quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Cartagena de las Índias



Herança em estilo espanhol em Cartagena de las Índias
Semana passada, quando publiquei um post falando sobre a Colômbia, onde estive recentemente por dez dias, lembrei que as atrações do país não se limitam àquelas que comentei e encontrei na capital, Bogotá. Outras cidades colombianas se destacam pelas suas riquezas culturais e econômicas, entre as quais: Medellin, Cali, Barranquilla e Cartagena de Las Índias. Escolhi esta para o post de hoje.  Situada à beira-mar do Caribe, Cartagena é um dos sítios históricos mais famosos da Colômbia e do continente. Sua atração turística é indiscutível. Visitá-la equivale a um mergulho na História das Américas.
Embora fundada em 1º de Junho de 1533, pelo espanhol Pedro de Heredia, a região da baía de Cartagena já contava com assentamentos de povos indígenas desde o ano 4000 aC ! Arqueólogos garantem que naquela área, conhecida originalmente de Puerto Hormiga, foram encontradas as mais antigas peças de cerâmica da região.  Importante registrar que foi ali onde os espanhóis estabeleceram o ponto mais importante do trabalho de colonização das Américas. De lá exportavam para Espanha toneladas de ouro e prata, colhidos nas minas do Peru e da denominada região da Nova Granada. No mesmo porto recebiam as maiores levas de escravos trazidos da África e empregados nos trabalhos pesados da Colônia. Essa mistura de raças e culturas seguramente explica a riqueza e diversidade cultural que a cidade ostenta. Imaginemos o caldo social que resultou dessa mistura de indígenas, africanos e espanhóis.  
Bandeira nacional hasteada por todo lado. Orgulho de ser colombiano.
Cartagena foi a capital do Vice-Reinado da Nova Granada, a partir de 1717, que abrangia os atuais vizinhos: Peru, Equador, Venezuela e Panamá. Estes quatro, aos poucos, se tornando independentes depois da independência da própria Colômbia, em 1811. É patrimônio cultural da UNESCO dede 1984. Imediatamente lembrei-me que é tudo ao contrário do que se vê na nossa Olinda(PE). Lá, a condição de patrimônio cultural parece ser levada a sério, haja vistas à preservação do patrimônio histórico, a limpeza da cidade, a primeiríssima rede de hotéis e restaurantes, a deslumbrante iluminação turística e principalmente a forma competente de administrar a atividade turística envolvendo a população como um todo. Tenho pra mim que houve um treinamento geral daquela gente para fazer do turismo a sua forma ideal e honesta de ganhar a vida. Não deve nada às grandes cidades atrações da Europa. Sem duvidas, aquilo lá merece servir de modelo para nossos administradores de turismo, em Pernambuco ou noutras cidades históricas brasileiras.
Com uma população beirando o Milhão de habitantes, Cartagena é composta de vários bairros no entorno da cidade murada (amuralhada, como eles dizem), sendo os mais importantes: o do Getsemani e Boca Grande.  
Ponto de destaque na Cidade Murada. Muito luxo em Hotel e Restaurante.
Beleza iluminada corretamente
A Cidade Murada é sem dúvida a grande atração local. Por lá é onde a cidade acontece. E é para lá que levas de turistas do mundo inteiro se dirigem dia e noite. Com características coloniais, cada rua é um cenário diferente e atrativo. Tudo conservado e transformado em hotéis, bares e restaurantes caprichosos no décor e nos cardápios. Uma parada num café (o colombiano se orgulha da qualidade suave e aroma da produção local), num restaurante para um bom almoço ou jantar e depois assistir gratuitamente a uma apresentação folclórica na Praça Santo Domingo, não tem preço. Fora isto, é impossível deixar de dar um giro nas incontáveis lojas enfileiradas e oferecendo desde os artigos de grife famosas aos ricos e vistosos produtos artesanais da região. Entrar numa rua e sair por outra apreciando o casario, as igrejas e palácios é diversão segura e de encher as vistas dos mais desatentos.  Ah! Um conselho ao leitor ou leitora: quando passar por lá, não deixe de visitar as joalherias de esmeralda – uma especialidade colombiana – e pérolas. São relativamente baratas e, sobretudo, belas.
O bairro do Getsemani, vizinho à cidade amurallada, é também interessante com seus hotéis e restaurantes atrativos. Além do que, oferece a vantagem de não exigir transporte para chegar ao sitio histórico. Já o Boca Grande é mais afastado e tem um perfil de modernidade com arranha-céus e muito movimento devido aos grandes hotéis de bandeiras internacionais, shoppings centers e cassinos à beira-mar. É, sem dúvida, uma visão moderna de Colômbia e também atrativa.  Boca Grande é a Ipanema de Cartagena. 
A beleza dos balcões à espanhola por toda parte.
Uma vista da cidade intramuros e ao fundo o moderno bairro de Boca Grande
Imagem do Por do Sol no Café Del Mar
Para terminar, um especial registro sobre o programa mais esperado pelos visitantes: assistir ao espetáculo do Por do Sol, no Café del Mar instalado na Fortaleza histórica, situada na muralha da cidade e construída pelos espanhóis para proteger a cidade dos piratas e invasores. Imperdível. A coisa é bem programada. Música especial domina o ambiente e parece acompanhar vagarosamente a descida do Astro Rei, no Mar do Caribe. É simplesmente lindo. E naturalmente pedindo um bom trago de Rum, bem colombiano, para baixar de vez o espírito romântico dos corações enamorados.
Eita curtição danada de boa! Foi assim que vivi Cartagena de Las Índias. Bom demais.

NOTA: As fotos que ilustram o post são da autoria do Blogueiro

6 comentários:

Unknown disse...

Girley, parabéns pelo relato e por ter captado o espirito de Cartagena.
INFELIZMENTE a comparação com Olinda é terrivel para nós
Você viu e constatatou que não precisamos muito para respeitarmos , também, nossa rica história
Abraço
Gualberto

Dulce Nadruz disse...

Girley amigo , mais um passeio você me proporciona nessa linda Cartagena que lá estive e adorei . Na sua descrição tenho a impressão que estou caminhando por las calles de Cartagena . Um abraço.
Dulce Nadruz

José Artur P. V. De Melo disse...

Girley. Arretado, como sempre. Veio-me uma ideia. O Fernando La Greca está dinamizando a revista dele, a FÁCIL Nordeste, e tenho colaborado com textos sobre assuntos diversos... Pensa se essas tuas publicações no BLOG do GB não se adequariam...
Vamos nos falando... Abração,

José Artur Paes Vieira de Melo

Ina Melo disse...

Essa está nos meus planos no próximo ano!
Ina Melo

Ina Melo disse...

Tenho um conto "0 Solar de Bernarda Cabrera" passado em Cartagena tanta é a vontade que tenho de conhecer.
Ina Melo

Francy Gutierrez disse...

Vamos te acompanhar nessa viagem, lugar o qual já conhecemos e gostamos bastante... É uma linda cidade.....
Francy Gutierrez

Lição para não Esquecer

Durante a semana passada acompanhei com interesse de quem viveu a historia, as manifestações que relembraram o golpe militar de 1964. Com um...