segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Voto Consciente

Fui cobrado por leitora do Blog para adotar um posicionamento a respeito do próximo pleito eleitoral brasileiro. Pela maneira da cobrança chego a acreditar que posso até parecer um alienado em relação às atuais démarches politicas do país ao não explorar o tema com mais efetividade neste espaço semanal. De fato, venho evitando adotar publicamente uma posição a favor de um/a ou de outro/a candidato/a e ter que mergulhar numa vibe de campanha que não é propósito deste Blog, ao menos desta vez. Ando decepcionado com tudo que vejo ultimamente. Garanto, contudo, que já fiz minhas escolhas e tenho cá minhas preocupações devido ao clima de animosidade partidária reinante, em decorrência da polarização exacerbada, bem como quanto ao resultado que emergirá das urnas. Considero que estamos diante de um expressivo desafio político. Desafio duro, até mesmo, para o regime democrático. Acrescento ainda que entre minhas preocupações, a depender do resultado final, venha a se dar o recrudescimento da disputa insana entre o bem e o mal, hoje instalada, levando o país a um estágio socioeconômico nada favorável, face as atuais demandas nacionais. A interminável luta pelo poder deteriora qualquer plano de Governo. Outra preocupação que me ocorre é observar que a grande maioria do eleitorado nunca esteve tão perplexa e, segundo alguns críticos, sem sequer ter ideia segura do número de candidatos que deve eleger esquecendo, sobretudo, das escolhas dos futuros legisladores estaduais e federais que, a meu ver, podem ser os principais atores políticos a serem escolhidos. São estes que traçam os caminhos a serem seguidos pela sociedade. Para mim são eles que mandam e desmandam. É tudo muito complexo e lamentável. Resumo da ópera: corre-se o risco de se perder mais uma oportunidade de colocar o país nos adequados trilhos da Ordem e do Progresso. Almejo que cada eleitor ou leitora tenha consciência e entenda o papel importante que desempenha e pense na coletividade. Que não venda seu voto, que saiba escolher um candidato com condições reais de representá-lo/a e lute de forma republicana pelo bem da sociedade. Posso não atender a cobrança da minha leitora, mas estou tranquilo com minha consciência. Tomara que ela também esteja. NOTA: Foto ilustração obtida no Google Imagens.

2 comentários:

Nininha Brasileiro disse...

Voto consciente é o quê muitos não fazem infelizmente querido primo girley felicidades abraço

José Artur Paes disse...

Seu menino, fizestes, (como sempre) uma síntese abrangente da esculhambacão politiqueira das Terras de Cabral.... Acrescento que um sanduíche de mortadela vale 1 voto... E abraços mil, nos pobres favelados, são dados 1 vez a 4 anos...
Abração.

Haja Cravos

Neste recente 25 de abril lembrei-me demais das minhas andanças em Portugal. Recordo da minha primeira visita, no longínquo verão de 1969, ...