quarta-feira, 14 de junho de 2023

DÚVIDA ATROZ

Eu daria tudo que me fosse exigido para ouvir – ao vivo e a cores – Sua Excelência Luís Inácio explicar ao povo brasileiro qual seu real conceito sobre Democracia. Assim como muitos deste país, alimento uma dúvida atroz. Fosse ele, de fato, um defensor ardoroso do regime democrático, não teria cometido a loucura de trazer e “jogar na cara” dos brasileiros e de inúmeros chefes de estado sul-americanos um Ditador sanguinário e narcotraficante, condenado pelo mundo, como Nicolás Maduro, com honras e louvores, rendendo homenagens e rasgados elogios, classificando-o de democrata. Se a Venezuela vive numa democracia, como se explica a quantidade de venezuelanos vazando pelas fronteiras do Brasil e da Colômbia. Como fazer vista grossa à quantidade de imigrantes refugiados que entra pela fronteira norte brasileira diariamente? Estima-se que, por volta de 476 mil pessoas venham se refugiar, por aqui, até 2024.São dados fornecidos pela ONU-Organização das Nações Unidas. Acrescente-se que desde o inicio da crise migratória, cerca de 5,96 Milhões de venezuelanos migrou para outros países latino-americanos e do Caribe. Fugindo da fome, da repressão politica e da negra perspectiva capitaneada pelo regime ditatorial. Os que podem mais financeiramente, correm para os Estados Unidos. Tenho conhecidos que já vivem em Miami. E para desespero do brasileiro de sã consciência, Luís Inácio garante que esses horrores são puras narrativas do mundo imperialista. Francamente. Mas, se a coisa parasse por aí ainda havia refresco nas mentes sadias do Brasil. Para surpresa geral a dúvida se tornou mais atroz quando se noticiou que Lula está convocando uma reunião do Foro de São Paulo, entre 29 de junho e 02 de julho, próximos, em Brasília. Para quem não sabe, este foro reúne o que há de mais exacerbado do esquerdismo continental. Criado em 1990, na cidade de São Paulo, promovido pelo partido dos trabalhadores (PT), com o claro objetivo de fortalecer as estruturas regionais esquerdistas para combater o que se denomina de politica liberal no Continente. Seus fundadores foram - nada mais, nada menos - do que Luís Inácio e Fidel Castro. Para o próximo encontro estão previstas as presenças dos “cumpanheiros” Nicolás Maduro, Daniel Ortega, da Nicarágua, e Miguel Diaz-Canel, ditador cubano. É ou não é um trio perfeito? O foro reúne integrantes de todos os partidos de esquerda do continente. Pense no que será esse encontrão politico. Faça uma ideia dessa coisa na foto, a seguir, do XVIII encontro do Foro, realizado em Caracas, em 2012 (foto obtida no Google Imagens/Chancelaria do Equador).
Mas, atenção porque a coisa se agiganta para nossas bandas. A mais nova é que o Partido dos Trabalhadores (PT) deu entrada, no Ministério das Comunicações, de um pedido para obter concessão para criação de uma emissora de Radio e TV do Partido. Pelo amor de Deus! Estão correndo, em alta velocidade, na montagem dos aparelhamentos já conhecidos nas nossas cercanias. Foi assim em Cuba, está sendo na Venezuela, onde a mídia é quase totalmente dominada pelo governo, porque Maduro impõe anúncios obrigatórios, denominados de “cadenas” (cadeia nacional) e na Nicarágua onde Ortega fechou sete emissoras de rádio e canais de TV que desobedeciam a “cartilha” dele. Durante a sua vida e desde a década de 60, Fidel Castro falava horas a fio “catequisando” seguidores para seu regime autoritário. A estação era potente e de longo alcance. Suas ondas eram captadas em toda redondeza continental, incluindo o sul dos Estados Unidos. Recordo que, bem jovem, cumprindo um programa de intercambio promovido pela USAID (United States Agency For International Development) cheguei a escutar (1967) um Fidel Castro a “berrar” pelas ondas da estação estatal, não recordo o nome da estação, com seus proselitismos politico de puro esquerdismo. O resultado final todo mundo sabe. Aí uma pergunta que não cala: o que se projeta para essas estações de radio e TV petista? Nunca fui direitista. Incluo-me, hoje em dia, entre os centro-esquerdistas. Contudo, tenho comigo muitos temores. Minhas dúvidas são, cada vez mais, atrozes.NOTA: Foto obtida no Google Imagens.

14 comentários:

José Paulo disse...

Suas dúvidas podem ser mais atrozes, mestre Girley. Já minhas certezas são cada vez mais absolutas. Abraços, José Paulo.

Gerardo Vellis disse...

Fuerte abrazo Girley y muchos éxitos

Antonia Corinta de Lucena disse...

Estamos diante de uma grande incógnita. Não acredito que temos no Brasil nenhuma corrente que nos leve ao comunismo. Creio que esse regime, jamais será aceito por nós brasileiros. Acredito, num socialismo um tanto avançado, mas, sou inteiramente, adversa a um regime totalitário. Que Deus nos proteja e ao nosso Brasil.

Ricardo Rego Barros disse...

