terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Natal Cristão


Nada melhor nesta vida do que viver em PAZ e HARMONIA. Nesta época de Natal, como num passo de mágica, é exatamente isto que pregam os homens e as mulheres de boa vontade. Paz e Harmonia que, na verdade, deviam perdurar ao longo dos doze meses de cada ano e que infelizmente se dissipam com o passar dos dias.
Nesses dias do Advento, então, todo mundo se mobiliza para confraternizar e expressar o amor que alimenta e a harmonia que pretende construir, numa forma concreta. Interessante é que a mais  prática é exercitar o tradicional corre-corre às lojas e escolher um presente para alguém querido ou querida ou catar lembrancinhas para outros menos importantes, com tanto que se cumpra o ritual natalino. Tornou-se cultural expressar materialmente o amor e a harmonia, quando um abraço fraterno poderia ter um efeito igual ou maior. Outra preocupação são os cuidados exigidos pela montagem da Ceia Natalina. Peru, Tender, Panetone ou uma mesa de típicas regionais? Não importa. O que vale mesmo é o encontro da família e amigos. Roupas novas, sapatos lustrosos, presentes para crianças, adultos e idosos. Besteirinha para quem chega de repente e traz outra besteirinha. É interessante. Às vezes causam ansiedades. Em alguns países a troca de presentes, lembrancinhas ou besteirinhas se dá na Noite dos Reis Magos (6 de Janeiro) fazendo referencia aos presentes dos Reis do Oriente que levaram ao Jesus Menino ouro, mirra e incenso.  
Curioso é que essa euforia é quase sempre tão grande, ao ponto de fazer com que os convivas deixem passar despercebida a razão maior dessa esperada data: o Nascimento de Cristo Salvador. A bebida rola frouxa e os estômagos se empanturram sem que Ele seja lembrado. Bom seria que a imagem do aniversariante pontificasse em cada sala de festas. Bom seria louvá-lo e agradecê-lo pelo momento de união e pelas graças alcançadas no decorrer do tempo. Cantar, nem que seja, um simplório Parabéns Pra Você! Sim! O popular e mundialmente conhecido. Pode parecer tolo. Mas, cai bem no ambiente festivo. Garanto que todos cantariam.
Caro leitor, estimada leitora, nesta próxima noite de Natal, façamos um momento de oração, unamos nossos corações numa comunhão cristã e com o propósito de semear a PAZ e a HARMONIA que todos precisamos nos tempos por vir. Lembrando, inclusive, que a paz começa em cada um de nós. Católico ou Crente de qualquer outra rama cristã lembre-se Dele com Fé e Esperança. Mais do que nunca precisamos de momentos de reflexão, lembrando sempre que a vida é vivida de momentos. Valorizemos os momentos sublimes.
Outra sugestão, para antes da festa familiar, lembrar que enquanto muitos se fartam com ricas mesas, outros muitos, muitos mesmo, passam a noite sem que, ao menos, se lembre do seu significado e carecendo de algum alimento. Ser Cristão nessa época é ter piedade e espírito solidário levando uma contribuição para que proporcione a alguém um Natal ameno e sem Fome. Procure algum necessitado – sempre existe ao nosso redor – deseje um Feliz Natal, com um abraço ou simples aperto de mão. Ofereça algum alimento. Adoce as bocas dos filhinhos que tenham. Faça isto em nome de Jesus. Cada bolacha ofertada ou presente que for dado, simbolicamente, é dado a Ele na comemoração da sua data natalícia.
Finalizo percebendo que falei com o coração. Preferi não fazer o relato/balanço do Blog que anualmente faço e encerro desejando um Feliz Natal com familiares e amigos e que 2018 nos renda pautas mais amenas e com claros sinais de sucesso econômico e paz política no nosso Brasil.


NOTAS: O Blogueiro entra em recesso dando uma pausa nas emissões de posts até final de Janeiro. Salvo num caso muito especial.
A ilustração foi colhida no Google Imagens.

29 comentários:

Dayse Moraes disse...

Linda e reflexiva mensagem.Um NATAL MARAVILHOSO pra VCS. Girley ,Sônia filhos e netos. Dayse Moraes

Regina Pinto Ferreira disse...

Girley e Sônia, Feliz Natal! Que 2018 venha com muitas realizações, saúde e amor para vocês e toda família! Beijos
Maria Regina Pinto Ferreira

Antonia Corinta Lucena disse...

Um Natal de muita saúde, muita luminosidade e muito amor para essa linda e amada família. Que o Ano Novo, traga muita prosperidade, amor eterno e felicidades eternas. Beijos da prima que muito lhes ama Toinha.

Rosa Peres disse...

Desejo pra você,Soninha e família um natal abençoado e um 2018 de muitas realizações e felicidade.Beijos carinhosos🌹
Rosa Peres

Vanja Nunes disse...

Boa noite
Um excelente texto
Que o menino Jesus renasça em nossos corações nos fortalecendo na FÉ
Vanja Nunes

Fernanda Nicéias disse...

Gostei muito Girley.
Realmente o Natal deveria ser diferente!
Feliz Natal.
E até a sua volta no blog.
Fernanda Nicéias

Sonia Chalegre disse...

Linda mensagem Girley Feliz Natal e 2018 com muita paz saúde e amor para você e familia.
Sonia Chalegre

Thereza Leal disse...

