quarta-feira, 18 de março de 2020

Pânico Global

O que se vive hoje no meio do mundo, com a Covid-19, está mais para um filme de ficção cientifica do que para realidade. Aliás, existem filmes de Hollywood (americanos adoram fazer dessas gracinhas) nos quais a destruição da espécie humana serve de enredo escabroso. Campeões de bilheteria! Mas, agora é pura realidade.
É verdade que o mundo já passou por provações semelhantes no passado. A Peste Negra e a Gripe Espanhola são exemplos lembrados sempre. Dizimou milhares de milhares de humanos. Houve outras mais recentes, da mesma família da Corona, sem as consequências alarmantes ou repercussão da atual.
O atual desafio da humanidade se reveste de características das mais contundentes e resulta num pânico global. O mundo parou e não se fala e outra coisa. Estamos, certamente, no limiar de novas formas de vida e disso ninguém duvida. Este terror que se alastra pelos cinco continentes serve como um “freio de arrumação” nas diferentes sociedades, que terão de estabelecer novos costumes e novos modus vivendi para seguir adiante e organizando o mundo do futuro. Ao que tudo leva a crer é que a coisa pode passar lentamente, após deixar um rastro de destruição e luto. Doloroso é que, visivelmente, os humanos ainda não estão preparados pra prova tão pesada.

Geografia do Pânico
Um dos aspectos mais curiosos da situação de agora é o fato de que, graças à moderna tecnologia, a comunicação do mundo atual é rápida e eficiente, embora que atuando como uma “faca de dois gumes” cortando de modo indistinto pelos lados positivo e negativo. Indiscutivelmente a informação precisa e a tempo é fundamental para que a população se mantenha atualizada e apta a adotar providências corretas. Soa até como uma benção. Mobilizar para o bem é sempre bem-vinda. Contudo, há os que se mantêm de plantão deletério para disseminar noticias falsas, as famosas e frequentes Fakes News, que em nada ajudam e, ao contrário, exacerbam o pânico e deteriora o tecido social já tão gravemente esgarçado. Este é o caso do nosso Brasil. É estarrecedora a produção de alarmes falsos e inquietantes. A sociedade se torna indefesa diante do turbilhão de mensagens que entra sem trégua pela TV, rádio, e-mails e, sobretudo, pelo celular e aparatos similares. Pelo celular chega a ser um desespero. Entre essas mensagens se destacam as diversas teses que buscam explicar a origem o vírus: arma biológica, golpe chinês para dominar a economia mundial, infiltração nociva dos norte-americanos nos regimentos do exército chinês e outras mais surpreendentes. O fato é que o mundo parou diante desse quadro dantesco de Pandemia. Para os crentes esta é também uma lição severa de Deus para que os humanos se mostrem mais humanos e mais generosos com o ambiente por Ele criado. Baseado nesta última tese, uma coisa é certa: contidos nas fronteiras fechadas, em sofrimento pessoal, reclusão, quarentena ou o que ocorra ser qualificado o tal “freio de arrumação” acima referido leva a que a humanidade repense no seu comportamento. Há seguramente muitas correções de rotas a serem feitas. Quem viver verá.
Aqui no Brasil, onde o vírus se espalha, a situação é preocupantes ao extremo dadas as condições de risco da grande massa populacional que, apenas, sobrevive sem instrução educacional devida e habitando ambientes desestruturados – sem água, sem saneamento básico, muitos sem energia elétrica – além de padecer sem atenção de saúde adequada. Sem nada, afinal! Mitigar esse quadro deteriorado, que seria providencial ficará ainda mais difícil num momento de crise como o atual.
Mais do que isto há, por cima de tudo, uma luta insana dos poderes da República que não cessam de medir forças e primam pela desorganização da estrutura institucional. Pobre Brasil ter que viver em constante pânico.
Só Deus pode nos salvar. Nessas horas é fundamental ter fé e esperança.

 NOTA: Ilustração obtida no Google Imagens.           

5 comentários:

Glay Brasileiro Neto disse...

Perfeito Girley! Um novo mundo, se avizinha. Sem dúvida nenhuma, quem viver, verá.

Antônio José Melo disse...

Caríssimo amigo Girley Brasileiro!
A explicação sobre o que está ocorrendo em nosso planeta ao receber a inesperada visita desse desconhecido visitante, (Covid 19), é uma incógnita. Estamos no século XXI, tudo evoluiu tecnologicamente, inversamente proporcional ao crescimento espiritual da criatura humana. Há um grande aprendizado em tudo isso que está ocorrendo. É preciso enxergar a dimensão e inteligência cósmica, para daí, sentir o inexpressivo tamanho do ser humano diante dela. A natureza fala um idioma diferente do nosso, um falar sábio e impositivo, imparcial e determinado, assim sendo, nos impõe um aprendizado, independentemente dos recursos tecnológicos que possamos dispor. Os atuais fatos vem tentando despertar a humanidade para um mundo melhor, onde o amor e a solidariedade tenham os seus verdadeiros valores, reconhecidos.

Ivan Buregio disse...

Parabéns pelo artigo publicado no Blog

Ina Melo disse...

Realmente amigo estamos dentro de um filme, que não lembro o nome, todos os seres vivos morriam e só ficavam as casas. Essa é a sensação que tenho, igual a de quando vi o ataque as Torres gêmeas!Pura ficção na nossa realidade!

Wirson Santana disse...

É amigo vivemos para ver coisas que só víamos através de livros e ficções cinematográficas.
Não há nenhum livro que explique esse momento.

Haja Cravos

Neste recente 25 de abril lembrei-me demais das minhas andanças em Portugal. Recordo da minha primeira visita, no longínquo verão de 1969, ...