliar.Agora, que tem nego rico por aí, isso tem!
Minha conclusão é de que transformaram a salvação da alma num grande negócio. Sou católico, pratico moderadamente e imagino que, muitas vezes, pode ser difícil administrar o complexo que envolve: manutenção do patrimônio, despesas correntes, constância dos ofícios, manutenção das escolas de formação, assistência social, promoção das missões, entre outros aspectos. Mas, a Igreja Católica tem uma história de 2000 anos.
Não posso, contudo, negar que me surpreendo com os números publicados e neles encontro explicação para as coisas que tenho ouvido – acho que até Deus duvida – a respeito de outras “igrejas” espalhadas pelo Brasil, algumas com filiais no exterior, que vivem lavando cérebros dos inocentes, prometendo, vejam só, desencapetamento, isto é, expulsar o capeta do couro do sujeito e, desse modo, pegando os bestas e somando riquezas fabulosas. E aqueles “bispos” que foram detidos contrabandeando maletas com milhares de dólares, num aeroporto dos Estados Unidos? Dinheiro tirado, em nome de Deus, das sacolinhas de contribuição de fiéis pobres e carentes de paz no espírito.


Conhecendo estes números e sabendo de como vivem esses pregadores modernos, entendi o que me dizia, outro dia, um amigo empresário, atravessando agruras nos seus negócios, que andava pensando em fundar uma igreja. Na hora, ri muito e levei na brincadeira. Mas, sei lá, podia ser mesmo uma idéia que se desenvolvia. Extrovertido, bem relacionado, com algum dinheiro e convincente nas suas oratórias, o cidadão podia ter intenções de enveredar pelo negócio do tratamento da alma. Ah! Tem mais: ainda me convidou para ser membro graduado. Fico me imaginando Bispo de uma igreja alternativa. Sim, ele garantiu que me nomearia Bispo. Já pensou? E o vivaldino do Maradona que, com um grupo de fãs, na Argentina, teve a audácia de fundar uma tal de Igreja Maradoniana. Não é ridículo?
A propósito disto, recebi recentemente um email que trazia uma lista exaustiva de igrejas existentes no Brasil. São coisas tão extravagantes, quanto irresponsáveis, explicadas, somente, pelo subdesenvolvimento social e baixos níveis educacionais do nosso povo. Imagine pertencer a uma igreja cujo nome é Igreja da Serpente de Moisés, a que engoliu as outras. Tenha dó... Selecionei, na enorme lista, coisas estapafúrdias, como: Igreja Abre-te Sésamo (deve ter um pastor-chefe com nome de Ali Baba e todo mundo rouba descaradamente), Assembléia de Deus do Papagaio Santo que Ora a Bíblia (deve ser a igreja do “São” Louro José e Ana Maria Braga é a Bispa), Igreja Cruzada de Emoções (com certeza, em homenagem a “São” Roberto Carlos), Igreja da Bênção Mundial Pegando Fogo do Poder (nem faço idéia de qual poder: Executivo, Legislativo ou Judiciário?), Igreja da Fortuna (esta deve ser a mais sincera, se por lá rola uma grana preta), Igreja Dekantahlahbassyí (que danado é isso? Estou curioso para saber o ideário desta), Igreja do Rio que corre torto (tem rio correndo reto?), Igreja Evangélica Bola de Neve (ôpa, esta deve crescer a toda hora e os fiéis vão aos cultos bem agasalhados!), Igreja Evangélica H.I.V. (Homem, Inteligência, Vida) (já pensou? Será que é reservada aos portadores do vírus da AIDS), Igreja Evangélica Sal Fora do Saleiro, Igreja Infantil Fofuras do Amanhã (Que gracinha! Xuxa deve ser a madrinha desta), Igreja o Cuspe de Deus, (imagino que deve haver um represente do Supremo cuspindo nos fiéis, livrando-os dos males terrestres), Igreja S.B.T. (Sanando Bênçãos a Todos)(Será de Silvio Santos?). E para terminar, com chave de ouro, esta seleção: a Igreja Pentecostal Marilyn Monroe! Não é incrível? Faço idéia da lapa de doido que fundou esta. E pensar que, além de nunca ter sido um bom exemplo de comportamento, Marilyn fez o maior sucesso, em 1956, estrelando o filme “Nunca fui Santa”. Deus que me livre dessas tentações.

Nota: Fotos obtidas no Google Imagens

9 comentários:

Potiguara Ernesto disse...

Amigo Gyrlei, infelismente as igrejas evangélicas desviaram do objetivo de Deus. Não só nessas pequenas igrejas existem falsos profetas, em todas as igrejas, em todas as religiões nós encontraremos pessoas que querem tirar proveito dos povos carente de Deus, carentes de justiça.Infelizmente eles procuram as igrejas porque precisam de dinheiro, querem emprego e não trabalho, como os políticos, os pastores, os padres, os pais de terreiro etc.
Os líderes dessas igrejas, todas, sabem que ninguem gosta de lêr e o que vc disser é verdade. Quando no meio de cinco mil, aparece um que gosta de fazer perguntas, isolam. Muitas vezes "apoiam" e se puder mandam para longe dali, para um lugar onde sua opinião não será ouvida por ninguem. Conheci um pastor que ensinava seus membros a gritarem na igreja, quanto mais gloria vc grita mais benção recebe, dizia o pastor, quando eu fui chamar a atenção dos membros, ele se apavorou e me pediu, atraves da minha mulher, que eu não colocasse dúvidas na cabeças de suas ovelhas.Hoje essa igreja não existe mais.
Portanto, amigo Girley, não se apavore com o que está vendo, coisas piores virão. Abra bem os olhos e os ouvidos, fique bem atento, a volta do Senhor Jesus está perto e isso que vc está vendo já é um grande aviso.
Forte abraço
Potiguara

Mauro Gomes disse...

