sexta-feira, 29 de julho de 2022

Quebra Cabeça Brasileiro

É curioso como venho encontrando, cada vez mais, pessoas que se manifestam decididas a não acompanhar o noticiário da mídia nacional dizendo-se saturadas com as avalanches de notícias dramáticas, trágicas e assustadoras veiculadas. Pior ainda, já não querem mais, particularmente, tomar conhecimento dos episódios da vida politica nacional, quase sempre conturbada. Falo de pessoas de considerável nível social. Mesmo avaliando que o dia-a-dia do país – mergulhado numa grande crise sócio-politico-econômica – não possa gerar noticias amenas, como desejadas por todos, não deixa de ser curioso e perceber se tratar de um pensamento em dimensões coletivas. Diante dessa constatação, questiono se se trata de uma postura sadia ou prejudicial sob o ponto de vista social. Ora, numa democracia o que se espera é a sustentação social politizada e bem informada. Caso contrário, nunca haverá sucesso. Na esteira dessa manifestação preocupante, muitas dessas pessoas declaram não suportar Politica. “Não tolero esse mundo politico, não vou votar e, em indo à sessão eleitoral por obrigação, darei um voto nulo ou em branco”. Alguns arredondam a aversão acrescentando que “a Politica só faz atrapalhar a vida do país”. Bom, neste caso é, a meu ver, o extremo da desinformação. Historicamente Politica é parte basilar de uma sociedade. Hoje em dia, no Brasil, o individuo, logo ao nascer e por ocasião do registro civil, já recebe um número de Certificado de Pessoa Física, o popular CPF, que, na prática, já o introduz na vida politica do país. Dali em diante, todos já sabem o que acontece no que tange aos seus direitos e deveres. Não gostar de Politica, ou não acreditar no poder dela é a forma mais rápida de contribuir para a formação de uma sociedade capenga e uma Nação sem estrutura estável. Aliás, porque, ao contrário dessa já imensa parcela social, surgem os que gostam – mesmo sem ter a noção adequada – e terminam praticando a Politica oportunista, arbitrária e maléfica que, quase sempre levam ao caos e à miséria muitas sociedades. O resultado desse quebra-cabeça, no Brasil de agora, assusta e aponta para um estado confuso e inseguro politicamente, carente, por um lado, de uma rede de comunicações honesta e livre de falsas noticias (fake-news) e, por outro, de políticos cientes e comprometidos com as demandas sociais de uma Nação sofrida e saturada pelas instabilidades socioeconômicas provocadas por irresponsáveis postos no topo do Poder. Nota: Foto ilustração obtida no Google Imagens

4 comentários:

Unknown disse...

Bom dia meu Caro Girlei, consciência política é o que falta para muita gente nesse País abençoado por Deus . Vamos continuar sofrendo por um bom período , por causa disso !
Muito bom o artigo !
Parabéns .
Eduardo Mota

Ina Melo disse...

Bom dia amigo! Você agora falou uma grande verdade. Conheço muita gente “dita esclarecida” que se diz apolítico que foi essa mesma camada da população que fez o Brasil mergulhar no caos em que se encontra hoje! E não duvido nada que continue, pois a indiferença das pessoas que vivem bem, preferem ignorar os que estão sufocados e não podem gritar com medo. Na eleição passada havia outros candidatos, mas preferiram a corrente do ódio. Infelizmente!!!!

José Paulo Cavalcanti disse...

Também dispenso hoje a imprensa escrita. E ainda mais os noticiários televisivos. Por outra razão, amigo. É que a imprensa brasileira desistiu de fazer jornalismo. É, hoje, uma trincheira política. E prefiro ficar com os livros. Mais um grupo, para por entre os que referiu, amigo Girley. Abraços.

Gildson Brasileiro disse...

Nossa mídia, em geral, há exceção, manipula as informações e as sonega, foi por muito tempo sustentada pelo contribuinte, nadando em dinheiro, estando, hoje, a viver do que produz, desesperados por derrubar esse governo que fechou os cofres para eles, não há mais dinheiro fácil, nem para eles e nem para muitas outras camadas da população, o dinheiro, hoje, está sendo devolvido ao povo, através de serviços e benefícios. Este é o grande pecado desse governo, que implodiu o mecanismo dominante, até então, criado para desvio de recursos públicos e instalação do socialismo/comunismo no país, como hoje já temos na Venezuela, em fase avançada de instalação na Argentina, mas já provocando revolta na sociedade, que tem nível cultural elevado, está a caminho no Chile, na Colômbia, com um presidente eleito comandante das Farcs, companheirão do nove dedos. Esse posicionamento dessas pessoas por não se interessar pelo que está acontecendo no país é o que há de pior, poderemos terminar como a Argentina, mas antes de Bolsonaro era pior. Passada a eleição, quem deixou de escolher um lado, não poderá nem reclamar, negou-se a escolher. Poderemos ter como única alternativa, em futuro não muito distante, sair do país para não passar pela situação que vivem os venezuelanos e cubanos!

Lição para não Esquecer

Durante a semana passada acompanhei com interesse de quem viveu a historia, as manifestações que relembraram o golpe militar de 1964. Com um...