sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

O Tempo não Para


Mal percebemos e já é Natal de um ano repleto de fortes emoções e anunciando outras tantas que prometem movimentar nosso dia-a-dia do ano que se aproxima. Este 2018 entra na História de modo marcante e que, provavelmente, sugerirá frequentes revisões. Foi um ano difícil. O brasileiro comum, depois de um quente verão, ficou na expectativa de uma Copa do Mundo, na Rússia, onde a esperança de cravar um hexacampeonato verde-amarelo deu errado. Jogadores comprometidos com seus respectivos egos e equipe uma mal formada mostrou um futebol de baixa categoria que terminou frustrando a chamada Pátria de Chuteiras. De todo modo, considere-se que o conturbado ambiente politico interno contribuiu para que engolíssemos a seco a derrota no gramado russo.
Sem o Hexacampeonato, a ordem do dia que dominou a vida do brasileiro foi o clima politico. Foi um semestre no qual a coisa esquentou de tal modo que, aquela torcida única que gritou ao tempo dos raros gols e esbravejou pelas falhas da equipe canarinha, de modo uníssono, dividiu-se em duas bandas travando a mais intensa disputa eleitoral vivida no Brasil da pós-ditadura. Quiçá, em todos os tempos. Correu até sangue. A Nação, mais do que nunca, se bipartiu num duelo histórico repleto de episódios palpitantes terminando num epílogo ainda não assimilado pelos derrotados.  
Este mix de frustração e disputa politica resultou num Brasil mais mergulhado ainda numa profunda crise político-econômica e, particularmente moral. Muita sujeira foi lavada e enxaguada, enquanto outras tantas deverão passar pela mesma lavanderia, numa tentativa de limpar a vida nacional. Não vai ser fácil. Os lavadores e lavadeiras vão trabalhar como nunca antes visto.
Prejuízos são incontáveis devido a essa quadra de irresponsabilidade governamental que pontificou. Além da crise, da sujeira politica e da guerrinha instalada, não podemos esquecer, por exemplo, a destruição da História, preservada secularmente, no Museu Nacional (inicio de setembro) num incêndio que repercutiu em nível internacional. E, aqui em Pernambuco, a atitude estupida do Governo local ao não atribuir uma mínima importância à obra do escultor Abelardo da Hora que terminou indo para um especial Museu no estado da Paraíba. Foram, para mim, duas agressões à cultura nacional que jamais serão corrigidas.
Bom, outras barbaridades entrarão no rol das coisas excêntricas do ano, como a aparição de Cristo num pé de goiaba e as façanhas do tal de João de Deus. Este é o Brasil que temos, embora não queiramos.  
Como não podemos e não ficamos alheios ao conturbado clima internacional é de se registrar que o ensaio de Guerra Mundial de Donald Trump e o ditador norte-coreano Kim Jog-un incomodou todo brasileiro de são juízo. Por sorte, selaram um pacto de paz e o mundo aplaudiu. A outra coisa preocupante tem sido a invasão de venezuelanos em Roraima (Norte do Brasil) fugindo da fome e das perversidades do ditador Nicolás Maduro. 
Agora, às vésperas do Natal do Senhor, cá estamos na expectativa de vivermos dias melhores, sem exacerbação da pobreza e mitigando a fome que reina solta nos grotões deste continente, com níveis de desemprego reduzindo, equilíbrio político-econômico, juízo para os opositores, entre outras benesses desejadas.
Como o tempo não para, o Blog do GB deseja aos seus leitores uma Feliz Noite de Natal. Que seja mais cristã do que comercial, uma noite de reconciliação, repleta de esperanças que se estendam pelo ano de 2019, para que sejamos mais felizes do que os dias vividos no ano que finda.

NOTA: Imagem obtida no Google Imagens


10 comentários:

Sonia Chalegre disse...

Feliz Natal e um Ano Novo de paz saúde e alegria

Ina Melo disse...

Amigo. Como sempre ler o que escreves é um prazer. Equilíbrio e bom senso num excelente português. Mas, a tua amiga é igual ao tempo e não pára, eu só discordo do "sangue" que é igual à Revolução de 64, que foi, segundo os seus apoiadores "sem sangue". Perdoa pela discordância, sabemos que apesar de sermos de pavilhões diferentes, a nossa sensibilidade humana e literária,caminham juntas e felizes. Que possamos nos encontrar para um vinho em 2019, em Paris! Feliz Natal e um Ano Novo de paz e sem metralhadoras apontadas para amedrontar esse pobre povo brasileiro. Abraços para Sônia de quem também sou uma grande admiradora. Ela nesse Face é a própria Pomba da Paz.

Ana Celi Ramos disse...

Feliz natal, querido Girley e família!! Bjjsss para todos! A paz, saúde e muitas alegrias e muitas bençãos!!😘❤️🎅🎄🍾🥂

Dulce Diniz disse...

Amigo , um Feliz Natal e 2019 com saúde e muita esperança , juntamente com sua família . Um grande abraço 🙏🙏🌲🌲🌲🌻🌻🌻

Carlos Eduardo Brasileiro disse...

EU DIRIA PRIMO : .........QUE AS DESAVENÇAS DÊEM LUGAR À UNIÃO E .........

Jose Paulo Cavalcanti disse...

Belo balanço intimista do ano. Fico à espera do que dirá no próximo dezoito. Bons anos. Abraços.

Armando Reis Vasconcelos disse...

Feliz Natal Girley.
Obrigado pelo que fomos compatilhando em 2018.
Estou às voltas como avô no Rio.

Lourenço Tavares de Melo disse...

Um feliz natal, Girley

Gabriela Azevedo disse...

Desejo a você e seus familiares um Feliz Natal e um 2019 com bastante saúde e desejos realizados! 😘

Michael Groarc disse...

Obrigado Girley pelo blog. Um feliz Natal para você e sua família!

Haja Cravos

Neste recente 25 de abril lembrei-me demais das minhas andanças em Portugal. Recordo da minha primeira visita, no longínquo verão de 1969, ...