terça-feira, 13 de outubro de 2020

Escolha Certo

Estamos outra vez diante de um pleito eleitoral, como só acontece, a cada dois anos, neste pobre Brasil. Rolam fortunas e discursos inúteis. Agridem as consciências individual e coletiva. Coisa das democracias. Nos tempo de hoje, a campanha do mundo digital ataca até mesmo aqueles ou aquelas que pouco se ligam aos temas da politica partidária. Ou da politica de qualquer outra natureza. Precisamos estar conscientes de que estas próximas eleições, por serem as locais (municipais) exigem ser encaradas como as mais importantes para o cidadão ou cidadã consciente. Entendo que uma eleição municipal é a fundamentadora da participação democrática de uma nação organizada em termos de liberdade e escolha dos seus dirigentes. Uma escolha popular bem pensada resulta num espaço sólido e com mais resistência para sustentar a sociedade. O brasileiro comum precisa ter em mente que o município é a célula da Federação e é nela que reside a base da cidadania. Não compreendo uma sociedade sã sem um ambiente adequado ao bem-estar, segurança e tranquilidade na sua base espacial. Numa eleição municipal elegem-se, supostamente, chefes de executivo e representantes encarregados de cuidar, de perto, do cidadão e das famílias. Isso me parece ser fundamental. Portanto, uma má escolha – que não raramente ocorre neste país – resulta numa sociedade defeituosa desde sua raiz e incapaz de participar de modo adequado e justo nas escolhas superiores que, em tese, se encarregam de construir um País com ordem e progresso e, por fim, uma Nação forte e consolidada.
Do alto da minha experiência de vida, vejo, outra vez, que corremos o risco de ver saindo vencedores desqualificados e sem maturidade politica – muitos desses conquistando votos por meios desonestos – e, por isso mesmo, desabilitado para liderar ou representar de modo ideal seu povo. Diante do quadro descrito, caro(a) (e)leitor ou e(leitora) seja exigente na hora da sua escolha. Não se encante com os belos olhos de um(a) candidato(a), com os discursos demagógicos ou com o padrinho que o(a) empurra. Ao invés disso dê um voto seguro, consciente e racional. Tenha em mente a sustentabilidade do coletivo sofrido que habita sua cidade. E nunca esqueça que o Brasil precisa de uma base politica municipal mais digna e disposta a defender com dignidade o porvir nacional. NOTA: Foto ilustrativa obtida no Google Imagnes

9 comentários:

Jose Paulo Cavalcanti disse...

No segundo turno, amigo, a gente não vota a favor. Mas contra. Esse o problema. No meu caso, sei o último partido em que gostaria de votar. Com a sensação de que vou acabar votando em quem não desejaria. No sistema de prestigiar o menos pior. É isso?

Claudio Bittencourt disse...

Você já pensou em se candidatar?

Cristina Henriques disse...

Pois é...Um pirralho que foi criado como de PE e Recife fossem da familia por sistema de Capitania Hereditária,votou contra o marco regulatório do saneamento basico como deputado,posou de tenis limpo como se estivesse ajudando a tirar o óleo das praias,envolvido até os cabelos em falcatruas,NÃO RESPEITA A FAMILIA,ainda está na disputa.Só JESUS na causa!

José Otávio de Carvalho disse...

O dilema, amigo, é escolher entre um novo nome, com as incertezas inererentes, e os nomes conhecidos com os defeitos pessoais e circunstanciais conhecidos. Sei, como José Paulo, em quem não voto. Abraço Girley. Sempre nos provocando a pensar.

Claudio Targino disse...

Gostaria que todo eleitor lesse o seu blog, mas infelizmente ainda existe muito interesse pecuniário do eleitor

Girley Brazileiro disse...

Claudio Bittencourt, sou de uma família de políticos e sabedor das dificuldades e manobras que exigem de um candidato nunca me animei, apesar dos incentivos que recebi. Hoje, mais do que nunca quero distância.

José Otávio de Carvalho disse...

O dilema, amigo, é escolher entre um novo nome, com as incertezas inererentes, e os nomes conhecidos com os defeitos pessoais e circunstanciais conhecidos. Sei, como José Paulo, em quem não voto. Abraço Girley. Sempre nos provocando a pensar.

Marinalva disse...

No primeiro turno, temos alternativas, já no segundo, nao sei o q fazer, pois as pesquisas mostram péssimos candidatos q estarão no páreo.

Carmem Lúcia Brsndão disse...

Se a maioria pensasse como vc, nao teríamos o resultado ruim q temos nas pesquisas, amigo. Pelo andar da carruagem, vamos ter o menino como prefeito.

Lição para não Esquecer

Durante a semana passada acompanhei com interesse de quem viveu a historia, as manifestações que relembraram o golpe militar de 1964. Com um...