sexta-feira, 18 de junho de 2021

Pura Ironia

Mesmo adotando todos os cuidados e até publicando recente post, vide http://gbrazileiro.blogspot.com/2021/06/clicando-com-cuidado.html , com recomendações profissionais precisas fui roubado pela Internet, nesta semana. Nada que me quebre financeiramente é verdade. Mas, revoltante. Desafortunadamente, não se pode viver em paz nesse mundo cibernético. O caso foi como conto a seguir: tive que solicitar uma segunda via de pagamento que atrasei por um único dia. Entrei no site do credor (Banco Safra) e de forma rápida e cheia de presteza fui atendido por um hacker fazendo-se de atendente do citado banco. Inocente, recebi do bandido uma fatura atualizada e prontamente paguei. Passados alguns dias o credor legítimo, o Safra, passa a me cobrar – de modo insistente, pouco amistoso e irritante – o pagamento em aberto. Voltei a conversar com o meu verdadeiro credor e fui informado de que eu havia sido enganado por um invasor do site oficial. Surpreso, argumentei sentir-me lesado ao navegar num site inseguro de um Banco tido como sólido. De nada valeram meus argumentos. Encurtando a história, fui notificado e ameaçado de cartório de protesto, seguido de uma cobrança absurda de multa e juros com data urgente de pagamento, incluindo até mesmo honorários advocatícios. Vejam só que loucura! Como me julgo estar numa idade tal que se eve evitar estresses paguei outra vez o que, para mim, já estava pago. Fiquei no prejuízo. Simples assim! Serviu de experiência. Amarga, claro. Localizar o culpado e adotar medidas adequadas seria outro nivel de estresse. Como se diz popularmente: “mais tem Deus pra me dar”. O que mais me causa surpresa é de que um Banco de solidez comprovada não tome os cuidados devidos de monitorar suas atividades on-line e proteger seus clientes. Imperdoável. Detalhe curioso foi que uma das atendentes afirmou-me que esse meu caso não era o primeiro e coisa semelhante vem ocorrendo frequentemente. Bom, pelo visto, não será o último. Fiquei injuriado. Se você, prezado leitor ou leitora, for cliente desse banco abra os olhos! Embora disponha de Tecnologia e Legislação não administram como devido. Questão de inteligência gerencial. Vejam vocês, os gatunos cibernéticos estão de plantão a um clique. Podem influenciar eleições, derrubar economias e governos, além de semearem discórdias na vida cotidiana. Segundo estudos recentes, nestes tempos de pandemia as chamadas Fakes News e os assaltos online aumentaram mais do que em dobro.
Segundo a Kaspersky, empresa especializada em segurança de dados, o Brasil foi, em 2020, campeão mundial em phishing (crime de enganar as pessoas para que compartilhem informações confidenciais como senhas e números de cartões de crédito). Campeonato mais bisonho! Coisa de quem vive a busca de ser sempre campeão em tudo. Ficou a frente de Portugal, França, Tunísia e Guiana Francesa, que formam o quinteto de territórios com o maior índice de roubos de dados pessoais. A coisa, no Brasil, se intensificou na ordem de 120%, nesses tempos de pandemia, catapultado pelo uso da internet em diversos propósitos, o crescimento do uso do Internet Banking (meu caso pessoal), das compras por internet e a busca de noticias sobre o Coronavírus. Fui lesado, sim. Pura ironia. NOTA: Ilustração colheida no google imagens

15 comentários:

Claudio Bittencourt disse...

