sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Adeus Privacidade


Foi-se o tempo em que podíamos falar de privacidade. Nos dias de hoje será pura ingenuidade pensar em ter uma informação secreta ou gozar da segurança de se manter um segredo guardado a sete chaves. Coisa das antigas.
Sou profundo admirador da tecnologia da informação. E hoje não saberia viver sem suas ferramentas. Comunicações interpessoais instantâneas, cartas eletrônicas, negócios comerciais, transações bancárias, comunicação por voz (doméstica e internacional), pesquisas científicas, enciclopédia eletrônica e, enfim, um sem número de outras vantagens que tornam a vida do cidadão moderno num verdadeiro paraíso se comparada com a vida dos pais e avós.
Contudo, como nada neste mundo vem de mão-beijada e sem cobrar um pesado tributo, os efeitos colaterais negativos desse paraíso já se revelam, ultimamente, como sendo atemorizantes e causadores de desatinos e desgraças. No mundo dos jogos é bem possível.  Muitos destes, fatais. Na verdade, já se mata e morre nesse mundo moderno e veloz, mesmo estando numa posição remota. 
É, amigos, a mente humana tanto é capaz de inventar maravilhas tecnológicas, quanto usá-las para fazer o que de ruim e deplorável se imagina. E imaginação insana é coisa bem mais comum do que se pensa. Estamos longe de viver na paz ao usarmos as invenções modernas.
Dias recentes a mídia nacional foi dominada pelos episódios dos hackers criminosos que conseguiram clonar aparelhos telefônicos móveis de inúmeras autoridades da Republica, inclusive do Presidente da Republica. Coisa séria e capaz de por em risco a segurança nacional. É apenas um entre muitos exemplos. Mas, na verdade esse tipo de crime vem ocorrendo de modo múltiplo e no dia-a-dia do cidadão de bem. Já tive cartões de credito clonados inúmeras vezes. Por sorte a mesma tecnologia moderna me “avisa”, de modo instantâneo, que estou sendo roubado, pelo meu celular.
Conclusão rápida: ter um computador ligado à rede mundial de comunicações é manter uma porta aberta para desfrutar dos benefícios acima enumerados, mas também, para receber ameaças do mundo inteiro. Isto certamente tem resultado no afastamento da rede de muitas pessoas, que terminam fadados a viver à margem da dinâmica do mundo moderno. O maior desafio para os usuários da rede www (World Wide Web) é o de usufruir dos recursos que lhes são oferecidos sem que estejam vulneráveis aos perigos que rondam o ambiente virtual. O único remédio e mais aconselhável é manter sua máquina com um antivírus atualizado e saber identificar uma mensagem/e-mail mal intencionado, que, aliás, se multiplicam diariamente.
Observem que a falta de privacidade que me refiro se expressa de modo rápido e até mesmo assustador. Basta que pesquisemos a compra de um produto pela rede ou que busquemos um serviço em determinado site de busca e, imediatamente, começam a surgir ofertas das mais diversas do tipo de produto ou serviço referido pela sua busca. Isto revela que você usuário da rede está sendo observado e seguido por inúmeros robôs “olheiros” atentos nas suas preferências ou demandas. 


Recentemente cai numa dessas armadilhas. Resolvi comprar umas cuecas de marca mundial e de minha preferência, por preço mais conveniente do que no mercado comum. Fiz a compra. Foi as contas. Até hoje recebo, diariamente, ofertas de outras marcas com propagandas e preços promocionais. Fosse eu um consumista compulsivo ou quisesse aproveitar preços convidativos, teria comprado cuecas para o resto da vida. Até da China chegam ofertas. Ora, meu Deus, pelo visto, o mundo inteiro ficou sabendo que precisei de renovar meu estoque de underwears! Adeus privacidade. Fala-se que no Japão ou China, já existe dispositivos de inteligência artificial para conduzir - via celular - um comprador aos estabelecimentos comerciais de um centro de compras onde pode encontrar o que demanda. Basta que faça a primeira consulta em qualquer das lojas locais ou consulte a priori. Assusta, sim. 
Que mundo criamos e o que deixaremos para nossos filhos e netos?
Como o tempo não para e as invenções se multiplicam, fica difícil imaginar o que será do amanhã. 

NOTA: Ilustração obtida no Google Imagens 

3 comentários:

José Paulo Cavalcanti disse...

Basta esperar que estejamos vivos, amigo. Já seria muito bom. Belo texto. Abraços.

Geraldo Pessoa disse...

Seja como Deus quiser. Excelente alertas, é preciso redobrar cuidados.

Júlio Silva Torres disse...

Caro Hermano Girley, agradezco tu crónica sobre tus calzoncillos! Realmente se descontrolo el sistema!

Lição para não Esquecer

Durante a semana passada acompanhei com interesse de quem viveu a historia, as manifestações que relembraram o golpe militar de 1964. Com um...