segunda-feira, 13 de abril de 2020

Dendicasa

O mais curioso de quem está nessa quarentena que vivemos é que todo dia tem cara de fim-de-semana. Quando não é sábado é domingo. Perdi a noção. A exceção de quem é necessário e está na vertical. Eu, como não sou, fico dendicasa. Mas, está sendo dose... Preciso de estomago e fígado aptos. Não posso ir ao clube caminhar, nem à academia, nem ao supermercado ou padaria. E nem na casa do Zôto! Acordo tarde e durmo tarde, também. Lavo as mãos. Fico caçando o que fazer... derna do mês passado. Dendicasa. Tendeu? É da cama pro sofá, lavo as mãos, daí pra mesa, depois pra cozinha, onde me aventuro cozinhar e lavar. Ah! fico olhando embasbacado a maravilha de como a máquina gira bonitin e lava os panos. Nunca havia parado e notado. Lavo as mãos e volto pro sofá, leio o jornal e arrepio os poucos cabelos que restam. Lavo as mãos e corro pro’scritório que está em reforma. Logo agora!Fico desesperado. Ah! vez em quando, vejo-me obrigado a uma passadinha no quartinho (ninguém é tapado!). Aliviado, lavo as mãos.
Perambulando dendicasa, chego à janela, contemplo o horizonte por trás dos zôtos prédios e observo a rua deserta. E sem buzinas. Vejo pássaros! Eles são lindos e estão fazendo a festa. Vejo, também, motos e motoqueiros... Ah, esses são muitos! Livres e soltos nas ruas e avenidas carregam caixas de cores variadas. Cheias de comidas. Olho de volta pra dendicasa, arrisco uma arrodeada sorrateira no carrinho de bebidas. Rendido à tentação, lavo as mãos, meto gelo num copo e cubro com doisdedo de Whisky. Viro logo um primeiro gole enquanto o gelo não derrete e, prazerosamente, começo a projetar um almoço. Lavo as mãos e volto prosofá, ligo a TV, mas desligo depressa porque  dá a impressão de ver jorrar sangue pelas laterais do screen. Pego o celular limpo com Álcool 70º- INPM e acesso o Zap. Choro e dou boas gaitadas, alternadamente. O que dá pra chorar está dando pra rir, também. Lavo as mãos. Pego o livro e volto a ler. Faço um intervalo, lavo as mãos, e pego a faixa cinza de Pilates pra fazer alongamentos. No meio dos exercícios o celular, ainda limpo, chama. É um facetime! Passo a exercer o papel de vovô conversando, com voz de vovô babão. Essa voz funciona tanto para longe, quanto para muito longe. Lavo as mãos e tomo outro gole do whisky, que já virou água. Ligo o som, escuto Bocelli, meu favorito, lavo as mãos e volto a ler o livro... Faço anotações pensando em você que está lendo estas bobeiras de um "prisioneiro" inocente.
Meu Deus do céu, qué-qu’eu faço mais, dendicasa? Pensei em tirar férias. A ideia foi luminosa, até descobrir que só resta uma opção de outro dendicasa, lá na serra. Peraí, quero minha vidinha antiga de volta. Será que será igual? Estou me dando conta que era feliz e nem sabia.  
a playliMeu Deus do
Nota: Charge de Renato colhida no Google imagens.
 
 

 

 

23 comentários:

Glay Brasileiro disse...

Exatamente isto Girley! Aqui, a rotina é quase a mesma, paciência.

Mauro Gomes disse...

Ótimo texto para ler dendicasa.

JR Produções disse...

Olá Girley, você me lembrou Memórias do Cárcere de Graciliano Ramos, muito bom!

Cristina Carvalho disse...

Que realidade descrita de forma jocosa e hilárica. Desopilei!!!😂😂😂

Paulo Miranda disse...

Muito bom amigo. Ajuda passar essa quarentena que está virando centena!!!

Kakau Viana disse...

Beleza primo, uma leitura gostosa, leve, mesmo se tratando de "um prisioneiro inocente". Parabéns! Gostei do gelo dentro do copo. Salute.

Adierson Azevedo disse...

👏👏👏👏👏👏 Mais um excelente post dendicasa!!!! 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Tô na mesma!! É whisky e vinho do Porto Velhotes que nem eu!! 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

Moisés Wolfenson disse...

