sábado, 26 de dezembro de 2015

Mensagem de Fim de Ano


Lá se foi mais um ano... Infelizmente, não se pode dizer que tivemos um ano bom. Foi conturbado mundo afora e muito difícil para nós brasileiros. Acredito que 2015 foi um ano que não deixará saudades.

 Aqui no Brasil, desde os primeiros dias, as coisas apontavam para muitas dificuldades. O segundo mandato de D. Dilma começou aos “trancos e barrancos”. Logo cedo a Nação viu desabar todas as esperanças por dias melhores, conforme prometidas em campanha. Tudo balela. Artimanhas típicas, de quem quer porque quer, para se manter no poder. Foi um desastre, cujas consequências maléficas se arrastam até agora, no apagar das luzes do ano. Foi um ano que praticamente não começou. O país parou... Ninguém se entende no Planalto Central. A economia mergulhou num “buraco negro” sem fim e, neste momento, está difícil vislumbrar qualquer solução. Ao invés disso o que se enxerga bem, isto sim, é a inflação em alta a cada mês – rompeu a emblemática barreira dos dois dígitos neste final de ano –, o Real desvalorizado, credibilidade do país em franco declínio com os rebaixamentos dos conceitos/notas das agencias internacionais, desemprego cada vez maior, recessão braba e insegurança crescente do cidadão comum. Enfim, há uma expectativa nefasta, que se revela maior quando se projetam tantos rebuliços políticos empurrados para 2016.

O pior de tudo é que, sendo comum a parada obrigatória para o recesso de fim de ano, prolongando-se, conforme cultura nacional, até o carnaval, o cidadão mais atento fica em estado de total perplexidade. No que vai dar tudo isto? O que será do Brasil nos próximos meses? Nos próximos anos? Como enfrentar a crise?

Num faz de conta de que tudo vai bem, o que mais se ouve é Simone cantando “Então é Natal/E o que você fez?, numa versão brasileira do Happy Xtmas de John Lennon, soando como apelo de quem pede paz e amor. Numa espécie de mobilização nacional e como num passe mágico, instala-se um clima de parcimônia nas atitudes e ações do cidadão brasileiro, saturado de tantas controvérsias e incertezas ditadas em Brasília.

Tentando aderir a tal “mobilização” ocorre-me lembrar – algo que rege meus pensamentos positivos – que este nosso país é bem maior do que esses governantes desatinados pensam e, desse modo, alimentar a esperança de que vamos vencer mais uma vez. Eles insistem em desorganizar o país, mas, pensando bem, não têm competência para isto também.  O clima do Natal e as esperanças que se renovam no romper do Ano Novo ajudam nesta linha de pensamento.

Aproveitando o clima instalado quero mais uma vez agradecer aos que me acompanharam semanalmente acessando o Blog, lendo e comentando. A interação com o leitor é fundamental para o sucesso do nosso trabalho. Infelizmente e por motivo superior – problema de saúde do Blogueiro – as postagens do final do ano foram mais escassas.  Recuperado prometo voltar aos encontros semanais, após um período anual de recesso, até que chegue fevereiro.

Aos meus leitores, no Brasil e no exterior, desejo um Feliz Natal e que 2016 venham soprando bons ventos para todos nós neste Mundo tão cheio de desafios e tormentas.

15 comentários:

Dilson Menezes Barreto disse...

Girley Brazileiro, você sempre magnífico em seus comentários. Desejo-lhe um período natalino de muita paz e saúde e que 2.016 supete todas as nossas expectativas para melhor. Grande e fraterno abraço esperando nos encontrar novamente no Novo Ano. Paz e felicidade para toda sua família.
Dilson Menezes Barreto

Giovanni Bosco disse...

Um 2016 cheio das bênçãos do Eterno em forma de saúde, Paz, trabalho, harmonia familiar... FELIZ ANO NOVO!
Giovanni Bosco

Antonio Carlos Neves disse...

Muito bom esse foi o ano da mentira os petralas enganou a muitos porém nossa fé no criador é GRANDE para todos um Ano Novo de muita saúde, paz harmonia e um abraço carinhoso a todos.
Antonio Carlos Neves

Danyelle Monteiro disse...

Que bom que está de volta, desejo-lhe muita saúde, paz e felicidades. Um feliz 2016!!!
Danyelle Monteiro

Celso Miranda disse...

Amigo Girley!È com satisfação que vejo sua volta ao Blog que lí e acredito que 2016 será um ano ainda com inflação, juros altos,PIB negativo e desemprego!Como acredito no nosso país independente de muitos não merecerem a nacionalidade!Desejo muita paz, saúde em especial e o breve retorno as atividades!Abs
Celso Miranda

Cristina Brazileiro disse...

Felicidades para vc e todos da sua família, Girley!
Cristina Brazileiro

Archimedes Lustosa disse...

Caro amigo Girley Brasileiro, li seu ultimo BLOG e devo lhe dizer que é um diagnóstico exato dos pontos de vista econômico e político, acrescentando ainda, que deixou cravado o prognóstico para esse governo e por via de consequência, para o nosso País. Parabéns e um abraço.
Archimedes Lustosa

Maria Antonia disse...

Sr Girley
Boa tarde
Realmente eu tinha sentido falta, perguntei a alguns companheiros, eles disseram que o senhor tinha estado hospitalizado mas ja estava ,bem e em casa, e ja tinha voltado as atividades, fico feliz, Deus sempre proteje quem é bom, e o senhor é abençoado, desejo-lhe um Feliz Ano Novo junto com toda familia Que a Paz do SENHOR esteja sempre com todos
Maria Antonia

Alberto Bittencourt disse...

GIRLEY,

Com alegria vejo que você retornou às atividades literárias.
Suas crônicas do cotidiano são importantes para milhares de seguidores, como eu, acostumados com seus comentários inteligentes sobre a vida, a política, a economia, as viagens, o mundo em geral.
Pernambucano de primeira linha, você sempre tem uma palavra de entusiasmo e otimismo pelo desenvolvimento de nosso estado.Isso nos faz muito bem.
Parabéns, que seu Natal tenha sido de muita luz, junto à família, e que o Ano de 2016 seja de muita paz, saúde e alegrias. Abraços.
Alberto Bittencourt

Susana Gonzalez disse...

Feliz año nuevo, veo muy pesimista tu blog, creo que debes darle la vuelta a la vida y empieza a ver especialmente, las cosas buenas de la vida. Tu vida Girley, está llena de ellas, no se diga tu familia y más tu país. Me encantan tus blogs, pero ahora me gustaría que solo resaltaras cosas buenas y maravillosas ayudará mucho a la nueva vida, que debes llevar ahora. Un beso te.
Susana Gonzalez

Maria Zuleida disse...

Feliz 2016 ! Estava sentindo falta do Blog , fico contente com a volta. Saúde e paz .
Maria Zuleida

Maria Mello disse...

Feliz Ano Novo, primo!
Maria Mello

Mirian Thomas disse...

Happy New Year!
Mirian Thomas

Jose Mario Galvao disse...

Primo não pegue leve no PT e Petralhas, desça o sarrafo nestes bandidos.
Jose Mario Galvao

Marcia Medeiros disse...

Boas palavras!!
Marcia Medeiros

Tiro pela Culatra

Venho acompanhando, como cidadão comum e com certa apreensão, as informações sobre o surto de dengue que ocorre este ano no Brasil. Impressi...