domingo, 18 de abril de 2021

Velocidade da Roda Viva

Há dias venho vivendo momentos nos quais não me ocorrem temas ou palavras para registrar no Blog, devido ao meu estado de luto profundo pela perda de um ente muito querido e de forma brusca. É a chamada roda viva da vida girando de forma mais veloz e deixando o cidadão na busca incansável de uma pausa ou de placidez. Pura quimera. Ela não respeita a vontade dos passageiros. Roda sem parar e, para muitos, cada vez mais viva e mais veloz. A proposito de roda-viva e Inspirado no poeta Chico Buarque recordei o Poema/ Canção da Roda-Viva (dos anos 60) que inicia com essas estrofes bem a calhar na minha mente de agora: “Tem dias que a gente se sente/Como quem partiu ou morreu/A gente estancou de repente/Ou foi o mundo então que cresceu/A gente quer ter voz ativa/No nosso destino mandar/Mas eis que chega a roda viva/E carrega o destino pra lá.” Receber a noticia do falecimento da minha querida irmã Leninha Brasileiro, há oito dias, senti-me nessa tal roda-viva descrita por Buarque. “A gente que ter voz ativa” e tentar dar uma contraordem ousando tentando ser Deus e gritar: “levanta-te e vem cá me abraçar. Temos muito que realizar juntos!” Pobre de mim. A velocidade da roda-viva provoca esse tipo de alucinação. Um choque emocional desabou-me e imagens alucinantes rolaram na memoria estressada. Tive a impressão de te enxergar à distancia, Leninha, linda, sorridente, acenando pra mim num tom de adeus e me desejando paz. Acredito que te vi a jogar um lenço para enxugar minhas copiosas lágrimas de saudades. Lembrei-me dos bons tempos que vivenciamos juntos. Foram dias belos, felizes e inesquecíveis. A vida em família, sua juventude bem vivida, nossas viagens (conhecemos o Mundo muito jovens e juntos), seu sucesso profissional, a formação do seu núcleo familiar e mais recente a chegada dos netinhos. O Poeta Chico insiste e segue com outra estrofe muito a proposito disso tudo quando diz: “O tempo rodou num instante/Nas voltas do meu coração/A gente vai contra a corrente/Até não poder resistir”. Foi assim mesmo. Foi tudo muito rápido. Num instante o tempo rodou e você não resistiu. Lutou muito. Mas, terminou despencando da roda-viva numa hora menos esperada. Nem quis que víssemos essa queda. Manteve, até a última rodada, sua maneira sutil e reservada de ser a vida inteira. Fez sua vontade. Minha esperança é que haja sido uma queda suave e com luzes de felicidade. Eu não tenho ideia das razões pelas quais Chico Buarque escreveu este Poema/Canção, mas, sem que ele (o autor) saiba, o fez para ajustar à minha cabeça estressada destes dias. No mesmo poema pincei a estrofe a seguir que se encaixou justo na minha mente exausta pelo luto: “Faz tempo que a gente cultiva/A mais linda roseira que há/Mas eis que chega a roda viva/E carrega a roseira pra lá.” Ah, Leninha! Você foi uma nobre roseira que nós – sua Família – cultivamos ao longo da sua vida terrena. Mas, eis que a roda girou mais forte e você não teve como se segurar. Nem seus lençóis foram suficientes!
Irmã querida, com muita fé em Deus, tenho (temos) a confiança e a esperança de que agora, livre das dores e dos transtornos desta vida terrena, você repousa nos braços do seu Buda e de Jesus Cristo que te teve como filha durante sua existência terrena. A morte deixa uma dor que ninguém pode curar... Mas, o amor que você semeou entre nós deixou memórias que ninguém pode apagar. Para encerrar este post semanal transcrevo – sem comentar – um último trecho bem significativo do Roda-Viva de Chico Buarque: “Um dia a fogueira queimou/Foi tudo ilusão passageira/Que a brisa primeira levou/No peito a saudade cativa/Faz força pro tempo parar/Mas eis que chega a roda viva/E carrega a saudade pra lá”. Que o Pai Senhor de todos e todas te abrigue em bom lugar. NOTA: A ilustração foi obtido no Google Imagens. PS>: Leia no alto da Coluna à direita o pensamento de Fernando Pessoa

28 comentários:

Antonio Carlos Neves disse...

