quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Luta Insana pelo Poder

Chega a ser desanimador. A cada dia surge uma novidade preocupante no ambiente politico nacional. A luta pelo Poder tem sido insana. A briga renhida entre os Poderes da Republica vem desgastando o cidadão comum e pondo em risco a estabilidade nacional. Dói observar que foram anos de luta na busca de uma tranquilidade político-econômica que, de repente, vai se esvaindo em consequência de uma alternância de poder nem sempre bem posta. O tecido social já se encontra puído ao extremo e a sensação é de que pode rasgar num átimo. Aos que experimentam o avanço dos tempos e sendo carregado pela roda viva da vida, como no meu caso, testemunhar o clima de cisões entre os poderes, além de desgastante é lastimavelmente desanimador. O episodio de hoje (05.08.21), com bate-bocas entre o Executivo e o Judiciário representa uma legitima crise institucional. Uma “guerrinha” declarada. O país virou um circo de rinhas politicas. Daquelas que põem em posição vulnerável qualquer jovem democracia. Deus nos salve.
Recordo que venho de uma geração na qual se escutava frequentemente a promessa de um prodigioso futuro. O famoso País do Futuro, à época, em construção. Os mais velhos se vangloriavam pelo feito de estarem estruturando uma nação vigorosa e vibrante que nos legariam. O Brasil que à custa de sangue e suor foi levantado pode hoje não suportar tantas desavenças e inúmeros dos atuais desencontros. O são cidadão brasileiro roga pelo restabelecimento da ordem a começar pelo desmonte dos palanques eleitorais, nunca desmontados desde 2018. Chega de insanidades nas hostes politicas. Chega de impeachements de mandatários. Chega de desmonte e remontes. As lideranças públicas precisam procurar os caminhos da união. O Brasil espera ansiosamente por uma vida mais equilibrada.
O mais curioso de tudo é que, num momento tão difícil para humanidade, em plena crise pandêmica, conferirmos de forma inaceitável que as preocupações dos poderosos da República Brasileira estejam voltadas com todas suas energias entregues a uma “queda de braços” na inoportuna luta pela conquista do Poder. Uma luta visivelmente insana que impede o focar na realidade cruel a qual está entregue a Nação: milhares de mortos, vitimas da Covid-19, quedas na produção global, desemprego em alta, inflação ameaçadora, desordem cultural, incêndios das memórias históricas, povo nas ruas, educação em declínio, entre outros fatores inquietantes. Não. Não foi este o Brasil que me prometeram. Pelo visto, o Circo Brasil está em chamas e carece urgente de um bombeiro salvador. NOTA: As charges ilustrativas forma obtidas no Google Imagens.

11 comentários:

Ranulfo Cunha Filho disse...

Muito preocupante a situação.

Anônimo disse...

Pior é que o papel do judiciário é também muito ruim. Deus nos proteja, mestre Girley.

Regina da Fonte disse...

Excelente, Girley!Vc retratou nossos dias com muita clareza! Infelizmente é o que temos prá hoje.... Deus nos proteja!

Vanja Nunes disse...

Bom dia
Compartilho com vc essa verdade, nua e crua do que estamos vivendo
Mas o que podemos fazer ????
Cruzamos os braços e deixamos chegar nesse ponto !!!!
Bom final de semana de muitas alegrias
Saudades das nossas aulas

Valdir Silva disse...

A coisa tá feia , estão querendo ferrar o presidente de qualquer jeito.

Ina Melo disse...

Bom dia amigo! Com o mundo pegando fogo(revolta da natureza) a situação do Brasil, com um Nero no poder, só vai esquentar. Mas o que eu gostei foi do Circo com a bandeira. Como conseguiste?

Moises Wolfenson disse...

Quando tudo começa a ficar sem rumo é motivo de preocupação. Uns defendem e outros atacam sem logica. Os fatos de ontem vão gerar ainda mais confusão. Temos no STF 11 presidentes da republica. A cada dia se rasga uma pagina da Constituição! Só um milagre salva o nosso Brasil! Rezemos então!

Luiz Augusto Figueiredo disse...

Muito bom. Para vir um bombeiro, só com o 142.

Antonino Ribeiro disse...

Verdade Girley, os perdedores não aceitam de jeito nenhum a derrota. Querem a volta do dinheiro fácil das estatais, querem a volta dos acordos feitos na calada da noite. Pena mesmo.

Waldo Pinto disse...

É isso ;; ainda por ;;pouco tempo
ACORDA Brasil!!!!!!
Tá na hora de mostramos ::: o que
Somos verde e amarelo. JÁ !!!!!!!!!

Lulu targino disse...

Gi a situaçao da politica brasileira está desesperadora. Nao temos um so dia de paz. Rezo incessantemente para que esse governo resista no poder. Deus nos proteja

Haja Cravos

Neste recente 25 de abril lembrei-me demais das minhas andanças em Portugal. Recordo da minha primeira visita, no longínquo verão de 1969, ...