sábado, 14 de novembro de 2009

Brasil, Potencia Econômica.

Nesta sexta-feira (13.11.09) o que mais ouvi, nas ondas do noticiário econômico, foram os comentários sobre importante matéria de capa do número semanal do The Economist, sobre a atual situação econômica do Brasil. Curioso, corri para a Internet, catei a matéria, li e decidi comentar neste bate-papo semanal. Titulo da matéria: Brazil takes off.
Pra inicio de conversa, ser matéria de capa da mais importante revista de economia do mundo atual, por si só, já representa um imenso feito e, considerando o conteúdo propriamente dito, a coisa assume uma dimensão fora do comum, em se tratando de Brasil. Não é uma opinião doméstica, nem retórica eleitoral. É uma opinião externa e abalizada.
A reportagem começa lembrando que, quando, em 2003, os economistas da Goldman-Sachs, meteram o Brasil num grupo de paises que incluía Rússia, Índia e China, formando o que se convencionou chamar de BRIC (sigla formada pelas iniciais dos quatro países) e vaticinaram que estes países em pouco tempo dominariam o mundo, muita gente, dentro e fora do Patropi, colocou duvidas quanto ao B. Como o Brasil, com taxas de crescimentos tão tímidas, vulnerável a qualquer crise financeira externa, com uma crônica instabilidade política e notável, apenas, por realizar monumentais carnavais e ter talento para jogar futebol, poderia se transformar num dos Titãs emergentes?
Este ceticismo, agora, parece ser descabido. O Brasil, atualmente, tem expectativas das melhores, com a economia crescendo e sinalizando com taxas anuais de 5%, graças a uma serie de fatores dinâmicos, entre os quais a exploração de petróleo na camada do pré-sal e a crescente demanda dos países asiáticos por alimentos e minerais produzidos pelo país. A revista é enfática ao afirmar que a China pode, de fato, se tornar a líder da economia mundial, mas, é indiscutível que o Brasil também terá um importante papel a desempenhar, no quadro econômico do mundo pós-crise de 2008. As previsões que são feitas dão contam de que depois de 2014 – antes um pouco do que a equipe do Goldman-Sachs projetou – o Brasil provavelmente será a quinta maior economia do mundo ultrapassando a Grã-Bretanha e a França.
Na seqüência, a matéria do The Economist, apresenta alguns interessantes argumentos que habilitam nosso país a tão privilegiada situação, a saber: ao contrário da China, é uma democracia. Ao contrário da Índia, não há conflitos étnicos ou religiosos e, ao contrário da Rússia, trata os investidores estrangeiros com respeito. Resultado: um ambiente amistoso e seguro para o investidor externo, que inclusive está de olho bem aberto no crescimento do mercado interno face às políticas de inclusão social patrocinada pelo Governo Federal. Assim, o Brasil entrou, segundo a revista londrina, subitamente, no circuito econômico mundial e esta entrada foi simbolicamente marcada pela escolha do Rio de Janeiro para sede das Olimpíadas de 2016, além de ser a sede do mundial de futebol de 2014.
A capa da revista é bem sugestiva, porque apresenta o Cristo Redentor decolando com se fora um foguete. Certamente fazendo referencia ao fato da estátua símbolo brasileiro ser uma das maravilhas do mundo moderno, cruzado com a idéia do take-off (decolagem) do país. Bem bolado. Naturalmente que a revista faz referencias às ações governamentais e frisa que, na verdade, essa coisa não aconteceu danoiteprodia. O que levou o Brasil a essa situação favorável – realçada pela saída da crise antes de qualquer outro – foi um processo iniciado na década de ’90. O ponto de inflexão foi registrado com o Plano Real, que estabilizou a economia, depois de inúmeros planos frustrantes. A inflação foi controlada, os governos, nos seus distintos níveis, foram obrigados por lei (responsabilidade fiscal) a controlar seus gastos, o Banco Central ganhou autonomia, virou o guardião da baixa inflação e controlador do sistema bancário evitando o desastre de aventuras do tipo que desmantelaram os sistemas britânicos e americanos, razão da crise atual. Ao mesmo tempo, a economia se abriu ao comercio e investimentos externos e um programa de privatização fortaleceu a economia. Muitas empresas brasileiras são hoje nomes fortes no cenário econômico mundial e se constituem em importantes multinacionais. Citaram entre outras a Embraer e a Vale do Rio Doce.
Nesse cenário, o Presidente Lula é considerado um homem de sorte, porque, ao contrário do que se esperava soube dar continuidade aos programas econômicos em marcha e chegou à presidência num especial momento da economia mundial. Teve um papel importante na inclusão social, mas, segundo a reportagem não pode carregar todos os louros da conquista, que devem ser conferidos, também, a Fernando Henrique e antecessores. Foi feito justiça nessa análise.
É isto aí... Tomara que tudo dê certo e o Brasil dos meus netos seja um país mais justo, mais desenvolvido e com a riqueza distribuída de modo democrático. Vamos torcer.
Parece que o eterno país do futuro, pode virar o país do presente.
Nota: a foto reproduz a capa da revista e foi tirada do site da mesma.