Com os olhos cheios de lágrimas acabei de ler sua postagem Primo linda homenagem a sua irmã nossa Prima nos dias atuais as vezes sinto que estou sonhando esperando o momento certo para acordar.
Sem palavras tudo ja foi dito

José Paulo Cavalcanti disse...

Tem o pior e o melhor em cada história, amigo. Nessa, o pior é que a vida continua. E o melhor é que a vida continua. Abraços.

José Moraes Falcão disse...

Um texto tão belo quanto a canção de Chico Buarque.
O que mais me chamou a atenção foi a palavra Viva. É isso, ela continua viva.

Anônimo disse...

Olá Girley.
A leitura do texto me levou a anos.passados quando, de repente, um fato aconteceu e perdi uma pessoa.muito próxima.
A vida roda mesmo mas a força necessária vai chegando e a embriaguez cede espaço para a realidade.
É sempre bom colocar os sentimentos e deixar que outras pessoas.possam.participar.
Abraços

Girley Brazileiro disse...

O comentário acima foi da autoria da Amiga Lúcia Valença.

Maria Cristina Henriques disse...

Em janeiro passei por essa estação,deixando a amiga-irmã desembarcar de nossa vida terrena,Cleni Oliveira.Eu estava na estrada,a caminho de São LUIS/MA,contando pedaços de viagem pelo zap.Ela em Porto Alegre, entrou numa cirurgia cardíaca. Passou das 72 horas mas não resistiu após uma forte hemorragia na extubação.Você expressou tudo que eu senti na ocasião e nos dias seguintes.Sucumbir à roda viva é horrivel.Planos,conversas e mensagens,fotos ...tudo acabou.Agora sigo com ela na mente e essa saudade danada.Sem falar no gosto na boca quando penso na viagem para reve-la que não vai mais acontecer.A gente criava pontes de reencontro virtuais.Agora serão espirituais.Muita coisa para administrar.Desejo que o PAI receba sua irmãLeninha e minha querida Cleni - e cuide da familia que fica.

Dina Jorge Corrêa disse...

Li teu texto emocionante e sincero. Não tenho palavras e nem posso
te abraçar ... segue meu beijo num sopro e a certeza do meu carinho e amizade.

Sônia Canavarro disse...

A saudade é eterna.

Tereza Gonçalves disse...

Leninha hoje é uma ESTRELA 🤸‍♀️
UM SER INESQUECÍVEL...

Maria José Bezerra disse...

Saudade o Amor que fica

Dayse Moraes disse...

Saudade 😔

Maria Luiza Burgos disse...

Estou no mesmo barco de dor e saudade por meu irmão e amiga Leninha. Sei que vão se reencontrar na eternidade. Espíritos de Luz. Procuremos conformação. É a roda viva.

Thereza Leal disse...

Girley amo muito todos os seus Blogs este Velocidade da Roda Viva foi excelente Parabéns da amiga de sempre que Deus te console pela perda que tiveste

Lulu targino disse...

Gi li e reli o seu texto e vi mais uma vez o seu “Eu” que ama incondicionalmente e apaixonadamente à todos que te cercam. Com meio século de amizade sei quão destroçado seu Eu está. Giremos essa roda da vida que nos traz alegrias e tristezas e aproveitemos o tempo que nos resta de vida terrena. Abs

Celso Cavalcanti disse...

Já li amigo, bela homenagem a sua irmã.

Cristina Brazileiro disse...

Achei seu texto perfeito , Girley .Mto triste , mas foi assim q aconteceu ...
Ficam lindas recordações e mta saudade, primo .

