quarta-feira, 8 de outubro de 2008

ELES NÃO FORAM ELEITOS

Confesso que fiquei aliviado, quando conferi os nomes dos vereadores eleitos para a Câmara Municipal do Recife. Além de encontrar nomes de conhecidos e amigos, vi que não aparecia nenhum dos folclóricos nomes de candidatos que encontrei listado no Diário de Pernambuco, do dia 20 de julho passado.
Durante toda a campanha, fiquei numa inquietação desmedida. Eleição sempre traz muitas surpresas. A gente só sabe o resultado quando as urnas são apuradas. Caso alguns desses candidatos saíssem vitoriosos, eu veria muitas dificuldades para a sociedade absorver seus nomes raros, quase alcunhas, nada recomendáveis para a composição da Casa de José Mariano.
Imaginem vocês o que faria, se eleito, o Vereador Faca Cega (PTN), como legislador municipal e em favor da cidade. Mais do que isso, imaginem, ele se candidatando à Presidência da Casa. No mínimo ele iria compor, a mesa diretora, com Largura (PV), para ampliar a mesa, Gordo da Salada (PTC), que refrescaria o plenário com sua salada de frutas, Pombo Branco (PPS), para estabelecer a paz nas horas de tumulto, Radio Olinda, o Popular (PSL), irradiando todos os acontecimentos, e Tieta do Agreste (PTN), que se desmancharia em carinhos e sensualidade, para aprovação de alguns projetos. Na Secretaria da Casa, a melhor pedida, para ele, seria Tati Pink (DEM), que, aliás, olhe lá, teve uma votação excelente e ficou com uma suplência.
Para a articulação política da Câmara, atuando no “meio de campo”, Faca Cega teria como boa pedida o nome do vereador Mauro Shampoo, cabeleireiro e jogador do Íbis, que, com toda certeza, seria desafiado pelo vereador Pelé (PTdoB), sob a alegação de que seu nome é uma grife mundial. E, aqui prá nós, seria justíssimo!
Pensem ainda nos esforços que Paulo Rodela (PSDC), Gorda (PRP), Dalva Maga (PSDC) e Cenoura (PTN) fariam para derrotar essa chapa de Faca Cega, que, aliás, nessa hora, já teria o apoio de Liberato Costa Junior, que, depois do enézimo mandato, saiu derrotado nas urnas e, sem outro remédio, apostava todas as cartas no seu ex-militante. Isso mesmo, eu soube que Faca Cega era o mais importante cabo eleitoral de Liberato. Cá pra nós, a meu ver, um verdadeiro Calabar! Como é que pode? Liba não merecia!
Eu só sei que a briga deveria ser grande, até porque eles iriam argumentar que representavam uma renovação, sangue novo e novo tempo na Câmara Municipal. Os poucos veteranos, restantes, estariam neutralizados e sem ação, diante de tantas novas energias. Além destes, ainda concorreram: Mimi, Bibiu, Zé Ninguém (que poderia mudar de nome para Zé Gente), Neno Burracheiro, Jorge da Pressa, Lourdes do Posto e Fátima da Lojinha (coitadinhas), Louro José, imagine só, Adilson Bolinho e Cuscuz.
Ah! Fiquei pasmo, também, com alguns candidatos do interior e ainda não tive tempo de examinar quem foi eleito em algumas cidades. Fico preocupado se entre os vitoriosos se encontram Peitinho (PRB), Potência (PV) e Dedé da Simpatia (PSDB), em Petrolina, que, aliás, tiveram a subida honra de disputar vagas com Alexandre Barak Obama (PSDB). Aí sim, só era o que faltava, Barak Obama ser eleito para a Câmara Municipal de Petrolina... e perder nos States. Estaria feita a maior confusão internacional...
Pois é, eu acho que esses senhores e senhoras, sem a menor chance de fazer uma campanha adequada e ganhar a eleição, apelam para a gaiatice desmedida e tentam, com isto, desmoralizar um processo que requer respeito e maturidade. O Brasil merece coisa melhor!
A idéia que passam é que jogam um jogo do vale tudo. Deve ser isto mesmo. Foi assim que Reginaldo Rossi e a empresária de garotas de programa, Odete, encararam as urnas, em Jaboatão dos Guararapes e a rebolativa Gretchen, em Itamaracá.
Meus amigos, foram muitos outros nomes folclóricos que se apresentaram como candidatos, no Pernambuco afora, entre os quais: Durão (PSL), Galega (DEM), esta, segundo o jornal, é uma legitima afro descendente, Xupeta (PDT), Fossa (PTdoB) Véi de Gaia (vôte!) (PDT), Buda (PMDB), João da Ema (PPS), Sapo de Tomate (PTB) Isac do Xuxu (PSDC), Pudim (PDT), Zé Pezão (PSC) e Paulo Doido (PDT).
Para terminar, eu soube de um que se chamava Nem, cuja propaganda era simples e indolor: Nem Fez, Nem Faz, Nem Fará. Pode uma coisa dessa?
Chora Brasiiiiiiiil!
Ufa! Ainda bem que eles não foram eleitos!

Nota: As ilustrações foram colhidas no Google Imagens.

5 comentários:

Anônimo disse...

Girley
Graças a Deus esses enlouquecidos foram exorcisados. Eu já tinha colecionado os nomes e alcunhas desses desvairados. Outros desvairados que, graças a Deus, não foram eleitos já sonhavam com os R$270.000,00 anuais para engordar as suas contas, além de outras tramóias financeiras. Conheço a esposa de um que já gastava por conta. Agora é pagar as contas, como, só ela sabe. Um desses reeleitos colocou uma funcionária como laranja, e quando a coisa apertou com as contas com a Fazenda, sabe o que ele disse? " Tudo está em seu nome, agora vire-se". A pobre ainda amarga uma dívida que não pode pagar. É tudo igual, tutti ladri, tutti bona gente. Adorei mais uma vez o seu comentário. Leony

Anônimo disse...

Girley mais uma vez me surpreendi com seu talento humorístico. Agora te digo uma coisa ao vereador Nem devemos uma moção de seriedade. Ele pelo menos é honesto e sincero nas suas proposições enquanto os outros.... ciao ana maria menezes

Wilma disse...

Girley,
Voce é mesmo genial!seu comentário é
de um humor.... Ri demais.Grande abraço.
Wilma.

Anônimo disse...

Caro amigo Gi
Esta cronica humoristica me fez dar risadas. Confesso que embarquei no deboche nesta eleição.
Ao chegar em Aquiraz disse:Papai estou votando de cabresto e bidão. Qual é o veriador a ser votado? Ele respondeu rindo: Tem o Helio Bodinho. Eu de pronto disse: Esse é o cara.(o cara nao foi eleito)

Unknown disse...

Girley

Não pude deixar de rir, porque o tragico se torna cômico.Eu como você
também me senti aliviada, com o fim das eleições.Portuguese que foram ao Brasil nesse periodo me fizeram imensas preguntas sobre esse descalabro com um dos processos mas
sérios de uma sociedade, "ELEIÇÕES".
Mas somos ainda o Leão do Norte!!!
Abraço

Tiro pela Culatra

Venho acompanhando, como cidadão comum e com certa apreensão, as informações sobre o surto de dengue que ocorre este ano no Brasil. Impressi...