terça-feira, 18 de agosto de 2020

Antiguidade é Posto

Interessante noticia vem circulando, esses dias, nas redes sociais revelando uma seleção dos restaurantes mais antigos do mundo e, para surpresa dos recifenses, o Restaurante Leite localizado no centro da capital pernambucana é apontado como o mais antigo do Brasil, aberto desde 1882. Na verdade era comum ouvirmos dizer que se tratava de um dos mais antigos do país. Com esta recente seleção ficou então definido como o mais antigo. Querendo saber mais sobre a seleção clique em: https://matadornetwork.com/read/oldest-restaurants-world-mapped/ Esta “certificação” do Leite é naturalmente motivo de satisfação para os pernambucanos que já se orgulham de ter a Rua do Bom Jesus como a terceira mais bonita do mundo, em recente escolha publicada nos Estados Unidos e, além disso, de ter o jornal Diário de Pernambuco como o mais antigo em circulação na América Latina e em língua portuguesa. Se “antiguidade é posto” temos vários motivos para respirar orgulho.

Restaurante Leite (Recife - Brasil)
O mais antigo do país.
Bom, como o assunto é restaurante antigo tive a curiosidade de examinar a lista envolvendo outros países e continentes e conferir se conhecia algum deles, como conheço o magnifico Leite, do Recife, no qual se saboreia a mais honesta culinária luso-brasileira que se encontra no país. Naturalmente que muitos outros restaurantes espalhados pelo Brasil oferecem excelentes cardápios, seja no Recife ou outros grandes centros, como Rio de Janeiro e São Paulo. Mas nenhum tem a tradição e a história do nosso Restaurante Leite. (Foto acima)
Interessante que, há poucos anos, estive em Madrid e fui ao restaurante Sobrino de Botin, aberto em 1725, próximo a Plaza Mayor e tido como o mais antigo do mundo. (Fotos a seguir) 

No Sobrino de Botin (Madrid - Espanha)
O prazer que se sente naquele ambiente histórico é sinceramente inenarrável. O cardápio é variado mas, o forte se concentra nos assados e grelhados de porco, ovelha e carnes bovinas com cortes especiais. Contudo, diante desta recente publicação tive a surpresa de descobrir que há um restaurante em Salzburg, na Austria, o St. Peter Stiffs Kulinarium, funcionando desde o ano 803. Haja antiguidade... É o mais antigo do mundo em pleno funcionamento. É famoso por uma ceia de Natal, denominada de Mozart Dinner Concert. (Foto a seguir). Deve ser algo deslumbrante. Coloquei na minha agenda. Sei lá... vai que a pandemia acaba e permite essa extravagância.


Noite de Natal no Mozart Concert do St. Peter
(Salzburg - Austria) Aberto no ano 803!
Correndo a lista em tela, descobri que existem inúmeros outros restaurantes abertos antes do Botin espanhol, 1725, que julguei ser o mais antigo, até hoje. Nada demais, claro. O prazer continua registrado. Valeu aquela visita e aquela mesa servida. As fatias de Pata Negra de antepasto são inesquecíveis.
Outra coisa curiosa que me vem à memoria é que existem estabelecimentos, como tabernas e bares, antiquíssimos espalhados pelo Velho Mundo. Recordo que nas minhas andanças já explorei alguns em Portugal, Inglaterra, Espanha, França e Itália. Em Bolonha (Itália), por exemplo, tive o prazer de visitar várias vezes, no Centro Histórico, um botequim que é mais antigo do que o Brasil, datando da segunda metade dos anos 1400.  
Mas, voltando à lista publicada descobri que jantei, ano passado, a convite de Dom Júlio Silva Torres, no mais antigo do Chile, o Restaurante e Confiteria Torres, aberto desde 1879. (Foto em seguida). Belo restaurante e oferecendo um cardápio tipicamente chileno, claro, à base de pescados. Lembro que saboreei um bom filé de Côngrio. Detalhe: somente agora tomei conhecimento ser esse o mais antigo do país. Já agradeci ao Dom Julio.

Posando para posteridade no Bar do Torres.
Com Dom Julio Torres e sua esposa.
Independente do posto de antiguidade, o tema provoca lembrar-me de vários outros restaurantes do mundo afora e que marcaram meu curioso paladar de viajante. Confesso que considero o provar da culinária de cada local como um dos melhores programas de viagem. E não me furto desse prazer.
Sendo assim, como esquecer as delícias servidas pelos restaurantes Gambrinus (1936), de Lisboa, ou do Guarany (.........), da Cidade do Porto, ambos em Portugal. Locais onde o preparo do bacalhau tangencia a perfeição. A cataplana mista do Gambrinus é inesquecível enquanto a francesinha, no fim da noite, é a pedida ideal do Guarany.
Em Vigo (Galícia), na Espanha, a melhor pedida é jantar no El Mosquito, aberto desde 1933, servindo o que de melhor em termos de pescados, incluindo o raro e sofisticado Pecebe. (vide foto a seguir). Bicho feio, lembra a unha de jacaré, mas saboroso. Já estive no Mosquito por duas vezes e sai em estado de graça gastronômico. Já em Valencia a Paella é o forte para qualquer ocasião. Delicio-me. São passagens que marcam o mais exigente paladar. Conselho: se estiver em regime alimentar não vá à Espanha.

Três momentos no El Mosquito (Vigo - Espanha
Nos detalhes:os antepastos de pecebes e polvo à galega

Em Milão, na Itália, outro restaurante que marcou meu roteiro de restauração alimentar e prazer à mesa foi o Al Conte Ugulino. A 300 metros do Duomo. Misto de cozinha mediterrânea e lombarda, especialmente com os pescados.