Jacó Charcot Pereira Rios disse...

Girley
Nossas condolências pelo falecimento de sua querida irmã, a quem tivemos grata satisfação de conhecer aqui no Recife e depois encontra-la em São Paulo.

Monica Mendonça disse...

Lindo demais, primo amado! Emocionante. Você é muito especial para mim e para muitas pessoas nessa roda viva! Amo você! Beijos, com imenso carinho!

Geraldo Magela Pessoa disse...

Bom dia, irmão amigo. Meus sentimentos.Não sei se vai lhe conforta,.
Mas a recepção de LENINHA pelos familiares e prepostos de JESUS, SUPREMO Governador da TERRA, foi ama FESTA de confraternização AMOR CONFORTO E PAZ. Os verdareiros
Laços de família, somente se perpetua no Plano Espiritual ( JOANA D' ANGELIS) MENTORA DE DIVALDO P FRANCO). Com forte abraço desejo que os bons momentos vividos com sua IRMÃ permanecerão sempre na sua MENMORIA. ABRAÇOSU Ho

Marília Furtado disse...

Girley , por motivo de perda do marido de uma sobrinha , de Covid. Somente ontem li seu Blog e fiquei sabendo que sua irmã foi para a casa do Pai. Os momentos de ser feliz , não é apenas de alegrias, é ter a coragem de enfrentar os Momentos de Tristezas, sabedoria para transformar-los em aprendizado . Algumas quedas servem para nos levantar mais fortes . Quando perdemos Pais, Irmãos, são pedaços nossos que se vão .... ficamos com Saudades . Um dia essa Saudade dentro de nós , deixa de ser Dor , passando a ser História guardada é contada , pois aqueles que amamos permanecem eternos dentro de Nós . Que Deus abençoe Você e sua família. Um abç de Marília

Ana Maria Menezes disse...

Girley li o artigo e a fotografia do olho com lágrima resume o que sinto. Que o senhor Jesus leve a paz a todos que sofrem essa perda. Leninha era sim uma criatura maravilhosa linda inteligente e pra mim sempre foi a única pessoa que conheci já nascida sofisticada. Aceite nossos sentimentos Ana Maria e jose marcus

Vanja Nunes disse...


Meu amigo
É preciso viver os nossos lutos, para enfrentar o amanhã
E vida é uma roda viva e amanhã a tristeza ficou para trás
Muita fé nesse momento
Se sinta abraçado com muito carinho
Que Deus nos abençoe

Restony de Alencar disse...

Amigo @girley, assim como a providencial ŕoda viva sua, nossa e de Chico Buarque, temos sido obrigados a nos despedir de pessoas queridas durante esses tempos doloridos que atravessamos. Que descanse em paz nessa viagem que é nossa vida

Júlio Silva Torres disse...

Querido Hermano Girley, que mala noticia!
Lamento mucho lo acontecido, y más lamento no poder estar en Brasil junto a ti para acompañarte en estos momentos de dolor, aunque desde que leí lo que comunicas, me siento muy cerca tuyo. Eres un Hermano importante por ende nuestro rol es el de hacerte saber nuestro cariño y amistad!
Abrazos grandes, Caro Girley para ti y para toda tu familia!!

Claudio Targino disse...

Vejo a sua tristeza mas conformemo-nos......
E inexorável!
Forte abraço

Simone Amorim disse...

Bom dia GB mais uma vez nossos sentimentos pela sua irmã que Deus a tenha em paz e que o mesmo conforte o coração de vocês.

José Otávio de Carvalho disse...

Belíssimas linhas amigo. Transmitiu com muita sensibilidade a sua dor. As vezes é melhor partir do que ficar.

Ana Inês Pina disse...

Só o tempo, meu amigo, para acalantar seu coração. Um abraço fraterno.

Haja Cravos

Neste recente 25 de abril lembrei-me demais das minhas andanças em Portugal. Recordo da minha primeira visita, no longínquo verão de 1969, ...