quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Viva Colômbia

Estou retornando de mais uma visita à Colômbia. Pela terceira vez, ainda que não seja um destino pouco comum dos turistas brasileiros devido aos estigmas decorrentes das lutas internas, da guerrilha e do narcotráfico, no passado recente. Coisa do passado dá pra perceber, porque a situação hoje é outra e a paz foi selada. É uma história bem conhecida que não vou me ater neste post. Ao invés disso quero comentar sobre as minhas recentes passagens pelo vizinho país. Estive por lá em 2010, quando as coisas se reorganizavam e as FARC concordavam em estabelecer um pacto de paz, alcançado somente recentemente. E agora, na semana passada, quando encontrei um clima de tranqüilidade e um povo leve e solto nos quatro cantos do país.
A Colômbia é um país muito especial devido aos seus traços culturais, sua História, seu povo alegre e hospitaleiro e sua riquíssima diversidade ambiental, composta por paisagens tropicais, praias exuberantes nos lados Atlântico (Mar do Caribe) e Pacifico – aliás, um privilégio ser banhada pelos dois maiores Oceanos, salpicados de ilhas paradisíacas – além da parte montanhosa da Cordilheira dos Andes e boa parte da luxuriante Região Amazônica, com uma floresta invejável. É um dos 17 países de maior biodiversidade do planeta, classificado em terceiro lugar em número de espécies vivas e em primeiro lugar em número de espécies de aves.
Economicamente falando é a quarta economia da América Latina. O PIB do país, atualmente ao redor de US$ 700 Bilhões, tem tido crescimentos significativos nos últimos tempos e em 2007, por exemplo, atingiu a significativa casa dos 8,2%. A base da economia é calcada em petróleo, carvão, ouro e produtos agrícolas, com destaque para o café, tido como o mais suave e saboroso do mundo. Duas outras coisas se destacam na produção e exportações da Colômbia: flores e esmeraldas. Mais de 70% das flores importadas pelos Estados Unidos são colombianas e o país é a principal fonte de esmeraldas do mundo.  Conta atualmente com quase 50 milhões de habitantes com renda per capita de US$ 8 mil, embora que 28% da população viva abaixo da linha de pobreza. Desequilíbrio na distribuição da renda, coisa típica da América Latina.
Visão Noturna da Cidade de Bogotá
Bogotá, a capital do país é uma metrópole estupenda com seus 8 milhões de habitantes, vida cultural intensa, cosmopolita, centro de grandes negócios na Região. Chama atenção a infraestrutura urbana de primeira linha, com avenidas monumentais, trânsito fluido e sistema de transportes públicos bem resolvido. O paranaense Jaime Lener andou por lá dando uma contribuição nesse plano, no inicio deste século.  Situada a 2.800 m. de altitude tem sempre um clima bem temperado o que a transforma num agradável ambiente estilo europeu. Comércio sofisticado, grandes lojas mundiais, centros de compras de grande porte e para completar muitos restaurantes de categoria estrelada. A cozinha andina, que vem se destacando recentemente, tem em Bogotá um dos mais vibrantes centros. Aliás, importante lembrar a rica cozinha típica colombiana que leva o visitante a experimentar do mix de sabores indígenas, africanos e espanhóis. Em estando por lá, impossível sair sem provar uma arepa, um tamal ou um crocante patacón. E, quando o frio aperta a saída é tomar uma canelada quente, que é espécie de quentão, feita com canela em pau, limão, maçã, ervas diversas, vendida, por ambulantes, nas ruas do centro da cidade. Delicioso. Se o freguês desejar pode acrescentar uma dose de Néctar, típica aguardente colombiana com sabor de anis. Imperdível. 
Como se não bastasse tudo isto, Bogotá abriga dois monumentais museus: o do Ouro, que mostra a rica e aurífera arte primitiva dos habitantes pré-colombianos, denominados muíscas, e o Museu Botero que mostra a arte de Fernando Botero, que vem ser a maior expressão contemporânea das belas artes do país. Festejado por todo lado, o artista está eternizado no seu museu e nas reproduções populares das suas esculturas e pinturas. Ele é vivo e mora em Paris.
Peça précolombina exposta no Museu do Ouro
Nos arredores de Bogotá outras grandes atrações turísticas enchem as vistas do visitante, destacando-se entre essas: o bairro da Candelária de arquitetura típica espanhola e caprichosamente preservado; o Monserrate, uma elevação de 3.000 m na periferia da capital e de onde se vislumbra a grande metrópole; a laguna de Guatavita – que guarda no seu fundo um tesouro em ouro, escondido pelos primitivos habitantes, evitando ser levado pelos espanhóis para a Europa –, situada fora a capital, e a majestosa Catedral de Sal, escavada no seio de uma montanha de sal, na localidade de Zipaquirá, situada a 45 km de Bogotá.
Para provar da alegria e da descontração do povo colombiano o endereço certo é o famosíssimo restaurante Andrés Carne de Rés, na localidade de Chia, subúrbio de Bogotá. É único no mundo. Nada igual se encontra noutra parte. Comida de primeira e um ambiente kitsch como em nenhum outro canto. Tem badulaques de toda ordem, seja clássico ou popular num ambiente lúdico e, sobretudo alegre, dominado pelas músicas caribenhas. É outra coisa imperdível e diversão certa.
Nave central da Catedral de Sal, a 40 metros de profundidade da Terra. 