Vou parar por aqui. Em regime de quarentena e sem condições de uma boa aventura gastronômica não dá para remexer mais  na memoria. Antes porém, salve o Restaurante Leite do Recife!            

 Nota: Fotos obtidas nos sites oficiais dos restaurantes ou de arquivo pessoal do Blogueiro. 

14 comentários:

Antônio Carlos Neves disse...

Muito bom o leite com seu piano e a lagosta ao thermidore e os medalhões de filé e os pratos com bacalhau uma beleza fora a gentileza do finado garçom Zezinho uma finura mais o Buraco da Otília com seus pratos tradicionais como a galinha a cabidela o Restaurante Bat Maxine eita peixada Boa

Unknown disse...

Tenho um amigão aqui no Recife que conhece todos os melhores restaurantes europeus que se encontram no Michelin e Cordon Blue com todas as estrelas que tem direito.
É o Dr José Paulinho Cavalcanti Fº. Se um dia você tiver oportunidade de conhecer, pessoa muitíssimo legal e simples, pode perguntar pra ele. Correrá risco de ser convidado para jantar em Paris no Le Procope, muito bom restaurante informal e, se tiveres com mais sorte ainda serás chamado para o Maxime.
Abraços primo.

José Paulo Cavalcanti disse...

A coluna perfeita. Parabéns. Abraços.

Anônimo disse...

Um VIVA!! para o nosso Leite. ��

Ina Melo disse...

Li uma frase que me deixou muito feliz “quando voce escreve suas impressões da cidade num Café parisiense, está revivendo tardes Proustisnas” eu já fiz tanto isso 🙏🙏🙏🙏🙏

José Otavio de Carvalho disse...

Amigo Girley. Estive no Sobrino de Botin com Glória e me ufanava de ter ido ao restaurante mais antigo do mundo. Enquanto estávamos lá um grupo de formandos de Direito todos de beca clássica circularam as mesas cantando arrecadando "propinas" pata a formatura. Foi um charme especial. Parabéns pelo tema e pela organização dos arquivos de viagens.

Girley Brazileiro disse...

Ao primo não identificado acima,
Conheço Ze Paulinho e tenho o prazer de tê-lo entre meus assíduos leitores.
Em Paris conheço o fantástico Prunier. E outro muito na moda chamado Le Ciel de Paris, no alto da torre de Montparnasse e com vista para a Torre Eiffel!
Identifique-se primo!

Edson Junqueira disse...

Meu amigo Girley o assunto é fantástico , como gestor fico pensando quantos gerentes tiveram e a luta para manter a tradição e qualidade . Vale como aula de gestão prolongada , Isto porque na sua maioria são empresas familiares .
Parabéns pela bateria

Sarto Carvalho disse...

Excelente, mandei pra muitoooooo amigos

Júlio Silva Torres disse...

Caro Hermano Girley, qué sorpresa senti al encontrarnos en tu blog, junto a Sonia y a ti!! Recuerdo perfectamente esa cena.
Lo notable es que aquel restorán al que hemos ido con Sonia y contigo varias veces en tus viajes anteriores, pero sin saber que era el más antiguo de Chile. Ahora recuerdo haberle oido a mi padre que cuando tomó su primera comunión siendo un chico de siete años, mis abuelos lo habían llevado a comer una pastel de merengue lucuma (una fruta local) que nunca olvidó. Así yo sabía que era muy antiguo, pero no sabía que tuviese tanto tiempo. Obviamente que los invitaré de nuevo la próxima vez que pasen por Chile! Y comeremos congrio!
Bonito recuerdo y muchas gracias por incluirnos en tu cronica!!!
Abrazos grandes!!

Geraldo Magela Pessoa disse...

Fiquei super feliz em TER passado para você a lista dos mais antigos ReSaturastes.

Geraldo Magela Pessoa disse...

Porém mais feliz do que eu duvido que alguém tenha ficado . Magnífico texto, uma verdadeira aula e distribuição de conhecimento. PARABÉNS.

Diógene Andrade disse...

Amigo Girley, como sempre fantástico teu blog, que desta vez me deixou com "agua na boca", até porque alguns dos citados restaurantes já tive o prazer de conhecer, claro, não com a frequencia do amigo, e menos ainda com o bom gosto e o "bolso"! Mas permita-me levantar uma questão que poderás me esclarecer aqui: o BOTIN (onde sempre que estou em Madri, janto se possivel todas as noites, um "colchinillo acompanhado com uma sangria" pois lá não bebo vinho) que me conste é o 'restaurante mais antigo do mundo ABERTO SEM NENHUMA INTERRUPÇÃO, nem mesmo na guerra civil espanhola. Não sei se agora no "lockdowm" do COVID eles fecharam. E no caso talvez todos os outros que citasses tenham passado algum período fechado, sei lá, talvez até para reforma, por exemplo o do Chile, pela foto, já foi reformado.

Girley Brazileiro disse...

Meu amigo Diogenes Andrade, todos eles tiveram seus intervalos de parada. Ou para reforma ou manutenções de rotina. Isto não quer dizer nada. O Botin pode ter fechado para alguma dessas possibilidades. O Leite por exemplo passou por uma reforma em anos recentes e teve que fechar por alguns dias. As luminárias do Leite por exemplo são bem recentes. O Torres de Santiago já mudou de local inclusive! Mas o negócio, a cozinha e o cardápio são os mesmos. O de Salzburg do século 1 não é, de jeito nenhum, com a configuração original.

Lição para não Esquecer

Durante a semana passada acompanhei com interesse de quem viveu a historia, as manifestações que relembraram o golpe militar de 1964. Com um...