sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Foi demais

Prometi interromper meu recesso anual sempre que algo extraordinário ocorresse e provocasse um comentário do Blog. Estou, outra vez, a postos para um breve comentário sobre os últimos acontecimentos políticos no cenário nacional. Antes, porém, uma ressalva que julgo necessária: quem me conhece de hoje ou dantes pode conferir que sempre fui um democrata por princípios, responsabilidade profissional e cumpridor dos meus deveres de cidadão. São características colecionadas pelo tempo que já vivi e através do qual recebi lições e conhecimentos morais e cívicos. Critiquei quando atentei para possíveis erros e elogiei sempre que pude. Tudo com valor, coragem e destemor. Nessa trajetória de vida e dependendo da conjuntura fui taxado das mais variadas imperfeições: desde comunista a liberal de direita, entremeadas de outras mais ou menos radicais. Por conveniência pessoal e desconfianças do ambiente reinante, nunca me filiei a qualquer partido politico, muito embora alguns insistentes convites. Caso houvesse aceitado, optaria por um com reais princípios social-democráticos. Coisa, aliás, que no Brasil nem sempre é praticado. Em resumo, pugno sempre pelos referenciais democráticos e considero a Democracia o regime ideal de governo. (O termo origina-se do grego antigo δημοκρατία (dēmokratía) ou “governo”, que foi criado a partir de δῆμος (demos ou "povo") e κράτος (kratos ou "poder") no século V a.C.) Enfim, creio que nada se compara a este sistema. Na minha ótica o Brasil ainda está longe de se dizer uma democracia consolidada. A Nação não amadureceu o entendimento do regime e, infelizmente, conserva na sua raiz cultural, de muitas camadas, os maléficos sinais de regimes ditatoriais do passado. É preciso que o povo assimile o regime, que tem por principio a componente da divergência. É preciso que entenda que divergir faz parte e é necessário para os ajustes políticos de um Estado. Que respeite a vontade da maioria. É à base salutar de uma democracia. No dia-a-dia, ter propostas à mesa do debate político é fundamental. Não aceitar essa premissa é “abrir portas” para o desentendimento e para desencadear o retrocesso político-social de uma Nação.
O que ocorreu em Brasília no domingo passado (08/01/23) foi um movimento contrário aos referenciais de qualquer regime democrático que, por princípios, comporta manifestações pacíficas e demandas de justas correções. A coisa ia correta até que manifestantes, até então pacíficos, fizessem uso de atos coercitivos, violência desmedida e exacerbados vandalismos às sedes dos três poderes do Estado Brasileiro. Naturalmente que surgem, nessas horas, narrativas díspares e contundentes, comum num ambiente de extrema polarização politica, como é o caso. Contudo, nada justifica porque contra os fatos não há argumentos. Na verdade, a democracia foi confrontada e enxovalhada de modo lastimável. O patrimônio público e particularmente o histórico nacional foi agredido e empurrado ao lixo. Entendo que analisar uma ocorrência dessa magnitude independe da posição e coloração partidária. Ser contra ou a favor do governo constituído é algo acima de qualquer cogitação nesta hora. O que constitui o fulcro da questão é a segurança nacional e a preservação do regime democrático. O que aconteceu foi demais. Para concluir, desejo que episódios dessa natureza não se repitam e que a História julgue de modo correto e honesto esta pagina dolorosa.

12 comentários:

zmvg disse...

