segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Passagem Árdua

Passados oito dias das eleições gerais, sobretudo para presidência da republica, volto a ativar meu papel de blogueiro para tecer poucos comentários a respeito da passagem árdua que se travou no passado recente. Indiscutivelmente, pode ter sido a eleição mais disputada que já se travou no Brasil. Pelo menos no meu simples conhecimento. Verdade se diga que, de modo absoluto, nunca havia sido registrado uma disputa tão acirrada entre as correntes rotuladas de esquerdistas e direitistas e de modo tão intenso. Num clima de democracia reinante e em tempos de sociedade cibernética abriu-se uma intensa disputa eivada de desacatos, insubordinações, depreciações pessoais brutais resultando numa divisão social como nunca antes verificada. Acrescente-se ainda que, além de uma Nação dividida e perplexa, foi flagrante e preocupante a disputa institucional nas bases administrativas da República numa luta desenfreada pelo domínio do Poder. Resumo da ópera: uma intensa guerra de narrativas contraditórias desunindo o que parecia impossível desunir, numa sociedade exaurida e saturada de tanto desandar. Uma coisa, porém, é certa e jamais será negado: foi uma prova de fogo para uma democracia ainda carente de amadurecimento. Aos que me seguem e me conhecem tenho um argumento que diz bem das minhas posições politicas: não vejo, de fato, uma verdadeira divisão entre esquerdistas e direitistas. Ao invés disso volto a enxergar a indecente e renitente luta pelo poder e por defender interesses pessoais de uma velha oligarquia – desde tempos imperiais – que tratam de garantir a acumulação da riqueza em poucas mãos e que, disfarçadamente, trata de preservar a manutenção de uma sociedade cuja base da pirâmide social é composta de pobres, “pobres de marré, marré”, que inutilmente alimentam, numa eleição como a da semana passada, o sonho de vencer na vida. Vide ilustração a seguir. Naturalmente, que os oligarcas que me refiro sequer se enquadram no alto dessa pirâmide. A esses o Imposto de Renda não aperta e suas riquezas estão bem guardadas nos bancos suiços.
Eventuais defensores dos pobres que assumem ou assumiram o Poder têm sido facilmente contaminados pela ganância da riqueza e esquecem as promessas feitas aos pobres patrícios nas enganadoras campanhas. Corruptos e mercenários se alternam no poder e nunca resolvem as deficiências sociais endêmicas e gritantes espalhados pelo “gigante pela própria natureza”. Não alimento esperanças para os próximos quatro anos. Com eles já experimento amargas lembranças nos mais distintos níveis. Pobre Brasil! NOTA: Ilustração colhida no Google Imagens.

11 comentários:

Vanja Nunes disse...

Concordo plenamente com vc
Mas a nova geração que lute como eles falam!

Anônimo disse...

Excelente mensagem, diplomática e contundente, ou devo dizer, diplomaticamente contundente e objetiva. Temos somente falsos partidos com falsos estatutos (são muito parecidos) defendem o povo mas tudo que querem é chegar ao poder e fazer exatamente o que vc menciona.

Nininha Brasileiro disse...

Eu tenho medo desses próximos anos de governo do pt o quê vai acontecer com o nosso Brasil

José Carlos Lucena disse...

Excelente meu primo.
Concordo plenamente.

Susana Gonzalez disse...

Leí tu blog, por experiencia en nuestro país te puedo decir que pudimos pasar una pandemia, con soluciones muy parejas para todos los estratos sociales, que la división social no la marca la izquierda, sino la derecha que quiere mantener al pobre, pobre y ellos con todos sus privilegios, que no pueden soportar niveles sociales más o menos parejos.

José Paulo Cavalcanti disse...

Lula não vai gostar muito de seu escrito, amigo Girley. Abraços lisboetas, José Paulo.

Moisés Wolfenson disse...

Belo texto ! Dias sombrios e tenebrosos vislumbrados a curto prazo !

Antonia Corinta de Lucena disse...

Concordo com você em alguns pontos de vista. Devemos agradecer penhoradamente, a Deus, pela não reeleição do governo de direita. Vejo através da experiência, que a eleição de Lula, representa um alívio, para as classes menos privilegiadas, e, também para a classe média, que está sufocada nesse governo desastroso instalado. Vamos pedir a Deus, que guie seus passos e seu governo o para felicidade geral do nosso Brasil.

José Paes disse...

Girley, impressionante como mantens a mesma garra de escriba, esgotando todos os temas...
Eu já me emquadrei expressão da palavra:==>> APOSENTADO...

Jocildo Bezerra disse...

Visão clara da nossa realidade. Parabéns!

Geraldo Pessoa disse...

Desde Fernando Henrique até Temer o Brasil esteve na mão de usurpadores
do nosso país . Teve uma respirada com o resgate dos símbolos nacionais e amor à pátria amada Brasil.

Haja Cravos

Neste recente 25 de abril lembrei-me demais das minhas andanças em Portugal. Recordo da minha primeira visita, no longínquo verão de 1969, ...