terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Sempre Perdendo Posição

O fim do ano se aproxima, as confraternizações de amigos e grupos rolam a toda hora e o Blogueiro, aqui, se esforça, debalde, para falar de coisas boas, animadoras e, sobretudo, inspiradoras para ingressar em 2020. É hora de dar balanços, jogar luzes no que houve de bom e com a os propósitos de vida. Contudo, não há como deixar passar fatos que são registrados emitindo sinais amarelos de atenção. Então, vejamos: logo no inicio da semana passada foram publicados os resultados do IDH – Índice de Desenvolvimento Humano atualizado, ano base de 2018. Quem, como eu, ainda estava ressabiado com a pisa que levamos no Teste do PISA, assunto da semana anterior, logo antevia que coisa boa não viria e algo negativo apontaria para um dado a desejar para o Brasil. Acertei, claro! Segundo os dados publicados, agora, o Brasil teve uma ligeira melhora do índice que em 2017 era de 0,759 e na avaliação recente passou para 0,771. Pouco adiantou porque no ranking mundial, que envolve 189 países, saímos da 78º. para a 79º. posição. Ou seja, subimos apenas um misero degrau. Estamos atrás da Republica Dominicana (0,798), postada em  71º. lugar e do Cazaquistão (0,794), em 73º. lugar. Que jeito. O Índice em tela varia entre 0 e 1. Quanto mais próximo de 1, melhor a situação do país estudado. Educação, esperança de vida ao nascer e renda per capita, são os indicadores utilizados pelo estudo. Dá para perceber o que explica a situação de Pindorama? Na cabeça do ranking estão: Irlanda (0,968), Noruega (0,968) e Austrália (0,962). 180 países são estudados.

Retrato da Pobreza brasileira
Como fim de ano é "fogo", a coisa não parou por aí. O nosso IBGE, também, divulgou os resultados da sua Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continua (PNAD) e jogou na cara dos brasileiros a estarrecedora (seria mesmo?!) informação dando conta de que a concentração de renda no país bateu recorde em 2018. Ué! Em pleno governo que se gabava de haver acabando com a pobreza do país. Pouca vergonha! Decepcionado, sem querer me aprofundar nos números publicados, cito apenas duas incômodas noticias: i) a maior fatia da renda gerada no Brasil ficou "apenasmente" nas mãos de 1% da população e ii) no ano base da pesquisa (2018) 50% da população tinha renda de R$ 820,00, valor abaixo do salário mínimo vigente àquela época. E chega de dados assustadores. Para encerrar a conversa de hoje, vale à pena registar que, alheios a esta situação de pobreza "severina" dos seus compatriotas, Ministros da Controladoria Geral da União (CGU) estão, agora, participando em Abu Dhabi de uma Conferencia da ONU para discutir o Combate à Corrupção no Mundo (16 a 20/12/19). Detalhe sórdido que se comenta é que o critério de escolha dos dois representantes brasileiros foi o de ser torcedor do Flamengo (Rio de Janeiro), com direito a assistir a final do Mundial de Clubes que acontecerá em Doha, no Qatar. Quer dizer, pertinho de onde ocorre a grande decisão futebolística. Mas, que felicidade! Os Ministros foram autorizados pelo Governo a ampliar a permanência nas arábias e poder assistir a sensacional partida final! Com dinheiro gerados pelos pobrezinhos dos brasileiros. Meu Deus! desse jeito vamos continuar perdendo posição. Antes, porém, viva o Flamengo!
Vai ver, os ministros estão escondidos debaixo da bandeira!
       NOTA: Estas fotos ilustrativas foram obtidas no Google Imagens.
      

5 comentários:

José Paulo Cavalcanti disse...

Queria ver, se fosse o Timba, se os ministros iriam. Belo texto, amigo.

Rildo Rangel disse...

Brasil, não esperamos muito, só a classe A tem diferenças. E é isso mesmo. Viva Flamengo. E vamos a festa nem pensam.

Vanja Nunes. disse...

Bom dia
Como sempre um texto perfeito
E aí como Miguel está?
Vcs com certeza muito felizes
Abraços

Dina Jorge Corrêa disse...

Muito bom texto e verdadeiro. Parabéns

Geraldo Magela Pessoa disse...

Aula gratuita, ótimas considerações. ACREDITO dias melhores virão. Plagiando o Sr. Francisco Alberto Falcão, pai de José Falcão que trabalhou conosco na CPR (O BRASIL é tão rico, que não tem ladrão que o quebre) Mesmo com os acontecimentos dos últimos governos. Sua postagem atual, faz-me crê que seu Falcão estava certo. Obrigado Feliz Natal.

Tiro pela Culatra

Venho acompanhando, como cidadão comum e com certa apreensão, as informações sobre o surto de dengue que ocorre este ano no Brasil. Impressi...