quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Salvemos a Amazônia

Dois assuntos dominaram a mídia, nesta semana (28 a 31/08/17). Os dois caíram na boca do povo, sem trégua e sem explicações plausíveis: a liberação da RENCA – Reserva Nacional do Cobre e Associados, na fronteira do Pará com o Amapá e a derrubada de uma palmeira imperial no Pátio do Carmo, no Recife. A primeira com repercussão negativa no mundo inteiro e a segunda restringindo-se ao ambiente doméstico recifense. Dois crimezinhos banais desta vidinha ingrata do cotidiano brasileiro. É uma pena que bem pouco dos nossos cidadãos estejam informados o suficiente sobre o tema. A grande maioria não tem alcance intelectual para tanto. Coisas de Brasil.
Ora, meu Deus, num mundo às voltas com as questões ambientais e preocupado com a preservação da nossa morada universal, isto é no mínimo um desatino. Melhor observando, nessas horas quando o apelo de “Preserve o Planeta Terra”, propalado por entidades mundiais  – como o Rotary Internacional – são ignorados e, até mesmo, levados ao ridículo, resta a tristeza e a vergonha em face da comunidade internacional.
Contudo, é importante registrar que as coisas não ficaram de tudo por isso mesmo, como só e geralmente acontece. No caso da RENCA o estouro de protestos foi detonado em milhares de pontos do planeta. Eu mesmo recebi mensagens – cobrando posição de repulsa aqui no Blog – de alguns amigos estrangeiros, na mesma hora em que a noticia de espalhou. Leitores do Chile, Equador, Estados Unidos, Portugal e Argentina, manifestaram revoltas e estão a espera deste post.
Liberar à exploração predatória – e todas são – de uma área correspondente a extensão da Dinamarca é falta de visão governamental responsável e de compromisso com os brasileiros e com a comunidade internacional. A Amazônia é um patrimônio inigualável para a preservação da natureza do planeta. Vem sendo devastada sem pena e sem ordem, há décadas. O Agronegócio impera e destrói a floresta. É do Brasil a maior parte dessa riqueza natural. É o pulmão da Terra! Diante da irresponsabilidade brazuca, não é à toa que, vez por outra, renasce a tese daqueles que pleiteiam transformá-la numa região internacionalizada. E é por isso também que  tem muitos estrangeiros, entidades e pessoas físicas, trabalhando em pesquisas, por lá. Imagino os interesses e o olhão naquela riqueza.  É temerosa essa ameaça! Além disso, com a visão politicamente deteriorada do nosso país, em crise econômica profunda, a velha fama de país pobre e sem recursos públicos para investir, corre-se o risco dessa derrota. Deus nos mande alguém de visão, instruído e líder para salvar o Brasil e o Planeta.
Eis o mapa do crime
Haverá certamente os que vão defender a liberação da área amazônica e deixar que haja exploração mineral precedida da extinção da floresta secular, bem como os que vão explicar de modo inconvincente a derrubada da palmeira imperial no centro do Recife.
O caso da palmeira imperial recifense foi absurdo e criminoso. Derrubar uma palmeira viçosa e sadia para melhor posicionar o caminhão trio-elétrico que serviu de palanque político para o ex-presidente Lula, na sua campanha antecipada é abominável (não encontro outro adjetivo mais adequado). Esse “candidato” desgastado e politicamente morto não tem direito de qualquer coisa mais e, muito menos, concordar com um crime ambiental, que o seu partido tanto defende. Haja cinismo. Além de corrupto condenado é, agora, por razão explicita de um crime ambiental. 
A palmeira viçosa e sadia (observe o tronco sadio) derrubada e o palanque petista
A palmeira recifense já era. No seu lugar tem um cimentado grosseiro. Merecia uma placa/lápide para registrar o histórico e cruel fato. Está lançada a ideia. Entrou para a história da bandidagem PTista.
Já quanto à liberação da RENCA, o assunto vem rolando e expondo negativamente o Governo desgastado e recorrente em decisões impopulares de Michel Temer. Para dar uma satisfação aos protestantes, nosso mandatário revogou o Decreto original e editou um novo prometendo vigilância e formas racionais de uso da área. Pura ilusão! O principio foi mantido. Discurso para enganar os tolos. Mas, como iludir a sociedade se a Reserva é clara quanto a sua riqueza geológica, isto é, Cobre? Vão explorar o cobre, sim. Quem viver verá.
Até onde vamos com esse tipo de crime? Salvemos Amazônia! É urgente e fundamental. Deixemos um mundo melhor para nossos descendentes. Compartilhem essa ideia. Seja também responsável. 