Girley que bela mensagem de Natal. Fiquei emocionada com tudo que você escreveu e que me fez refletir o que podemos fazer pelo próximo que as vezes está bem juntinho de nós e não olhamos como irmão. Desejamos eu e Umberto muita paz amor junto a tua Sonia um Natal muito feliz e um Ano Novo repleto de muitas viagens.
Thereza Leal

Maria Zuleide disse...

FELIZ NATAL 🎄 FELIZ 2018, PAZ AOS HOMENS DE BOA VONTADE.
Maria Zuleide

Romero Marques disse...

Boa noite girley, quero falar que sem sombra de dúvidas que estamos passando por grandes mudanças e todo esforço pra unir e válido obrigado pelas belas palavras que vêm divulgando no seu blogue, sou um privilegiado belíssimo Natal pra você é sua família abraço Romero e família 🎄🕯🌕🍾
Romero Marques

Regina da Fonte disse...

Lindo, Girley!!!!Paz, Harmonia e amor incondicional..... este é o verdadeiro Natal!!!
Um Natal cheio de tudo isso e muito mais prá vc e toda sua família!!!!!
Regina da Fonte

Danyelle Monteiro disse...

Linda mensagem, muito obrigada prof. Girley! Um Feliz Natal para o Sr. e família também. Forte abraço 🎊🎄
Danyelle Monteiro

valerio guidotti disse...

Sentimentos que deveriam perdurar o ano todo

José Paulo Cavalcanti disse...

Belo texto, amigo Girley. Parabéns. Abraços.
José Paulo Cavalcanti

Ana Corinta de Almeida disse...

Obrigada!. Feliz Natal e um Ano Novo prospero de alegria, felicidades,e paz para todos das familia!.
Ana Corinta

Susana Gonzalez disse...

Muy lindo!!!

Toinha Lucena disse...

Girley, li o que você escreveu em seu Blog, sobre o Natal. Penso igual ao que ali está tão bem delineado. Natal, e uma festa em que comemoramos o nascimento de Cristo, mas a humanidade esquece o que demais importante estamos festejando. A preocupação unica, e exibir uma roupa nova, uma ceia requintada, esquecendo que um número imenso de pessoas, estão precisando de um pedaço de pão, para mTar a fome de seus filhos. Muitas vezes as pessoas se endividam para comprar presentes finos para seus filhos e para presentear amigos, sem lembrar que outras crianças e outros pais de família, não dispõem de nada que possam alegrar a esposa e os pobres filhos. Digo como você, Natal é reflexão, é um momento em que nós devemos colaborar um pouco com aquelas pessoas carentes, dando-lhes carinho, amor e respeito.
Toinha Lucena

Otamar de Carvalho disse...

Prezado Girley Brazileiro: retribuo seus votos com alegria.
Otamar de Carvalho

Francy e Carlos Guttierrez disse...

Feliz Natal para si e toda família.
São os nossos votos..
Francy e Carlos Gutter re.

José Otavio de Carvalho disse...

Bela mensagem para reflexão, destacando o essencial do periférico. Um bom Natal e um novo ano de paz, saúde e mais justiça entre os homens.
José Otávio de Carvalho

Gilberto Linhares disse...

Parabéns pelo texto. É uma bela reflexão! Também desejamos Feliz Natal e um Ano Novo de saúde e muita felidade pra o companheiro Sônia e família. Gilberto e Maria.

Alejandro Hurtado disse...

Felicitaciones por el artículo. Parabéns, muito lindo !!!
Feliz Nata l!!!!!
Fántastico 2018 !!!!
Grande abraço
Alejandro Hurtado

Ilva Niño Mendonça disse...

Girley querido, Feliz Natal para você e todos familiares e 2018 com nosso Brasil longe desta desagregação social, política e econômica. Viver em PAZ e HARMONIA é, realmente, um processo contínuo e inesgotável de tomar conhecimento de si e do mundo. Beijos meu querido.
Ilva Niño Mendonça

Adilson Carneiro disse...

GRANDE LEÃO GIRLEY UM FELIZ NATAL PARA VOCE E TODOS SEUS.
Adilson Carneiro

Dulce Nadruz disse...

Belo texto amigo Girley . Um feliz e abençoado Natal para você e sua família e um Ano Novo com muita saúde , paz e felicidade. 🙏🙏🙏😘😘😘❤️❤️❤️❤️🎄🎄🎄🎄🎄
Dulce Nadruz

Moises Wolfesson disse...

Bom dia ,Girley ! Bela e objetiva mensagem natalina ! Parabéns! Um super 2018 🍾🍷🥂....😘 na minha amiga Soninha !!
Moises Wolfenson

Vera Marques disse...

Que sua vontade em correr atrás dos seus sonhos seja maior do que qualquer obstáculo. Lembre-se que tudo começa com o primeiro passo. Um Natal cheio de luz e um 2018 brilhante.
Vera Marques

Graça Marques do Amaral disse...

Sônia e Girley,Feliz Natal!!Que 2018 venha com muita saúde ,paz e muita luz .Beijos
Graça Marques do Amaral

Mauro Falcão disse...

Que neste dia de Paz JESUS renasça em nossos corações e Seu AMOR seja seu melhor presente. Feliz Natal para você e sua família!🎄🎄🎄🙏🙏🙏
Mauro Falcão

Insegurança nossa de Cada Dia

Pobreza, fome, analfabetismo, disparidades inter-regionais de renda, saúde publica falha, politica educacional também, governos míopes e som...