Se me permite, tudo o que aconteceu e o que poça acontecer nesta linha, julgo ter tido sua origem justamente na ignorância do povo entender a diferença entre os regimes absolutistas ditatoriais e o regime democrático onde pôde-se exercer o direito a crença religiosa e professar a sua ideologia política de qualquer matiz, mas contanto que se atenda todas as regras democráticas de um Estado de Direito Democrático. O problema está, além do mau-caratismo dos participes dos atos do 8 de dezembro último que influenciam tornando-os em massa de manobra os ignorantes, analfabetos e miseráveis na Forma da Lei, sem ideais e esperança de uma vida digna, e que por isso ficam a venda por poucas moedas, vindas de que mãos vierem. Também não entendo as nossas leis vindas de uma Constituição elaborada por “legítimos representantes do povo”, que de tantas leis ainda restam muitas a serem normatizaras e muitas das normatizaras não “pegaram”. Isso mostra a complexidade da nossa atual legislação e que por isso a coloca distante e inatingível para os que não podem pagar por times de advogados de grande saber jurídico. Daí um cidadão de médios e poucos recursos quando diz que não conhece as nossas leis é porque não as conhecem mesmo. Em contra partida outros que cometem crimes, e podem ter times de escritórios de advocacia, dificilmente irão pagar pelos seus crimes. Não é difícil imaginar o 8 de dezembro de 2023 seja apenas um dia de um mês de um ano que passou-me suas vidas e pronto, não será o primeiro nem o último. Penso que um texto constitucional com menos “doutíssimas” leis sem funcionalidade, que devêssemos partir para uma Constituição consistente e concisa onde se pudesse ter acesso e entendimento os cidadãos que não necessariamente sejam “doutíssimos de altíssimo saber jurídico” para que o povo pudesse ler e e tender. Isso não é sonho é realidade. Basta olhar para a Constituição dos Estados Unidos ou mesmo a Santa Bíblia de onde os milhões de crentes criados em poucas décadas aqui no Brasil, tiraram conhecimentos suficientes para a geração de cidadania cristã que hoje já faz incomoda sombra ao Cristianismo da Igreja Romana que parece ter despertado e seus cultos que até há pouco tempo eram celebrados em Latim para que os fies não o entendesse. Hoje as missas são celebradas nas línguas nacional do país onde é celebrada.

Toinha Lucena disse...

Girley, o que ocorreu no dia 8/1/23, foi por demais vergonhoso. A atitude dos que se dizem bolsonaristas, seguiram os mesmos passos de seu presidente, que insultou e desobedeceu o STF, tendo uma certa vez juntado seus comparsas e se dirigido ao Supremo, querendo invadir aquele órgão. Quando um deputado, foi preso, ele anistiou, passando por cima da decisão do Ministro do Supremo. O mal exemplo dele, serviu para que seus comparsas, seguissem o caminho indicado. Agora, até o Procurador que antes o apoiava, já está vendo o resultado desse imitador do ex-presidente dos Estados Unidos, que também, não teve a dignidade de aceitar a derrota. O PRESIDENTE LULA, foi derrotado 3 vezes, em outras eleições, e o PT, nunca fez baderna. O que assistimos no dia 08/01/2023, foi por demais deplorável e vergonhosos. Quem está por trás desse movimento??? Triste o desrespeito e a insegurança em que todos nós vivemos!!!

José Paulo Cavalcanti disse...

Faltou um parágrafo, mestre. Para dizer se as instituições estão cumprindo seu papel constitucional. Então você nos diria, por exemplo, se o Supremo cumpre a Constituição. E, caso não, o que fazer. Abraços fraternos.

José Mário Galvao disse...

Podes ter certeza que desta vez a interrupção do seu recesso foi muito valioso. Abraços.

Édson Junqueira disse...

Bom dia amigo Girley . 2 fatos tristes e similares . O primeiro , o passa-me to de um verdadeiro Rei , após Pedro II , este é que merece as honras.
O segundo , frutos de atos engendrados te cinicamente para acabar com a direita no Brasil . Ficou mais fácil governar após estes atos agora .
Decreta se prisões . Suspende se mandatos , tudo em prol da democracia .
S0s.

Ina Melo disse...