Fui vítima também de um golpe cibernético, mas o tratamento que recebi da CEF foi muito diferente. Em momento algum me recriminaram, e eu até estava me sentindo culpado. Só me pediram para registrar um BO. Poucos dias depois que entreguei o BO, eles depositaram a quantia subtraída. É fundamental fazer o BO. Você deve também relatar o caso aos órgãos de defesa do consumidor, inclusive o "reclame aqui". Divulgue o caso o mais que puder. A má fama é o pior castigo que eles podem sofrer. Não limite o registro a este blogue, mande para todos os seus contatos. Se tiver disposição, acione-os no. Juizado de pequenas causas. Se você provar que o site deles foi invadido, ganha a causa. De qualquer forma, o escarcéu que você fizer, poderá favorecer possíveis futuras vítimas.
Boa sorte e um abraço de solidariedade.

Adierson Azevedo disse...

Que situação absurda! É disso que meu amigo e colega de mestrado tem falado tanto nos últimos tempos: a segurança dos dados pessoais.
Eu não faço nada pela internet pois não confio em sites "seguros"!

Girley Brazileiro disse...

Pois é @Claudio Bittencourt Estou conversando com meu Advogado para preparar uma ação a altura que o caso merece. Essa de BO eles pediram também estou providenciando. Tiveram pressa de receber. Mas de me tratar bem? Nem pensar! Eles me aguardem.

José Paulo Cavalcanti disse...

Solidário com sua perda, amigo. É mesmo danado. Abraços.

Grainy Brasileiro disse...

Girley eu sinto muito o acontecimento Deus lhe dará em dobro abraço primo

Marcos Aurélio Dutra disse...

Dica: Quando entrar no site do banco, digite uma senha errada.
Se entrar no site com senha errada é porque o site é falso. Se o site rejeitar a senha, o site é verdadeiro.

José Otavio de Carvalho disse...

Lamentável Amigo! Os criminosos se sofisticam a cada dia. É certo que em nossa faixa etária custa-nos sair da zona de conforto. Mas perseguir os direitos pelas vias legais é o recomendável, até para o bem da sociedade.

Diógenes Andrade disse...

Que pena amigo. Isso só acontece em bancos de judeus RICOS, que só aceitam contas de clientes Ricos. Lembro que a algum tempo atrás, tentei abrir uma conta no Safra, mas não aceitaram. Meu padrão de investimentos era muito baixo. 🤷‍♂️🤷‍♂️🤷‍♂️

Vanja Nunes disse...


Tempos dificieis mesmo, fins do tempo como diria minha mãe
Mas o que fazer ?? Ter paciência
Bom domingo meu amigo

Dulce Nadruz disse...

Lamentável amigo . Espero que consiga reverter esta situação com as providências cabíveis . Um abraço .

Nelcy Campos disse...

Bom dia e parabéns.

Elizabeth Marinho disse...

Li seu Blog ontem e agente fica vendo que não temos segurança em nada Só me lembrei de quando fui roubada e fiquei a ver Navios mas espero que vc tenha mais Sorte que Eu

Adilson (Gravatá) disse...

Verdade! Agente tem que ficar muito atento, mesmo tendo total cuidado.

Jorge Fernando de Santana. disse...

Amigo Girley, você só não é um diplomata de carreira porque não se interessou. Um aloprado qualquer teria produzido uma catilinária hipergrotesca ante o duplo despautério. Com estilo, prudência e arte, você driblou a polêmica. E deixou para seus leitores o juízo impiedoso. (Nosso querido Júlio Silva tomou a defesa dos agredidos e horrorizados. E foi, como sempre, muito feliz no seu desabafo.) No mais, acho que valeu trazer à reflexão os disparates injuriosos (mesmo sob o disfarce de chiste). Quanto a mim, sigo fielmente o saudoso Millôr: "Um sujeito de bom senso não discute com um indivíduo desajuizado; porque quem vai passando, não sabe qual dos dois perdeu o tino".

Shirley Dantas disse...

Lamentável. Espero que resolva tudo e consiga recuperar o dinheiro. Quando resolver tudo, dê adeus a esse banco que não se preocupa com os clientes.

Haja Cravos

Neste recente 25 de abril lembrei-me demais das minhas andanças em Portugal. Recordo da minha primeira visita, no longínquo verão de 1969, ...