Na minha juventude foi de esquerda e até bem radical, mas, hoje ao perceber que a ideia não se sustenta pela ausência do interesse de agir do povo X o mérito do trabalho o socialismo será sempre um fracasso.

Valdir Silva disse...

Muito bom , já repassei para vários

Wirson Santana disse...

Amigo Girley
Parabéns pelo seu post.
Eu também gostaria de ouvir esse maluco definir o que é democracia.
Ando um pouco calado pois cansei de dar murro em ponta de faca para mudar as coisas que acontece com essa esquerda.
Eu entreguei para Deus a punição devida.
Tenho a esperança de que ocorra um impichement até o final desse ano.
Isso se o Arthur Lira não bandear para o lado dele.

Zélia Moraes disse...

Valeu!

Girley Brazileiro disse...

Projeto de Lei de autoria do deputado federal Mendonça Filho pretende proibir acesso de siglas partidárias a serviços públicos de radiodifusão.

Celso Baptistella disse...

Só não vê, quem não quer vê. A coisa é muito pios do que pensamos.

José Mário Galvão disse...

Primo, como sempre o seu blog está maravilhoso, mas…me permito dizer que o tempo muda muito as coisas, principalmente os conceitos e conjunturas que costumam ser muito atingidas pela “razão do tempo”. Penso que atualmente é impossível voltarmos aos tempos do Fidel, Hugo Chaves e mesmo de Fernando Henrique Cardoso um dos cofundadores do moribundo Fórum de São Paulo. Impensável a recorrências destes fatos. Penso que as mais relevantes impossibilidades já mencionei, outras como êxodos populacionais não deixarão de acontecer até mesmo com nossos compatriotas que vazão até hoje para o mundo todo e como todos os outros refugiados, nas vacas boas refluem, são movimentos migratórios e nada mais, não fosse sobrecarregar países fracos como o Brasil e se somarem no momento aos miseráveis que já estão aqui, a exemplo da crise luso-brasileira da categoria dos dentistas, é uma realidade que tem-se que administra como um fluxo temporal com motivações político-econômico.
Acho difícil um reaparelhamento do Estado como aconteceu com a esquerda e que nós da direita assistimos a tentativa da extrema da nossa ideologia, tentarem além disso, um golpe de Estado que já está sendo administrado pela CPMI de 08/01/2023.
Primo quando há uma luta onde os oponentes tem as mesmas armas, dificilmente um embate desses oponentes pode ser, prematuramente, tido como aquele que sairá como vencedor da contenda. O Brasil e o Mundo com a era do Covid e o exponencial progresso dos usos, forma de usos e usuários de blogs e redes sociais tornaram-se na ferramenta, armamento, que deu conhecimento ao povo do poder que não sabia ter, mesmo que manipulado a favor do último governante pela habilidade da sua equipe, mas hoje o atual governo neófito na arte, está aprendendo. Isso pra mim é sinônimo de saúde e crescimento da nossa democracia. A maior prova disso é que apesar da supremacia inicial de intenção de votos, caneta e tecnologia nas mãos, perdeu nas urnas. Entende?
Apareceu neste entremeio uma tal de Fake News que muitos engoliram com casca e nó, mas isso também o “tempo” está resolvendo, com tudo, o “senhor da razão” nunca conseguirá fazer com que eu ache natural os maus “políticos” usurparem, em companhia da iniciativa privada ou judiciário, o erário público, que morram pessoas por falta de orçamento para saúde, que não tenhamos um sistema de Educacional a altura, idem para Seguranca e Infraestrutura, um Estado Empresário etc…
Primo o corolário de tudo que falei aqui é com satisfação ter encontrado este comentário no seu blog:

“José Paulo disse...
Suas dúvidas podem ser mais atrozes, mestre Girley. Já minhas certezas são cada vez mais absolutas. Abraços, José Paulo.
15 de junho de 2023 às 00:15”

Kkkkkkk

Girley Brazileiro disse...

Esqueci de registrar que Hugo Chavez, como ditador da Venezuela, também criou um programa radiofônico aos moldes de Fidel Castro e passava horas fazendo discursos repetitivos e confusos para seus compatriotas. Eu estive por lá no ano 2000 e pude confirmar. Um horror.

Nininha Brasileiro disse...

Eu estou muito preocupada com a direção quê o Presidente lula está levando o Brasil para países que não agrada a muitos patriotas brasileiros vamos acordar democracia sim eu sou patriota primo girley.

Sarto Carvalho disse...

Muito preocupante. Broncas pesadas para o nosso Brasil. Um povo com uma inércia preocupante.

Susana Gonzalez disse...


Que tendría q decir Estados Unidos de ser amigo y aliado de Arabia Saudita, o de Turquía o de tantos países donde de verdad tienen dictadores sanguinarios y el por conveniencia es su amigo. La situación de Venezuela es triste por las sanciones económicas q le han impuesto igual q Cuba. Desde luego no defiendo a ninguna persona q se quiera eternizar en el poder. Y Maduro lo ha hecho, pero de ahí q la culpa sea completa de el, hay un abismo.

Y Brasil con Lula quiere crear una fuerza con el apoyo de todos los sudamericanos para equilibrar la influencia norteamericana.

Lição para não Esquecer

Durante a semana passada acompanhei com interesse de quem viveu a historia, as manifestações que relembraram o golpe militar de 1964. Com um...