sábado, 21 de dezembro de 2024

Tempo de União

Posso não reunir unanimidade, mas, muitos irão concordar. Foi um ano difícil. Para alguns, como eu, desanimador. Tivemos muito pouco a festejar. Se no âmbito doméstico as coisas foram quase sempre a desejar, no ambiente internacional só tivemos avanços de mais conflitos e ameaças à humanidade, senão vejamos num retrovisor graduado. Não fosse pouco a Guerra dos russos (ou de Putin?) contra a Ucrânia, vem o Hamas “embolado” com os Hezbollah e, juntos, enfrentam Israel que reage de modo severo, gerando toda sorte de rebuliço numa, digamos, “atualização” da luta milenar que se trava no Oriente Médio. Ao mesmo tempo, a China sem deixar Taiwan em paz e as Coreias, tecnicamente em estado permanente de guerra, dando sinais de enfrentamentos, terminam gerando um global ambiente desanimador. Por outro lado, trazendo o foco do retrovisor para mais próximo, damos de cara com um ambiente interno igualmente preocupante. Houvesse sido um período animador, o ano estaria salvo. Mas, não... De modo claro é fácil perceber que a situação doméstica experimentou um ano de deterioração politica crescente, graças à renitente polarização ideológica, embalado por um anacrônico cerco forte de ditadura. Isto sem falar das inseguranças jurídica e pública ascendentes, da desgastante deterioração ambiental e a falta de providências severas, da insegurança cambial, da inflação camuflada, que vem corroendo as receitas financeiras das famílias, com sinais de que ainda esta por aqui, viva e bulindo. Resumo da ópera: tudo junto e misturado, joga luzes na pobreza resistindo e o Brasil dando marcha à ré. Tristeza.
Mas, pensando na filosofia popular, de que “não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe” é chegado o momento adequado para desligar a máquina das retrospectivas negativas e unidos festejarmos o tempo do Advento. O que não festejamos durante o ano, seja possível nesta época natalina. Vamos, em família e com amigos, reunir energias positivas com vistas a melhores momentos em 2025. Que a chegada do Menino Jesus nos encha de esperanças. FELIZ NATAL E MUITA PAZ EM 2025. É tempo de união.

12 comentários:

Dulce Nadruz disse...

Amigo Girley , como sempre preciso em seus comentários , mas , concentrada no nosso período do Advento , neste momento , desejo um Natal de saúde , paz e bençãos para você e sua família . 🎄🎄🎄🎄

Thereza Leal disse...

Parabéns pelos seus textos, que leio com muita satisfação. Feliz Natal para você e toda a sua família.

Rinalva Silveira disse...

Todos os bons votos, desejamos a você e sos seus familiares

Rinalva Silveira disse...

Todos os bons votos, desejamos a você e sos seus familiares

João Theobaldo Azevedo disse...

Aproveitando para retribuir, caro Girley e família.

João Theobaldo Azevedo disse...

Aproveitando para retribuir, caro Girley e família.

Ricardo do Rego Barros disse...

Girley, que 2025 possa ser melhor em todos os aspectos internacionais e principalmente nacional, o povo brasileiro não merece isso, mesmo sendo lhes faltando inteligências mental, social e política.

Domingos Azevedo disse...

Muito obrigado, Girley!
Um Feliz Natal, e um Venturoso Ano Novo, com a proteção Divina, para você e familiares!
Abraços fraternos!

Ana Celi Ramos disse...

Feliz natal, primo estimado e querido! Deus te abençoe sempre e sempre! Abraços para todos da família.

Ana Celi Ramos disse...

Feliz natal, primo estimado e querido! Deus te abençoe sempre e sempre! Abraços para todos da família.

Gilberto Linhares disse...

É sempre um prazer visitar o seu Blog. Agradeco sua mensagem de Natal. Feliz Natal e Ano Novo de muita saúde pra vc e familiares.

Toinha Lucena disse...

Girley, desejo a você e aos seus, um Natal pleno de saúde, felicidades , alegrias e muito amor. Que o Novo Ano seja de grandes projetos, amor a família e ao próximo, em especial aos mais humildes e de muita prosperidade. Abraços.

Tempo de União

Posso não reunir unanimidade, mas, muitos irão concordar. Foi um ano difícil. Para alguns, como eu, desanimador. Tivemos muito pouco a feste...