 Mas, a Colômbia não se restringe à Bogotá. Outras cidades são centros de atração certos. Por exemplo, Cartagena de Las índias, a beira do Caribe, sobre a qual falarei na próxima postagem.   
Uma das mais expressivas telas de Fernando Botero (Museu Botero - Bogotá)
 NOTA: Fotos obtidas no Google Imagens e da autoria do Blogueiro.

12 comentários:

Fernanda Pires disse...

Acabei de ler seu recente blog. Maravilha aula de História. Vc conta tudo com detalhes, levando o leitor a querer continuar lendo, pois seu estilo de escrever é muito agradável.
Já estou esperando o próximo.
Fernanda Nicéias Pires

Sonia Chalegre disse...

Obrigada Girley pelo relato da sua viagem fiquei encantada pretendo me programar para viajar para a Colombia e fazer o seu roteiro.
Sonia Chalegre

Vanja Nunes disse...

Bom dia
👏👏👏👏👏👏
Adorei, espero o próximo !!!
Vanja Nunes

Leony Muniz disse...

Girley, parabéns mais uma vez. Já mandei para uma dezena de amigos. Beijos Leo

Thereza Leal disse...

Girlei lemos eu e Umberto o seu blog fantastico so você com esta competência para nós fazer vivenciar lugares que nunca fomos conhecemos através de você obrigada mais uma vez.
Thereza Leal

Cristina Carvalho disse...

Magnífica reportagem Girley. Agradável de ler é rica em informações. Parabéns!!!☘🌹👏👏👏
Cristina Carvalho

Hercilio disse...

Amigo Girley, li seu blog sobre Bogotá e como estou de viagem marcada para janeiro com destino a Colômbia agradeceria que vc me passasse as dicas para as outras cidades que vc foi; Cartagena, Cáli ,Medellín ou outras. Parabéns pelo bom texto.
Hercilio

Riolanda Castelo disse...

Gostei de ter conhecimento desse país tão bem divulgado pela sua viagem,pois como vc menciono o passado foi tenebroso,mas hoje nos faz ter vontade de melhor conhecê-lo.
Riolanda Castelo

Susana Gonzalez disse...

Un país hermoso, tuve la fortuna de vivir ahí, en tiempos violentos cuando apenas iniciaba, sin embargo, fuimos muy felices. Lo más lindo de ese país, es su gente . Me encanto tu reseña me invito a visitar de nuevo ese país. Besos.
Susana Gonzalez

Sonia Canavarro disse...

Depois da sua bela descrição da Colômbia ,Fiquei com muita vontade de conhecer. 👏👍
Sonia Canavarro

Dulce Nadruz disse...

Obrigada amigo por me fazer recordar da bela Colômbia que la estive por duas vezes e, onde tenho grandes amigos.
Dulce Nadruz

Elda Diniz disse...

Muito charmoso, viajado e intelectual! Descreve todas as viagens onde o leitor possa visualizar as narrativas. Sou sua fã!
Elda Diniz

Insegurança nossa de Cada Dia

Pobreza, fome, analfabetismo, disparidades inter-regionais de renda, saúde publica falha, politica educacional também, governos míopes e som...