Amigo Girley , gostei...... eu estou , você está , todos nós estamos DENDICASA, acho que PARUMÊS ,acaba !

Antônio Carlos Neves disse...

É isso aí primo e essa a nossa vida agora só que minimizados as áreas de atritos vou dormir as 2 hs. Acordo as 10 hs. Tomo o remédio para pressão e o Centro mulher é da minha mulher é tanta da vitamina que faz medo até de ovular bebo meu chá de limão com alho e logo a seguir chá verde com canela e gengibre vou para varanda 20 minutos de sol de um lado do outro bebo água e como sou bom de cama vou dormir até as 14:30 hs. Acordo tomo banho almoço e vou descumer o que comemos no dia anterior como sou síndico ligo para portaria vejo as correspondências o que tiver que pagar chega no zap pago imprimimos os pagamentos e arquivo os documentos da mesma forma com nossos pagamentos vou para cadeira do papai cochilando até as 6:00 hs. Ligamos no canal 6 e vamos assistir Sikeira se meu pai fosse vivo o nome do programa séria gonorreia televisiva e por aí vai até jantar Bolsonaro café com leite pão assado na manteiga kkkkk

Fernanda Nicéas disse...

Amei o que escreveu, companheiro Girley. Alivia e alegra nossos dias “dendicasa”. Continue escrevendo assim.

José Paulo Cavalcanti disse...

Dendicasa é bom, amigo. Eu pelo menos estou achando maravilha. Estou acabando de escrever dois livros. Baixei uma pilha de compromissos que tinha, como prefácios e afins. E se durar mais um pouquinho, baixo também a pilha dos livros ainda a ler. Em resumo, Prisão Domiciliar é a melhor invenção da humanidade. Abraços fraternos.

Ina Melo disse...

👏👏👏👏excelente amigo! Somos muitos assim nesse vai e vem! Eu que não sou de muitos trabalhos domésticos (só gosto mesmo é de cozinhar) e estou em completa mordomia na casa do meu neto, aí sim! Danou-se! Saio do livro, vou pro Zapp! Daí vejo o mar! Lá vem a vontade de ir embora me abraçar nas suas águas límpidas! Lá vem os pensamentos! Vontade de abraçar os filhos,netos e bisnetos e até o meu cachorrinho Zeus, que ficou na minha casa! Ah! Mas se sobreviver vou mergulhar numa outra quarentena de farra😂😂😂

Girley Brazileiro disse...

Na verdade, estou reclamando de "barriga cheia". Imagino aqueles que não têm onde morar ou vivem nas franjas da metrópole, amoquecados num único vão de abrigo. Praticamente, sem dendicasa. Perdão Senhor pro esse pecado.

Dulce Nadruz disse...

Adorei amigo o dendicasa. É isso mesmo ! Até quando ? Só Deus sabe . Um abraço .

Ranulfo Cunha Filho disse...

Muito bom primo, parabéns.

Marcelo Villock disse...

Excelente texto, que nada mais é do que a realidade que, principalmente, nós integrantes do tão chamado "grupo de risco" estamos experimentando e exercendo nessa longa quarentena. 👏👏👏

Ieda Almeida. disse...

Adorei...dei boas gargalhadas e também achei ótimo o tempo de preparar a comidinha . Parabéns Sônia!!

Fabiano Toquetão disse...

Adorei.

Ana Inês Pina disse...

Pediram pra fazer um feriadão, do carnaval ao Natal, mas ñ sabiam q era pra ficar “dendicasa” 🥴

Diogenes Andrade disse...

Tomei a liberdade de encaminhar para diversas pessoas essa postagem do amigo.
Desnecessário comentar a descrição do atual momento que todos estamos vivendo, porém com a maestria que te é característica.
Forte abraço.

Aroldo Paiva disse...

Massa amigo e, eu JÁ disse tudo. Fica feliz!

Júlio Torres Silva disse...

Buenísimo tu crónica del recluso que entre que lava las manos 100 veces por día, descubre lo buena que era nuestra vida antes del covid-19...! Un abrazo

Leonardo Sampaio disse...

Sou fã de acompanhamento do seu blog e divulgação de suas excelentes postagens, mano Girley !
Renovados parabéns e abração p todos familiares.

Haja Cravos

Neste recente 25 de abril lembrei-me demais das minhas andanças em Portugal. Recordo da minha primeira visita, no longínquo verão de 1969, ...