Caro Girley,

Para mim o mais grave é que essas sérias distorções levam muitos a se afastar das verdades bíblicas com podem trazer a paz tão desejada pelos homens.

Abraço,

Mauro Gomes

Adierson Azevedo disse...

Prezado Girley,
Irretocavel seu artigo Em Nome de Deus. Como evangelico Batista tradicional que sou, orgulha-me o fato de tao poucos de nos arrecadarmos o triplo dos catolicos no Brasil. Mas isso nao quer dizer que corroboro com o roubo das novas seitas que mancham o nome dos evangelicos tradicionais.
Ha uma razao historica para os evangelicos contribuirem para suas igrejas. Trata-se do principio de separacao da Igreja do Estado. Durante a "Santa Inquisiçao" fomos perseguidos e mortos. Tivemos que nos mudar de continente e, em lugares como no Brasil. tivemos que construir nossos templos com as proprias maos.
Ainda hoje, se um templo catolico esta caindo aos pedaços vem o Patrimonio Historico (governo, no final das contas) e paga o conserto. No nosso caso, nao tem boquinha nao, temos que juntar os cacarecos e pagar do proprio bolso. Convido-o a visitar minha Igreja Batista da Capunga e ouça o relato de como foi que ela chegou até ali.
Porem, hoje, tem um monte de gente transformando o culto cristao em show e fazendo uma fortuna com isso. Do lado católico tem padres-popstars e, do lado evangelico, essas coisas ridiculas que denigrem nosso nome tao arduamente construido. Voce viu o casamento gay com um pastor da "igreja evangelica inclusiva"?? É o fim da picada!!! Porque esse pessoal nao diz igreja catolica inclusiva???
Mas o que mais me admira mesmo, nao posso dar nomes, é ver gente esclarecida no meio dessas novas igrejas. Certa vez, passei em frente uma desses lugares e vi carros importados, gente fina, engolindo as mesmas baboseiras que uns pobres coitados.
Acredito, no entanto, que estamos diante do cumprimento da profecia que está no evangelho de Sao Mateus, capitulos 24 e 25 que diz que, antes do fim do mundo, surgiriam falsos profetas e falsos deuses que fariam sinais maravilhosos e que convenceriam ate mesmo alguns dos escolhidos.... Acho que temos é que ficar mais atentos com tudo o que assistimos.
Abraços,
Adierson Azevedo

Anônimo disse...

Realmente Girley, você está de parabéns!!!
Fazia tempos que não ria tanto, embora o assunto de certa forma seja triste, pois quando vemos isto acontecendo no nosso País, em nosso mundo, precisamos reconhecer que o declinio do mundo como um todo está cada vez maior, lembro-me da conversa de Abraão com Deus (Gn 18, 23-32) sobre Sodoma e gomorra, me dá medo. Ainda bem que Mt 16, 18 Jesus nos deixa a nossa certeza, que Nossa Senhora interceda por nós.

grande abraço

José Ricardo do Rêgo Barros

Cássio Reis disse...

Acho muito fácil o amigo acima criticar a Igreja Católica quando a evangélica também peca da mesma forma. Dizer que a Batista é a mais "santinha", faça-me o favor. Enfim, se há uma coisa que coloquei em minha mente, é que religião não salva e sim, a fé em Deus.
Falando agora no tema, a verdade é que as igrejas viraram nada mais do que um comércio. É só vender um lugarzinho no céu que todos compram e acham que estão salvos. É uma pena, pois o Santo Nome de Deus está sendo usado de forma errada, em vão. E isto é o contrário do que é ensinado nos mandamentos.
A propósito, não pude conter minha risada ao ler este seu comentário: "Igreja Infantil Fofuras do Amanhã (Que gracinha! Xuxa deve ser a madrinha desta)". Existe isto mesmo???

SOBRAL disse...

Querido amigo Girley

Seu artigo é genial. Vamos colocálo no caderno opiníão do DP. Fantástico. Parabéns amigo pela clareza, transparênia nas suas palavras, o que apenas revela a natureza agradável que é poder dialogar com uma mentalidade brilhante com a sua.

Um grande abraço amigo e fraterno

Alfredo Sobral

Rafaela França disse...

Parabéns pelo artigo,fantástico!!!

Conceição Sanguinete disse...

Prezado Girley,
Adorei este artigo, infelismente exitem pessoas, sem identidade, que creem neste absurdo.
Atenciosamente,
Conceição Sanguinete

Anônimo disse...

swounBom mesmo é, para de criticar e buscar a verdade na Bíblia,lá está toda verdade sobre qualquer assunto!Jesus disse: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida ninguém vai ao Pai se não for por mim. João14:6. Busquem Jesus Ele ama todos, Ele não engana, Ele e só Ele salva! E Ele não cobra nada por isso pois, Ele já deu a sua vida morrendo na cruz em nosso lugar e ressuscitou ao terceiro dia.

Lição para não Esquecer

Durante a semana passada acompanhei com interesse de quem viveu a historia, as manifestações que relembraram o golpe militar de 1964. Com um...