sábado, 28 de julho de 2018

Capital do Norte


Cartão Postal da capital do Norte português. 
Nossa recente temporada em Portugal teve incluída uma visita à famosa Cidade do Porto, Capital do Norte do país. Pelo seu passado de glória e ponto focal da história portuguesa é sempre lembrada como “Antiga, Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta”, epíteto adicionado à sua heráldica. 
A cidade do Porto nasceu de um povoado Celta, pré-romano. Os romanos a chamava de Portus Cale e é daí que se origina o nome do país. Portocale, hoje Portugal.  
Os mouros muçulmanos invadiram a Península Ibérica, em 711 d.C., entrando por Lisboa e dominando, aos poucos, a atual região Norte do país, onde o Porto se situa. Estes invasores permaneceram por lá durante, incríveis, dois séculos. Somente em 999 d.C. é que nobres gascões franceses, liderados pelo, entre outros, o Bispo de Vendôme (França). Com forte armada, entraram pela foz do rio Douro e expulsaram definitivamente os mouros dedicando, essa conquista e a cidade, à Virgem Mãe de Deus. A imagem de Nossa Senhora do Porto, trazida da França domina até hoje um ponto alto da fortaleza ali edificado. Daí em diante e após reconstrução a Cidade do Porto manteve sempre um lugar de destaque na historia dos portugueses.
Restaurante Típico na ribeira do Porto
Rica em tradições, famosa pelo seu internacionalmente conhecido Vinho do Porto, além das arquitetura vibrante, gastronomia exuberante e vida cultural diferenciada, a Cidade se destaca em tudo para um bom programa turístico. Daí a razão de querermos voltar sempre para uma visita.
Nada mais aprazível do que passear na beira do Douro, com sua sempre fervilhante Ribeira, tomar um café ou um cálice do Porto, estando no Porto! Depois, percorrer as lojinhas de artesanato e, por certo, se meter numa das barcaças que de lá partem, dando um bom passeio fluvial pelo belo Douro, chegando até a foz onde o rio se atira no Atlântico, transbordando-o, com águas vindas de cima da Serra do Urbião, onde nasce, em Castela e Leão, na Espanha.   
Guadalupe servindo e cantando. Isto, não tem preço! 
Tendo oportunidade, depois desse “mini-cruzeiro” pelo Douro, desembarque na ribeira da Vila Nova de Gaia (do outro lado da ribeira do Porto) e prove o prato típico da cidade que é tripas à moda do Porto. A proposito, tenho uma historinha pra contar: fala-se que em 1415, quando preparavam uma armada para a conquista de Ceuta (Norte da África), que partiu do Porto, a população doou toda a carne que dispunha para os combatentes, ficando tão somente com as tripas para se alimentar. Até hoje os naturais do Porto são chamados de tripeiros, coisa aceita com orgulho e nunca pejorativo.  
Outra pedida, imperdível, na ribeira de Gaia é uma passagem por uma das tabernas do local. A minha predileta é a Taberninha do Manel. Bom vinho e um chouriço português assado na mesa num aparato próprio do local. Dando sorte procure ser atendido por Guadalupe (Vide foto) e sendo simpático pede que te cante um fado ao pé do ouvido. Quer saber mais? Clique em https://taberninhadomanel.comportugal.com. Não tem preço! Depois disso, entre numa das adegas naquela mesma ribeira e veja como se produz o vinho mais famoso de Portugal.  
Este Blogueiro no rooftop da Adega Porto Cruz. Por trás a icônica ponte Luís I
Pois é... O Porto é uma surpreendente cidade. Suas igrejas monumentais, prédios públicos, palacetes monumentais, parques e jardins, gente finíssima no trato, museus e mil outras atrações.
Ah! Já ia esquecendo. Antes de deixar a cidade, coma uma rabanada, com vinho do Porto, na tradicional Confeitaria Majestic. Fica na Rua Santa Catarina, a mais charmosa da cidade e classificada entre as 10 mais belas do mundo. Rua e confeitaria imperdíveis. E, boa viagem!   

NOTA: Fotos da autoria do Blogueiro

12 comentários:

Dulce Nadruz disse...

Obrigada amigo mais uma vez pelo delicioso passeio a cidade do Porto . Anotei suas sugestões . Um abraço .

António Jose de Melo disse...

Caríssimo Girley.
É enriquecedora a forma pela qual você se refere a essa majestosa cidade. Apesar de já ter visitado a cidade do Porto, desconhecia essa riqueza de detalhes narrada por você. Lendo seu texto, desfrutei a arquitetura do local, a cultura e história, saboreando uma taça desse delicioso vinho do Porto, apesar de nacional (Portugal), ele não deve nada aos importados.

José Artur Paes disse...

Parabéns pela bem focada narrativa. Me lascou pq já fomos 5 vezes a "Portocale" e nunca ao Porto. Burrice pura....
👏👏👏 Para seu texto/Blog...
Abs

Adierson Azevedo disse...

Se Deus permitir, estarei chegando no Porto dia 18/08 e sigo para Braga logo depois!!! 😃

Caldas disse...

Em Porto tem a melhor Cafeteira. Você degustou o cafezinho, Girley?

José Paulo Cavalcanti disse...

Com chapéu Panamá e tudo. Não falta mais nada. Na “ Ivicta Cidade “ , como consta de muitos livros. E tudo só para dar inveja nos amigo. É danado.

Ina Melo disse...

Como não sou competente nos comentários do Blog , parabenizo ao amigo Andarilho, pela viagem que me proporcionou. Um dia ainda vamos a Paris com as duplas Mariz e Renato, isto antes que eu fique uma velha capenga.Abraços

Fabiano Toquetão disse...

Girley serei seu fã para sempre, são textos são incríveis, Portugal com certeza ficou muito melhor agora.

Unknown disse...

Nos voos amigos do Porto com Paulo Melo diretor da TAP em Recife lá estive duas vezes e te agradeço meu Presidente pela agradável recordação

Marcos Cabral disse...

Valeu Girley pela "viagem" . Me senti em Porto.
Abs

Jayme Vita disse...

Amigo Girley, parabéns pela narrativa. Estive em Porto em abril passado, com a família. Não conhecia a cidade. Meu filho e esposa estão concluindo este ano o mestrado deles na Universidade do Porto.
É uma cidade belíssima e muito agradável.
Faltou vc mencionar uma visita a importante Universidade do Porto, e também, a belíssima livraria onde foi inspiração para o filme de Harry Potter.
Planejamos voltar em breve.
Abraços
Jayme Vita


Gilberto Linhares disse...

Companheiro Girley achei maravilhoso seu Blog. Uma grande aula de história. Está simplesmente fantástico. Obrigado por ter enviado para o seu companheiro. Parabéns e Nossas Saudações Rotárias. Maria e Gilberto. 👏👏👏

Haja Cravos

Neste recente 25 de abril lembrei-me demais das minhas andanças em Portugal. Recordo da minha primeira visita, no longínquo verão de 1969, ...