6 comentários:

Cássio Reis disse...

"Parece que o eterno país do futuro, pode virar o país do presente."
Torço para que isto aconteça, Girley. E que o Brasil não seja só reconhecido como o país das bundas e do futebol. Que seja um país reconhecido como justo e sem desigualdade social. Ou seria sonhar demais?
Um grande abraço,

Cássio Moura Reis

Corumbá disse...

Caro Girley:

Adorei seu comentário! Pena que tenha matado o meu...risos.
Publiquei essa matéria no Blog do Corumbá (link aí embaixo) sob o título "Cristo na Capa" e estava me preparando para fazer uma análise mais aprofundada no meu outro blog "Análises do Corumbá" quando me deparei com sua análise.
Lembrei-me de um caso ocorrido com Roberto Carlos e Fagner. Quando Fagner gravou sua versão de "Borbulhas de Amor", Roberto ficou triste pois ele achava a música tão linda que estava fazendo uma letra para ela mas reconhecia que a versão do Fagner era tudo o que ele sonhara.
Parabéns pela análise e obrigado por falar por nós.
Corumbá

Cristina Henriques disse...

Girley
Queira DEUS que estar na midia internacional seja quebra de banca para o BRASIL
Mas, lendo o que recebi, me lembrei das aulas onde se mostrava como se manipulam as coisas na economia.
Espero estar mais otimista e breve, quando senado e camaras legislativas tenham estrutura enxuta e gestão de excelencia no atendimento e qalidade.
Parabéns pelo artigo
Cristina Henriques

Baiano da Nigeria disse...

Prezado Girley,
Parabens pelos comentários, sempre serenos, em seu blog sobre a matéria de capa da The Economist. Eu também e, creia-me, também fiquei cheio de orgulho "estudantil" com o que li. No entanto, entre o potencial presente e a realidade imediata existe uma palavra que a tudo condiciona. Refiro-me ao SE. Ou seja:
Se tudo correr bem,
Se nao surgir nenhuma nova tecnologia que torne nossas fontes de riqueza em "ouro-de-bobo", exemplo, e SE surgir um perfeito substituto do petroleo e do gas por um decimo do custo de extraçao?
E, mais importante, SE Deus quiser!!!
Estamos esquecendo um monte de SEs que sao, por sua natureza, imponderaveis. Foi sem medir o imponderável, aliás, que o Brasil foi considerado, na mesma revista, um país incompetente em tornar sonhos em realidade apesar dos imensos recursos naturais.
Voce se lembra daquela piada em que perguntavam ao Todo-Poderoso porque tantos privilégios para o Brasil? Ao que Ele respondia: "Olha o povinho que vou colocar lá!!!" É isso, Girley, o que me mete medo!!! Quando olho um sujeito num Camry, abrir a janela e jogar na rua uma lata de cerveja, quando releio aquela sua materia sobre a sujeira no centro do Recife, e quando vejo a "guerra civil" que ocorre nas nossas grandes cidades, me pergunto, será que chegaremos lá? E, se chegarmos, a quem a riqueza gerada será distribuída? Quem vai operar os sistemas produtivos e comerciais necessarios a manutençao de uma economia tao grande e pujante?
Pelo que vejo, nosso problema maior nao será chegar lá. É ficar lá. Tomara que essa materia da The Ecomist nao venha a ser seguida, no futuro, por outra com o titulo: "The Chicken's Flight", traduzindo, "O Voo da Galinha"!!!
Abraços,
Baiano da Nigeria

Geraldo Leal de Moraes disse...

Caro Girley

Êste é um país construido por muitos Lulas , Girleys, Fernandos,que mantiveram sua preformance como Cabeças de Dono felizmente ainda a maioria do povo brasileiro. Acesse meu blog no http://geraldodialoga.blogspot.com/2009/03/cabeca-de-dono.html

Parabens pelo texto e vamos comemorar, a taça é de todos nós e não só do sortudo.

Meu amigo ,senti pelo Sport, mas caiu de pé e jogando bem.

Geraldo Leal de Moraes

Diego de Paula disse...

Ola amigo

Gostei de seu blog.

Bom... O Senhor é um experiente economista e eu sou estudante de economia, não teria como não gostar.

Sobre o post: Antes de qualquer coisa devo dizer que não tenho nada contra o governo Lula, ao contrário, estou gostando muito, mas achei muito importante a revista fazer menção ao governo do FHC e anteriores, pois vira e mexe se vê os créditos do bom andamento da economia brasileira sendo dados totalmente ao governo atual, que claro, tem sua importância, mas os anteriores também têm uma boa participação.

Tiro pela Culatra

Venho acompanhando, como cidadão comum e com certa apreensão, as informações sobre o surto de dengue que ocorre este ano no Brasil. Impressi...