NOTA: fotos obtidas no Google Imagens.

7 comentários:

Susana González disse...

Es algo q cada ciudadano del mundo debe de apoyar!
Susana González (México)

Danyelle Monteiro disse...

Não são apenas os minérios que estão em jogo, mas também o maior aqüífero brasileiro, o de Alter do Chão, com capacidade para 86 mil km3, quase o dobro do aqüífero Guarani. Sem contar que na diversidade da floresta está a cura para muitas doenças, é um recurso estratégico por todos os ângulos. E fora as áreas de preservação, ainda querem tomar as áreas indígenas, são vários crimes numa tacada só.
Danyelle Monteiro

Luiz Montenegro disse...

No caso doméstico, a estupidez deve ser também creditada a quem deveria zelar pela nossa cidade, a prefeitura. Nem fiscalizou, nem multou, nem deu satisfação ao contribuinte.

Anônimo disse...

Quem está vendendo e lucrando com a venda da Amazonia, que já vem de longa data ?
Uma dica foi dada com a notícia pela imprensa de que a filha do lider do governo, senador Romero Jucá, processado por corrupção e lavagem de dinheiro, recebeu concessão para exploração mineral na área !
É fácil enriquecer com a venda de patrimônio nacional - e, portanto PÚBLICO !
Enquanto o desemprego e a miséria só aumenta, nossos homens públicos, nada púdicos, dizendo-se nossos representantes, se auto tegalam com a venda do que não é deles - venda de patrimonio de todos os brasileiros !
O que são seus filhos ? Herdeiros da riqueza do povo brasileiro ? O que merece quem age assim ?

Luís Montenegro disse...

Ótimo artigo Girley. A palmeira foi ao chão sem dó nem piedade e a prefeitura do PSB nada fez. Ah, bom. Aos aliados políticos vale tudo!😡
Luís Montenegro

Vanja Nunes disse...

Realmente o nosso país vai precisar de um milagre!!! Porque não existe luz no fim do túnel 😥
Vanja Nunes

Adierson Azevedo disse...

Amigo Girley,
Encantado fiquei e, encantado estou, com sua brilhante coluna denominada "Salvemos a Amazônia!!!
Interessante foi perceber que leitores de países que detonaram suas florestas, alguns há mais de 400 anos atrás, se posicionem como paladinos ambientalistas nos dias de hoje. A questão principal é onde eles estavam quando Lula e Dilma nada faziam, além de discursos vazios, sobre o tema?
Minha posição é, e sempre será, pelo escopo econômico. Ou seja, não existem espaços vazios no MERCADO. Quando não há fabricantes locais para um produto ou serviço, eis que alguém surge (nacional ou não) para preencher tal espaço.
Na minha visão, o mesmo principio se aplica (e se aplicará) à Amazônia. À medida em que a população mundial e, mais especificamente, a brasileira, cresce descontroladamente, a Amazônia precisará ser, e será, explorada economicamente. A questão que se avizinha é como ela será explorada; se por hordas de brasileiros famintos, ou por investidores nacionais e estrangeiros, pois não há que se fazer distinção entre capital nacional ou estrangeiro. O que fará a diferença entre investidores será a tecnologia de exploração a ser aplicada.
No Suriname, a floresta deles pode ser explorada desde que, após a exploração, se recupere o local anteriormente explorado. Me parece uma boa solução que eles aplicam e que deveria ser copiada pelo Brasil. Lá tem muito ouro e milhares de brasileiros garimpam por lá, onde a divisão do ouro é feita, mais ou menos, assim: 70% ficam com o dono da mina, 15-a-20% com o garimpeiro, e 15-a-10% com o Governo. Todos saem lucrando, o terreno é recuperado. Onde há Economia de Mercado e menos governo, tudo se resolve na boa!!
Abraços,
Adierson

Tiro pela Culatra

Venho acompanhando, como cidadão comum e com certa apreensão, as informações sobre o surto de dengue que ocorre este ano no Brasil. Impressi...