segunda-feira, 20 de julho de 2020

Um tipo inesquecível


Transcorria o mês de maio de 1963, quando recém-saído das bancas do ensino médio fui conduzido por um “padrinho” ao 19º. andar do Edifício JK, no centro do Recife, onde fui apresentado a um Senhor sisudo e circunspecto, titular da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste – SUDENE, com vistas à oportunidade do meu primeiro emprego. Foi assim que conheci o cidadão Celso Monteiro Furtado (1920-2004). Meu “padrinho”, Luís Bastos e Silva, era economista de vanguarda e coronel reformado do exercito, de linha progressista, envolvido nos debates da época, liderados pelo tal Senhor sisudo e circunspecto. Bastos e Silva integrou a equipe do Conselho de Desenvolvimento do Nordeste – CODENO, órgão governamental precursor da SUDENE, e formulador do famoso Relatório/Diagnóstico Regional do Nordeste Brasileiro, plasmado pelo GTDN – Grupo de Trabalho para o Desenvolvimento do Nordeste e bases para a criação da Superintendência Regional. Na minha jovem cabeça, sem que houvesse mesmo uma exata consciência do contexto, estava dando um passo decisivo para o futuro profissional que terminei construindo. Naquela época era minha intenção seguir a carreira de Arquiteto, razão pela qual fui encaminhado para estagiar, como Desenhista, numa Divisão de Cartografia da Casa. Conforme regimento interno, ninguém era admitido sem passar por um treinamento especifico e comprovar habilidade num posterior concurso interno. Encurtando a história fui aprovado e no mês de dezembro do mesmo ano fui contratado.
Celso Furtado (Foto de Fábio Motta-Ag. Estadão)
Viver o clima interno daquela SUDENE original era algo contagiante. Quadro de profissionais jovens e idealistas que só falavam em progresso e desenvolvimento. Jovem desenhista e prestes a passar por um vestibular à Universidade fui com facilidade inoculada pelo vírus que grassava naquele prédio de considerar a carreira de Economista como a pegada do futuro. Dito e feito: passei no vestibular e quatro anos após fui graduado e integrante da coincidentemente denominada de Turma Celso Furtado, da Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP. Submetido a um novo concurso interno, o desenhista deixou de desenhar e passou a contribuir na formulação de politicas de desenvolvimento regional. Foram 33 anos de Casa.
Sem desmerecer meu “padrinho”, Bastos e Silva, a quem sou grato até hoje, foi Celso Furtado que de forma quase direta me levou ao destino profissional que tomei. Aquele homem sisudo – ele era de fato – com seus pensamentos e obras publicadas moldou uma classe de profissionais que até hoje pontificam nos grandes debates e decisões nacionais. Um verdadeiro tipo inesquecível. Foi Furtado quem instalou o duradouro debate da problemática questão regional no Brasil e na América Latina. Deu importante contribuição atuando na CEPAL - Comissão Econômica para a América Latina, entidade ligada às Nações Unidas, criada no ano de 1949, em Santiago do Chile e se tornando na única escola de pensamento econômico do chamado Terceiro Mundo. Além de criador e primeiro superintendente da SUDENE, destaco dois importantes postos da vida publica desse homem: primeiro Ministro do Planejamento do Brasil (Governo João Goulard) e Professor de Desenvolvimento Econômico da Universidade de Paris. Quer saber mais clique em: http://www.sudene.gov.br/quem-foi-celso-furtado
Se vivo fosse, o paraibano Celso Furtado estaria completando 100 anos de vida no próximo dia 26 de julho corrente. Este centenário vem suscitando inúmeras homenagens póstumas, inclusive esta do Blog do GB, num preito de gratidão pela monumental obra que legou e estimulador da formação de uma diferenciada classe de pensadores econômicos.
Tive duas oportunidades de me ver próximo ao homem sisudo depois que me tornei Economista: uma primeira ocasião, não consigo precisar a data (meados dos 70), foi em Paris, quando ele ditou uma conferencia na Universidade de Paris (Sorbonne). Vi de longe, tamanha era a assistência. O homem atraia multidões para ouvi-lo. Mal pude entrar no auditório. Na segunda vez, porém, tive mais sorte: convidado para as comemorações dos 50 anos da SUDENE ele esteve presente, falou e autografou livro. Impossível não lembrá-lo. É de fato um tipo inesquecível.       

NOTA: A foto ilustrativa é de Fabio Motta, AE, Obtida no Google Imagens)
      


20 comentários:

José Paulo Cavalcanti disse...

Temos mais um assunto em comum. Vamos trocar histórias de/com Celso. Você deve ter um monte. Eu também. Trocamos. Abraços.

Suzana González disse...

En la Universidad Autónoma de Mexico, estudiando Historia llevé leí varios textos de el. Además de q asistí a una conferencia. Como historiadora de América Latina. De los muchos libros q leí, es alguien q recuerdo en especial.

Raimundo Ferreira disse...

Primeiro volume de trilogia sobre Celso Furtado é disponibilizado gratuitamente na internet | Paraíba | G1 https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2020/06/06/primeiro-volume-de-trilogia-sobre-celso-furtado-e-disponibilizado-gratuitamente-na-internet.ghtml

Ieda Almeida disse...

