domingo, 4 de junho de 2023

BATENDO NA TRAVE

Difícil ficar indiferente aos acontecimentos políticos nacionais da semana que findou. Calar seria concordar com tanta insanidade reinante. Do meu humilde posto de observação assisti ao Presidente da Republica tentando faturar bons resultados no cenário politico local e internacional, mas suas jogadas foram todas inúteis com todos os lances “batendo na trave”. Os discursos de aparentes jogadas ganhas foram apenas formas de remediar uma situação constrangedora maior. Para começo de conversa, destaco, do inicio da semana, a estúpida e, sobretudo, politicamente equivocada, recepção ao presidente-ditador, Nicolás Maduro, da Venezuela, em Brasília. Lula resolveu dar, ao sujeito reconhecidamente odiado e rejeitado internacionalmente, todo tipo de rapapés e honras militares entremeadas de pronunciamentos eivados de loas e elogios inexplicáveis. Teve a pachorra de considerar os fatos reinantes no país vizinho como puras narrativas. Francamente. Pior, ainda, foi inserir o ditador numa reunião de cúpula Latino-Americana, onde logo cedo alguns participantes se revelaram incomodados com a tal indesejada presença, verbalizando, ao vivo e a cores, o desprezo que conferiam ao venezuelano e, mais do que isso, contestando de modo enfático o comportamento inadequado do promotor do encontro, Sua Excelência o Senhor Presidente do Brasil. O levante opositor foi capitaneado pelos presidentes do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou e, surpreendentemente, o esquerdista chileno, Gabriel Boric. Considerando como sendo um momento histórico, a recepção efusiva ao Maduro, resultou num tremendo vexame internacional. Comenta-se que até mesmo a recepção final, um Jantar Solene, no Palácio do Itamaraty, foi cancelada por falta de quórum. Os presidentes “bateram em retirada” ao final do “convescote” politico, sem grandes explicações e alimentando um sabor de lesados por Lula. Bom, oferecer Brasília como cenário de Coalizão Regional Latino-Americana, sublinhe-se, deve ser louvável e oportuno. Mas transformar a ocasião num festival de incensos e salamaleques a um Ditador contumaz e perverso, passa dos limites. Lula transitou na contramão ao referencial de baluarte da Democracia, com o qual se elegeu em 2022. Enganou a Nação! Além de expor o Brasil no cenário politico internacional sujou o script do seu Governo com uma indescritível jogada idiota. Foi contra todos os princípios e promessas de campanha.
Como se não fosse pouco, outro vexame passou a “balançar” o Palácio do Planalto quando viu esgotar o prazo de vigência da Medida Provisória (MP) 1.154/23, destinada a reorganizar a estrutura ministerial do executivo federal, criando novos ministérios, conforme as necessidades politicas de Lula, que, se note, não eram poucas. Lembro que a Medida já havia sofrido recortes indesejados em dias anteriores (tema do último post deste Blog) e correu o risco de caducar acarretando a manutenção da estrutura do Governo Bolsonaro. Imagino o sufoco. Mal assessorado politicamente teve de assumir o papel de articulador junto ao Congresso e sentir que a coisa não é simples como ele pensa. Resultado é que, como não podia deixar de rolar, teve de ceder à bagatela de R$ 1,7 Bilhões – é dando que se recebe – em emendas parlamentares para que a Medida fosse aprovada na Câmara. E depois no Senado, no apagar das luzes da data fatal (30/06). Foi outra “bola na trave”, coisa já está ficando rotineiro. Quem manda ter nulidades politicas ao seu redor? Mas, Lula, não satisfeito com seguidas “bolas na trave”, coroou a semana com mais um deboche ao indicar o advogado particular, Cristiano Zanini para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal – STF. Cá pra nós, será que esse tipo de comportamento ocorre num país sério, mundo afora? E quando falo país sério é sério mesmo. Ao meu ver é comportamento de regime ditatorial puro. A questão que não cala é: como esperar imparcialidade desse novo Ministro do STF. Nunca deixará de ser visto como um “pau-mandado”. E tome “bola na trave”. Jogador desse tipo leva qualquer time à derrota. NOTA: Foto obtida no Google Imagnes.

8 comentários:

Édson Junqueira disse...

Girley . Sao constatações sensatas e lógicos dentro do conceito atual .
Penso que vão passar um trator de esteira e seguirão com plano.

Valdir Silva disse...

Muito bom.

Sarto Carvalho disse...

Pura verdade amigo Girley. Estamos caminhando para uma situação de destruição do Brasil. Infelizmente, o povo está mudo, cego e surdo. Só Deus nos salvará. Rezemos 🙏🙏

Ieda Almeida disse...

Meu Deus… nos livra dessa peste São Sebastião. Tem que usar a estrofe da música para poder suportar tamanha tristeza que somos obrigados a suportar.
Que Cristo, tenha piedade do nosso Brasil.

José Paulo Cavalcanti disse...

Zanin não foi uma escolha, mestre Girley. Foi um deboche. Abraços.

Moisés Wolfenson disse...

Concordo em parte com Zepaulinho. Acrescento Deboche contumaz. 1- Receber com honras um ditador sanguinário que está com a cabeça a prêmio. 2-.Gastar em Londres , diárias de 95.000,00. 3-Indicar para o STF seu advogado para ser mais um
Ministro de defesa pessoal Não e’ deboche contumaz ? Ou melhor e’ um
ESCÁRNIO

Francisco Brito disse...

Excelente texto.
Na minha modesta opinião, faltou uma pitada de mais uma bola na trave, a que ele arrasta junto as FFAA para baterem continencia a um narcoditador, sepultando de vez o branco do Almirante Tamandaré, o azul do Marechal Eduardo Gomes e do verde Oliva, o Duque de Caxias.

Nininha Brasileiro disse...

Nós brasileiros estamos caminhando para qual tipo de governo primo girley se é democracia por quê o Presidente lula recebeu com muitas honras pessoa quê não é do agrado do povo brasileiro.

Haja Cravos

Neste recente 25 de abril lembrei-me demais das minhas andanças em Portugal. Recordo da minha primeira visita, no longínquo verão de 1969, ...