sábado, 5 de janeiro de 2008

DUAS NOTICIAS: UMA ALARMANTE E OUTRA ESTABANADA

DUAS NOTICIAS: UMA ALARMANTE E OUTRA ESTABANADA

Nesta primeira semana do ano, em meio às notícias de retrospectiva do ano passado, balanço econômico, pacote tributário, tiroteio em Copacabana, acidentes no feriadão, resgates na Colômbia, o assassinato de Benazir Bhutto, os massacres no Oriente, entre muitas outras, duas chamaram-me especial atenção tanto pelas formas, quanto pelos conteúdos. Uma alarmante e outra estabanada.

1 - A noticia alarmante veio de Brasília, com um pronunciamento bombástico do senador Heráclito Fortes, integrante da Comissão de Relações Exteriores, dizendo que até julho a Venezuela invadirá a Colômbia.

Surpreso com esta afirmativa pus-me a imaginar o quadro: a Colômbia vem, há décadas, administrando seus conflitos internos, que penalizam uma nação dócil, um povo alegre e cheio de potencialidades. Conheço de perto o país e sua gente e sei o quanto é difícil viver sob a pressão imposta pelas Forças Armadas Revolucionária da Colômbia – FARC. Isto, sem falar dos famosos cartéis do tráfico de drogas, notadamente os de Cáli e o de Medellin que perturbaram durante anos aquele país andino.

Mais recentemente, entra em cena o aspirante a ditador da Venezuela, Hugo Chávez, se intrometendo na casa do vizinho – seu esporte favorito – e posando de “salvador da pátria”, para resgatar reféns nas mãos dos rebeldes, das FARC. A manobra do presidente da Venezuela não deu certo, já se sabe, mas, uma ilação pode ser tirada desse movimento: é mesmo possível que Chávez, que já vive às turras com o presidente colombiano, Álvaro Uribe, esteja disposto a apoiar, de modo efetivo, os revolucionários colombianos nas suas manobras e, com estes, projete, através de força armada, a tomada definitiva do poder, na Colômbia. Aliás, sinal preocupante foi divulgado, hoje, pela imprensa internacional de que as FARC anunciam uma ofensiva geral, alegando que o governo constituído anda desgastado e muitas unidades militares estão exaustas da peleja, oportunizando essa ofensiva.

Será que estamos, mesmo, às portas de um conflito entre nossos dois vizinhos? Temo que sim, sabendo que já alimentam uma rivalidade histórica e por isso podem, facilmente, se envolver numa luta sangrenta. Nada bom para ambos, assim como para a América Latina. Um conflito desse tipo coloca em risco o equilíbrio político-econômico do Continente com sérios comprometimentos para todos. O Governo Brasileiro precisa ficar atento e estudar formas de mediação, papel que muito facilmente lhe será confiado, numa eventual concretização do conflito.

2 - A notícia estabanada ficou por conta da explicação dada pelo Ministro da Fazenda, Guido Mantega, para a quebra do compromisso do Presidente Lula, de não criar ou aumentar qualquer tipo de imposto, lançando o Pacote Tributário (aumento do IOF e da CSLL dos bancos), no primeiro dia útil do ano, para repor as perdas com o fim da CPMF. Pois, não é que o Ministro disse que “o acordo era válido, somente, até 2007!” Ou seja, rompido o ano de 2008 tudo volta a estaca zero. Pelo visto, em Brasília ou nas hostes petistas, o conceito de compromisso é bem diferente do restante do Brasil.

É claro que todo brasileiro – de sã consciência – sabia que viriam “pedradas” pela frente. Mas, explicada desse modo, virou uma coisa politicamente inconseqüente. Vá lá que, haja o consenso de que em política tudo é possível, mas, esta foi demais! É subestimar as consciência e dignidade do cidadão comum. Depois desta, qualquer outra do mesmo gênero, será aceita pelos brasileiros. Os tolos, é claro. Aliás, como só acontece. É a mesma coisa do tipo “relaxe e goze” de Marta Suplicy.

Aí, eu pergunto, como relaxar com um barulho deste?

4 comentários:

Anônimo disse...

É! Essa coisa de Hugo Chaves preocupa e assusta. Ninguém se iluda com igual risco, o de invadir o Brasil como iniciativa do tresloucado presidente, ditador quase. Vale a pena o cuidado com as fronteiras, um tanto largadas ao sabor dos outros.
Geraldo Pereira

Anônimo disse...

Casseta e Planeta não precisa de roteiros bons para fazer piadas. Basta ler o jornal!!! (Referente: palavras do Ministro da Fazenda, Guido Mantega)

Anônimo disse...

Girley,
Fiz um Comentário que foi "censurado" porque não tinha conteudo( será) Carlos Antonio
PS. segurados comentarios - será que Vai acontecer o BLOG JB ou limitado apenas amigos!!!!!
Carlos Antonio

Anônimo disse...

Prezado Girley: Parabens pelo seu blog. Foi com satisfação que li seus comentários sobre a ameaça do candidato a didator da Venezuela de invadir a Colômbia; bem como sobre às afirmações inconseqüentes do Ministro Mantega. Abraços; Carlos Caldas

Tiro pela Culatra

Venho acompanhando, como cidadão comum e com certa apreensão, as informações sobre o surto de dengue que ocorre este ano no Brasil. Impressi...