Bom dia amigo! O que aconteceu no Brasil foi a prova de que alimentar um monstro e duvidar do seu poder de influência numa gente ignorante politicamente, egoista e para quem Deus é apenas o dinheiro, só poderia nos levar para ser a vergonha do mundo! Eu, você e todos sabíamos que algo iria acontecer. Protestos pacíficos? Direitos democráticos? Vindo de uma gente obcecada pelo ódio? Só poderia dar no que deu. O gigante adormecido, dormiu e confiou mais do deveria nos filhotes da Ditadura.

Romero Marques disse...

Uma barbaridade essa atitude de invadir as instituições. Abraço meu amigo

Fabiano Toquetão disse...

Genial, muito preciso!!

Ricardo Rego Barros disse...

Muito bom, mas, parafraseando o Sr. José Paulo Cavalcanti, faltou esclarecer que o pacto federativo, republicano e democrático foi destruído pelo outro lado, sem esquecer que o dia 08.01.2023 foi ainda ordeiro, pois pelas imagens divulgadas e ainda o relatos de muitos, (hoje não vivemos mas sob a exclusividade das imagens e materias globais dos Marinhos), tudo arquitetado pelos como bem citou "imperfeitos comunistas", estes já infiltrados quebraram os bens públicos para culpar os Patriotas (não bolsonaristas) o mandato deste já terminou, passou, ele foi apenas uma peça no xadrez para restaurar o patriotismo e o respeito as leis e a ordem, a por fim a corrupção e enaltecer a meritocracia e não a vagabundagem.
Não posso esquecer, o comentário da Toinha Lucena, ávida por voltar junto ao seu presidiário preferido a cena do crime, quiçá ela consiga uma verba pela lei rouanet por melhor interpretação da mentira "e o PT, nunca fez baderna." foi ótimo. (Esse parágrafo não publica).

Forte abraço amigo, gosto muito dos seus Posts.

Ieda Almeida disse...

Muito triste tudo isso !

Ana Maria Menezes. disse...

Girley amigo muito já foi dito sobre essa vergonha proporcionada por bandidos e criminoso que precisam ser severamente punidos. Só queria expressar que deveriam ser admoestados todos os que se referem a um
chefe de Estado de ex presidiario tentando humilha-lo diante dos aplausos e louvores de nações cultas, civilizadas. importantes que o reconhecem pelo seu valor e não pelas mentiras e falsidades impostas por juízes
iníquos que morrem de inveja do prestigio do
atual eleito democraticamente.

Francisco Brito disse...

Amigo Girley, bom dia. Penso que jaz a hora, mas ainda viva, de continuar este seu escrito sobre dia 8 de jan. Apresentar os fatos e não narrativas expostas por 1 semana na mídia. Invasores que tiveram acesso ao local 1 a 2h antes da massa, quebrando tudo de forma coordenada, diferente da massa q por 70 dias esteve pacificamente nas ruas. Outro fato, que em menos de 30 minutos o atual PR ja possuia carta escrita com tal precisao sobre os atos, que juristas renomados falam que naquele nível de escrita jurídica, levaria pelo menos 2 dias de trabalho e nâo 30 minutos. Por fim, o sequestro, sem direito a advogados, audiências de custódias, ou seja, rasgaram novamente ordenamento jurídico e nossas leis acessóriasne a CF, vergonhosamente. Para os de mente curta, lembro que a causa de todo o embrólio foi apenas um, a falta de transparência nas eleições rasgando ai os pilares basais, os princípios de outra lei, o da Administração Pública. Eis ai a lei sendo morta diurnamente por quem deveria dar guarita para ser mantida(as FFAA), por quem deveria zelar e aplicar(os Tribunais), e por quem deveria a defender e escrever(o Congresso). Eis ai os donos do Brasil, ou os "laranjas", afinal, o capitalismo extrativista continua por terras tupiniquins, e nós, o povo, somos os índios da vez das caravelas internacionais cheias de elogios aos seus "capitães do mato" dentro dos 3 poderes acima citados.

Lição para não Esquecer

Durante a semana passada acompanhei com interesse de quem viveu a historia, as manifestações que relembraram o golpe militar de 1964. Com um...