sexta-feira, 8 de setembro de 2023

É de fazer Chorar

Das duas, uma: acompanho - do meu ponto de observações - os capítulos e perrengues da vida politica brasileira, dando-me ao direito de cidadão de criticar e esbravejar ou, para minha tranquilidade, tornar-me num desses milhões de alienados eleitores que vagueiam Brasil afora. Confesso que não tem sido fácil. Enquanto opto pela permanência no ponto acima referido vou levando... O episodio que estourou nas manchetes deste 7 de setembro de 2023 foi demais para minha cabeça. Para desespero da Nação (ao menos a parcela que pensa) o ministro do STF, Dias Toffoli, numa decisão solitária, anulou nesta quarta-feira dia 06/9 as provas obtidas contra o Presidente Lula pelo acordo de leniência da Construtora Odebrecht, no âmbito da Operação Lava Jato.
“São todas provas imprestáveis”, segundo o ministro. Ora, meu Deus! Quer dizer que tudo aquilo que assistimos e aplaudimos entre 2014 e 2020 foi uma bricaderinha de juízes desocupados e dispostos a contar para a Nação “uma conversa pra boi dormir?” Foram publicados informes e imagens de um verdadeiro pântano de ladroeira, pelotões de corruptos e corruptores apresentados ao mundo, com uma sociedade vibrando e aplaudindo a inédita operação, que gerou réus-confessos aos montes, prisões severas efetuadas, fortunas devolvidas aos cofres públicos e das grandes estatais num verdadeiro festival de saneamento politico do país e, de repente, tomar conhecimento de que era mentira! “Que foi tudo fruto de uma armação de um grupo de agentes públicos interessados em tomar o poder a qualquer modo!” Uma estorinha de Trancoso?! “Que foi um tremendo erro judiciário!” Francamente! É de tirar o sono de qualquer brasileiro de vergonha na cara. Simplesmente vergonhoso. Deduzo, agora, que o eminente Ministro quer nos fazer entender que não houve corrupção, não existem corruptos e menos ainda corruptores. Como não tenho condições técnicas para analisar melhor esta absurda decisão fico por aqui tentando controlar minha revolta. Com a palavra os bons juristas. E quando falo bons juristas considero que existem muitos que são míopes ou são “ovelhas do presépio” petista. O Toffoli, aliás, foi advogado do PT! Mas, uma coisa curiosa não posso deixar de registar: e aquela dinheirama que foi devolvida aos cofres públicos, fruto das confissões dos corruptos ladrões saiu de onde? Estive pesquisando e descobri que, fruto da conta da corrupção, estima-se haver sido devolvido aos cofres públicos um expressivo montante, algo em torno, de R$ 25,0 Bilhões (Veja de 22/04/22). A Petrobrás foi a mais beneficiada com os resgates tendo recebido quase R$ 6,50 Bilhões (04/0422). Ora, se as provas são imprestáveis e a coisa foi um tremendo engano do judiciário brasileiro, a Odebrecht pode muito bem pedir o dinheiro de volta. E desse modo, abrir precedente para as congêneres construtoras que também foram “prejudicadas” com esses “infames” erros judiciais. Cá pra nós, nunca vi antes a corrupção ser tão enaltecida. É de fazer chorar. Compensa ou não compensa ser corrupto, no Brasil? NOTA: Foto ilustração obtida no Google Imagens.

19 comentários:

José Paulo Cavalcanti disse...

Tentei postar um comentário e não consegui, mestre Girley. Para dizer que assino em baixo. Belo texto. Parabéns. Abraços fraternos, e lisboetas.

Drance Meira disse...

Bom Dia Amigo Girley.. Parabéns pela matéria expondo a pura verdade , e certamente com a concordância das pessoas do bem do País... Abraços

Tonico Magalhães disse...

A mentira é a verdade. Coisas de uma ditadura.

Baptistella disse...

Girley, bom dia, eu também estou sem palavras, acho que somos todos burros,ignorantes.Assino seu artigo

Pedro Correia disse...

Verdadeiro, brilhante, sem exagero! Parabéns. Forte abraço

Ricardo do Rego Barros disse...

Infelizmente é o que temos de côrte maior, que dá suporte às atrocidades que ainda estão por vir, como por exemplo, devolver os bilhões confiscados.
Mas uma vez a história se repete, foi assim na África do Sul, URSS, Alemanha Naz..., Itália de Mussolini, Venezuela,..., Brasil, "mostra a tua cara" com Gal Costa ou Cazuza. Por fim, me lembro antigo bordão das Casas Luz Ótica, "Cego, é aquele que não quer ver".
Forte abraço

zmvg disse...

Primo.
Antes de mais nada e finalmente, pois o resto é consequência, analfabeto não poderia votar.

Pedro Paulo Ramos disse...

Comentário relevante!

Kátia Brasileiro disse...

Meu sentimento é exatamente esse meu primo ! Você é top

Marcos Alves disse...

Bom dia! Amigo concordo plenamente com tudo que você postou acima, o pior é que nada é feito contra esse STF corrupto e não cumpre o seu papel de ser o guardião da nossa carta magna, lastimável

Celso Batistella disse...

Girley, eu também estou sem palavras, acho que somos todos burros,ignorantes.Assino seu artigo

Wirson Santana disse...

Excelente texto amigo. Concordo com você plenamente.
Fazendo uma reflexão mais profunda e comparando com que aconteceu na Venezuela com Chaves percebe-se já que estamos na mesma situação do que aconteceu lá.
O STF já está sob o comando da esquerda.
Dificilmente conseguiremos reverter o caminho percorrido até aqui. Marchamos no mesmo caminho da Venezuela.
Grande parte dos oficiais de nossa Forças Armadas já são melancias.

Vanja Nunes disse...

Concordo plenamente com vc.

Vanja Nunes disse...

Concordo plenamente com vc.

Ina Melo disse...

E agora com as falcatruas do Bozo e sua turma, foram as esquerdas que ajudaram ? Perguntar, não ofende?

Sarto Carvalho disse...

Brilhante registro. Concordo com você.

Dulce Nadruz disse...

Amigo Girley, parabéns pelo excelente texto .

Geraldo Magela Pessoa disse...

Magnífico esse texto. Um dos melhores que já fizeste. Parabéns! Continua esclarecido muito seus leitores. Abraços!

RESTONY DE ALENCAR RIBEIRO disse...

Os fatos falam e falaram por si só, basta pegar os depoimentos feitos a luz do dia, prestados por politicos e corruptos, sem qualquer cerimônia, expondo contas e valores vultosos existentes no exterior, lembremos dos sistemas Drousys e MyWebDay desenvolvido para controlar a roubalheira, como o amigo bem cita. Somos um péssimo exemplos não ser seguido

Lição para não Esquecer

Durante a semana passada acompanhei com interesse de quem viveu a historia, as manifestações que relembraram o golpe militar de 1964. Com um...