terça-feira, 16 de dezembro de 2008

PRECISAMOS FESTEJAR

Esta coisa de alimentar um Blog, com algum tempo, vira uma compulsão. Naturalmente que as reações dos leitores servem de estímulo e incentivo para que a produção aumente, a cada dia. Fico sensibilizado diante dessas interações amigas.
Tudo que vejo me dá vontade de comentar. Há momentos, como nesta semana, que fico sem saber que tema explorar, diante de tantas provocações. Fiquei impressionado com o caso do garoto de 12 anos que matou, a tiros, um amiguinho, de 10, e enterrou no quintal de casa; de uma garota de 12 anos grávida de gêmeos e, outra, de 20 anos, viciada em drogas e mãe de seis filhos; do brutal acidente em Boa Viagem, provocado por um jovem alcoolizado, matando uma mãe de família, grávida, e deixando em estado grave marido e filhinha. Vibrei com a sapatada que Bush levou, na visita ao Iraque. Decepcionei-me com a descoberta e golpe – seguido de desmoronamento – da pirâmide financeira, do ex-presidente do Nasdaq, fragilizando ainda mais a economia norte-americana e, consequentemente, o mundo financeiro no resto do planeta. Cada um desses casos daria inúmeros posts no Blog.
Perplexo, com tantos desatinos, resolvi dar uma pausa para pensar. Aonde vamos parar? O que podemos fazer? Onde estão os governos? E as ONGs da vida? Os clubes de Serviços? Como educar este mundo?
Não, não quero desanimar. Preciso ter fé e esperança. Afinal, estamos em tempo de Natal. Deixemos renascer as esperanças de um mundo em paz e mais justo.
É nesta época, que a cidade se veste de luzes e cores. Ainda que mascarando a miséria e insegurança reinantes nos arredores, o Recife – assim como, as grandes cidades brasileiras – não deixa de festejar. Afinal, o brasileiro é sempre um povo alegre e gentil.
Para complementar, circulando na espinha dorsal da cidade – a Avenida Agamenon Magalhães – deparo-me com um cenário de Primavera. Nada mais oportuno para animar meu espírito inquieto.
É interessante como, nesta época do ano, quando se vive a estação das flores, no Hemisfério Sul, elas não deixam de se mostrar com força e beleza, mesmo num Recife ensolarado e tropical, insistindo dizer que já é Verão. No mesmo Recife inseguro e assustador para muitos. As flores brotam em amarelo e lilás, dos ipês frondosos, avisando que a vida é bela e renasce a cada amanhecer, sugerindo esperança aos mais apreensivos, como tem sido o meu caso.
É isto aí, tem Primavera no Recife. Corra e vá ver a avenida florida, enquanto o Verão não chega. Parei e fotografei. Especialmente para mostrar ao visitante do Blog.
Foram os ipês floridos que me fizeram esquecer, por bons momentos, as apreensões descritas lá em cima. É Natal e é Primavera. Precisamos festejar. Faz bem à alma.
NOTA: Foto do Blogueiro.

8 comentários:

Unknown disse...

Girley

Amei seu tracadilho, isso é que um Blog bom de se visitar, nada de alienação, sabemos de tudo, mas é Natal.
Quanto a sapatada no Bush, foi como dizem os portugueses.. uma grande prenda para nossos egos, kkkkk.
Sinto-me privilegiada.
FELIZ NATAL E UM ANO NOVO COM MUITA MAIS CRIATIVIDADE.
Um grande abraço
Inez
CRIATIVIDADE

Anônimo disse...

Caro Girley:

Visitar teu blog é uma forma de estar, de sentir y de viver o Recife e o Brasil. Parabéns pelos excelentes artigos.
¡Feliz Natal e Ano Novo!.

Anônimo disse...

Vá em frente. Como disse Rupert Murdock, o futuro da imprensa é dos blogueiros. E o seu tem muita qualidade.

Anônimo disse...

Companheiro Girley,
Faço minhas as palavras dos três comentaristas anteriores. Quanto à
questão da violência urbana, à semelhança da andorinha, tenho feito a
minha parte através de gotículas, que são meus livrinhos infantis,
pois aprendi que CAVALO VELHO NÃO APRENDE PASSADA e assim, procuro
investir nas crianças através de mensagens natalinas.
Edvaldo Arlego

Wilma disse...

Girley,

Sempre espero com ansiedade para ler os artigos do seu blog.Ótimo seus comentários.Quanto a sapatada levada pelo presidente, ah, sabia e esperava que você fosse comentar.Eu particularmente, adorei....

Wilma.

Unknown disse...

Deus lhe abençoe Girley por nos mostrar a beleza do caminho.
Rosa Carneiro

Unknown disse...

Realmente, é um prazer visitar este seu bolg Girley.
Nos alegremos! É Natal!

Abraços,
Cris Nóbrega
|DG Design Gráfico|

Anônimo disse...

Compaheiro Gilley,
É de fazer chorar os seus pensamentos,Mas nen tudo é espinho as flores estão ai mostrando a alegria do Natal e a beleza de nossa cidade que é linda.
Feliz Natal
Marcia Jaci

Lição para não Esquecer

Durante a semana passada acompanhei com interesse de quem viveu a historia, as manifestações que relembraram o golpe militar de 1964. Com um...