O Rotary Manaira em João Pessoa, fez uma Reunião Virtual em homenagem ao Celso Furtado . Semana passada .

José Otávio Carvalho disse...

Parabéns Girley. Justíssima homenagem a esse grande brasileiro e um dos expoentes do Pensamento Econômico da América Latina. Meu pai - Otacílio Otávio de Carvalho - também economista, foi do grupo inicial da SUDENE, tendo sido Presidente da PENESA e, depois da auditoria.

José Moraes Falcão disse...

Parabéns Girley pela brilhante trajetória de vida pessoal, acadêmica e de luta pelo desenvolvimento regional. Aquele homem sisudo era um visionário. E assim conseguiu ver todo o potencial daquele jovem de 19 anos. Tanto aquele homem sisudo quanto o ainda hoje jovem e super comunicativo economista Brazileiro muito fizeram para a história da Sudene e para a história do desenvolvimento regional do Nordeste. O sisudo acreditava em todas as potencialidades da região e do homem do Nordeste. Melhor dizendo, dos brasileiros e do Brazileiro.

Júlio Silva Torres disse...

Caro Hermano Girley, veo que tenemos otra cosa en común: Celso. Furtado!
Cuando siendo muy joven desempeñé un alto cargo en la Pontificia Universidad Católica de Chile, en el recién creado centro Interdisciplinario de Desarrollo Urbano y Regional, uno de sus inspiradores desde la Cepal fue tu gurú Celso Furtado con quien tuve muchas oportunidades de dialogar. Además, sus libros fueron material obligatorio en los cursos que dictábamos en el primer post grado que se dió en Chile sobre “desarrollo” y un caso de estudio fue la Sudene!
Gran recuerdo tengo de él.
Un gran abrazo

Adilson Carneiro disse...

PARABÉNS GIRLEY PELA JUSTA HOMENAGEM

rfa disse...

obrigada pelo seu testemunho sobre Celso Furtado. Neste próximo fim de semana estarei participando de duas lives sobre ele, promovidas por duas entidades de Pernambuco: o Corecon, presidido pela economista Ana Claudia Arruda, e a Academia Pernambucana de Ciências, quando estarei ao lado de Tania Bacelar, Clóvis Cavalcanti, Marcos Formiga e Chico de Oliveira Filho. Cordial abraço, rosa freire d'aguiar

Girley Brazileiro disse...

Bom saber que vc Rosa Freire d’Aguiar leu meu Blog. Parabéns pela grande companheira que foi do Mestre Furtado. E parabéns por manter vivo esse patrimônio cultural.

rfa disse...

obrigada a você, Girley.
tenho feito, de fato, um trabalho editorial para que a obra de Celso -- ao menos parte dela -- chegue às novas gerações. É o que me move. Não sei se vc sabe que em novembro publiquei os "Diários intermitentes de Celso Furtado", pela Companhia das Letras, em que ele fala muito dos anos Sudene, da batalha travada então. grande abraço

Marília disse...

Ah! Girley que saudade senti da nossa SUDENE , ontem quando terminei de lê seu Brilhante Blog. Dos nossos amigos que estão na Casa do Pai e dos que aqui ainda estão temporariamente . Como a vida é passageira ...... Sim, vou lhe enviar uma foto que tenho com o Sisudo e a mulher, lá na nossa SUDENE . O Sisudo é filho de um primo do meu Avô Materno lá do RN . Nossa Familia tem muito orgulho do Primo Paraibano ( era assim que vovô o chamava). Recebi de M.Formiga uma programação de Homenagens no próximo 26.07.2020. Todos com saúde na sua Família? Na minha todos bem. Perdi Amigos ( vários ), inclusive do nosso Country . Natal perdeu 12(doze) Médicos , foi demais a Pandemia naquela Cidade, também com a Gov. que Eles elegeram? Dó podia dá nisso. Girley, seu Blog dessa vez bombou. Contei mandei para 50(Cinquenta pessoas) até para o Exterior . Uma boa noite , que Deus abençoe você e sua Família bj

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Girley Brazileiro disse...

Obrigado pela sua atenção, Rosa. Parabéns pelo belo trabalho! Fui professor de Economia Brasileira, UNICAP, e adotei os livros de Celso todos os anos. Quem foi meu aluno/a sabe da minha admiração pelo seu marido. Bom trabalho!

Dulce Nadruz disse...

Parabéns amigo pelo excelente texto ao grande Celso Furtado

JOÃO Theobaldo Filho disse...

Grande criador da sua Competente SUDENE. Hoje não se vê nenhuma ação...

Alda Lúcia Melo disse...

Nada à comentar pq logo após minha admissão houve o afastamento do Dr. CELSO FURTADO , devido o evento nacional de 31 de Março de 1964.

Dina Jorge Correa disse...

Entrei em 1964, depois de ti. Não era mais Celso Furtado - grande cabeça e não lembro quem era o superintendente.

Armando Reis Vasconcelos disse...

Um dos maiores intelectuais brasileiros. Ético !

Flávio Lyra disse...

Parabéns, Gilney pela excelente qualidade de seu blog. Boas matérias e corretíssima narração.

Haja Cravos

Neste recente 25 de abril lembrei-me demais das minhas andanças em Portugal. Recordo da minha primeira visita, no longínquo verão de 1969, ...